Whatsapp icon Whatsapp

Os princípios islâmicos

O Alcorão reúne os elementos fundamentais da religião muçulmana.
O Alcorão reúne os elementos fundamentais da religião muçulmana.

Como bem sabemos, Maomé foi o responsável maior pela consolidação do islamismo no interior do mundo árabe. Ao longo de sua vida, conheceu diferentes lugares e culturas que acabaram exercendo forte influência na construção dos pressupostos fundamentais dessa nova crença. Segundo a fé muçulmana, no ano de 610, o profeta Maomé começou a receber mensagens de um anjo que lhe ensinou os fundamentos da nova religião.

O primeiro valor divulgado por Maomé foi a crença em Alá, o único e verdadeiro Deus, e a condenação expressa do culto às imagens. Além disso, estabelecia a existência dos céus e dos infernos, que serviam de morada para todos os indivíduos. Aquele que fosse exemplar na aceitação dos preceitos islâmicos seria fartamente recompensado com um confortável além-vida. De fato, podemos ver que a crença muçulmana possui vários pontos em comum com as religiões judaica e cristã.

Até o período em que Maomé orientou o desenvolvimento da religião muçulmana, todos os preceitos eram rigorosamente transmitidos pela oralidade. Contudo, quando o primeiro e mais importante líder espiritual islâmico faleceu, se fez necessária a concepção de um livro sagrado. A partir desta demanda surgiram duas obras: o Alcorão, que registra os ensinamentos que Maomé divulgou ao longo da vida; e a Suna, livro que se ocupa da biografia e ações políticas desse mesmo profeta.

Na visão dos muçulmanos, os fundamentos pregados no Alcorão representam a conclusão de um processo de aprimoramento dos valores anteriormente ensinados pelo judaísmo e pelo cristianismo. Dessa forma, Jesus Cristo e os vários profetas hebreus são valorizados como intermediadores de uma experiência religiosa que atinge o seu ápice com o surgimento do islamismo.

Enquanto o Alcorão é colocado como livro comum a todo o verdadeiro seguidor do Islã, a Suna foi a grande responsável pela primeira divisão entre os islâmicos. De acordo com esta obra, qualquer muçulmano poderia se colocar como líder religioso do islamismo. Em contrapartida, o Alcorão aponta que somente os descendentes diretos de Maomé poderiam exercer esse mesmo papel de chefia. Por meio dessa discordância, surgiram as principais seitas do islamismo: os sunitas e xiitas, respectivamente.

Além do reconhecimento de Alá como o único deus verdadeiro, os muçulmanos ainda devem obedecer a outros importantes pontos que sustentam o islamismo. Todo o muçulmano deve orar cinco vezes ao dia com seu corpo em direção à Meca; peregrinar até a cidade Meca, pelo menos, uma vez na vida; não manter relações sexuais e ficar em jejum (entre o amanhecer e o anoitecer) ao longo do mês do Ramadã; e praticar a caridade cedendo uma parcela de sua renda anual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A divisão das terras feudais
Clique aqui e compreenda como era realizada a divisão das terras feudais!
Arianismo
Uma das mais importantes heresias da Baixa Idade Média.
As influências germânicas e romanas no Ocidente Medieval.
Idade Média, Cultura Medieval, povos germânicos, cultura germânica, comitatus, economia natural, Roma, ruralização, villa, colono, escravos, plebeus, clientes, classe servil.
Cruzadas
Clique aqui e saiba o que foram as Cruzadas. Entenda quais foram suas causas, seus objetivos e suas consequências.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.