Whatsapp icon Whatsapp

O enciclopedismo

Denis Diderot, um dos criadores do enciclopedismo
Denis Diderot, um dos criadores do enciclopedismo

O volume de novas ideias e pensamentos que buscavam reexplicar o mundo com base na visão iluminista assumiu grandes proporções durante o século XVII. No propósito de reunir esse conjunto de ideias, alguns intelectuais franceses, como Denis Diderot e D’Alembert, foram os responsáveis por produzir uma grande enciclopédia (publicada entre 1755 e 1772) que pudesse fornecer ao público as principais ideias do movimento iluminista.

A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual, comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a liberdade. Vários intelectuais da época colaboraram nesse projeto, entre eles, Buffon (naturalista francês), Jacques Necker (economista e político suíço), Turgot (economista francês), Condorcet (filósofo, matemático e político francês), Rousseau, Voltaire e Montesquieu (principais filósofos do Iluminismo). Eles escreveram sobre filosofia, política, economia, artes, ciências, educação e o saber em geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A publicação da enciclopédia foi proibida algumas vezes, pois, além de seus ataques à religião, era uma arma contra o absolutismo dominante e um programa de reivindicação social, mas mesmo proibida circulou cladestinamente por vários anos. Apesar de suas falhas científicas e literárias, teve enorme divulgação. Exerceu poderosa mudança no pensamento político e social e proporcionou uma nova visão de mundo para o homem moderno. O enciclopedismo certamente influenciou nos ideais da Revolução Francesa (1789).

Publicado por Lilian Maria Martins de Aguiar

Artigos Relacionados

Absolutismo: o regime que marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Absolutismo
Absolutismo, Idade Média, Idade Moderna, entraves comerciais, centralização do poder político, sociedade feudal, ampliação comercial, Estado Absolutista, nobreza, burguesia, rei, autoridade monárquica, monarquia.
A Europa majestosa e a América selvagem: um exemplo da visão de mundo do colonizador.
As visões do Novo Mundo
A representação e os valores do europeu sobre as novas terras descobertas.
O Humanismo foi uma das questões que marcaram profundamente o Renascimento.
Humanismo
Clique e entenda o que foi e quais são as características do humanismo!
Revolução Inglesa
Acesse o site e saiba mais sobre a Revolução Inglesa. Entenda os eventos que desencadearam essa revolução e as suas consequências para a Europa.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | Relações Públicas: como é o curso e a profissão?
Quer ter mais informações sobre o curso de Relações Públicas e a profissão? Confira uma entrevista com a relações públicas Viviane Mansi, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!