Whatsapp icon Whatsapp

O maravilhoso no mundo medieval

O maravilhoso no mundo medieval estava associado àquilo que não podia ser entendido como um fenômeno natural cotidiano e normal.
O dragão é uma das figuras que povoam o imaginário do maravilhoso na Idade Média
O dragão é uma das figuras que povoam o imaginário do maravilhoso na Idade Média

Sabemos que a Idade Média ocidental foi um período histórico atravessado por várias tradições culturais, como a cultura clássica greco-romana, a cultura pagã nórdica, como a dos celtas e germanos, a cultura judaico-cristã, bem como a árabe muçulmana, em menor escala. Entre os elementos dessas culturas que vigoraram no medievo, além daqueles que são exaustivamente estudados, como política, organização social e arte, está o imaginário. O imaginário, isto é, as representações sobre o desconhecido e o intangível, aquilo que despertava medo e maravilhamento, constitui fonte importantíssima para se entender determinado período histórico.

A magia no imaginário medieval

No caso da Idade Média, o nome usual para se definir esse imaginário é “o maravilhoso”, entendido não como algo que seja muito belo, tal como a palavra é utilizada hoje, mas como algo misterioso, geralmente associado ao sobrenatural, às forças ocultas e desconhecidas e a lendas muito antigas. A palavra “maravilhoso” deriva do latim mirabilis, que está ligada aos antigos mitos e lendas do paganismo nórdico, como as histórias de dragões. O mirabilis ocorre, como toda forma de “maravilhoso”, subvertendo a ordem do cotidiano. No caso da ação de dragões, por exemplo, as lendas geralmente indicam que a ação maléfica operada por esses seres ocorria em momentos inesperados, como bem atesta o historiador francês Jacques Le Goff:

Há seres maléficos, os dragões, que agridem as crianças, mas não são, salvo exceções, os tradicionais papões. Introduzem-se de noite nas casas, com as portas fechadas, onde são encontradas no dia seguinte de manhã, tendo-se mantido as portas fechadas durante todo este tempo. Os vestígios da passagem dos dragões são quase imperceptíveis, o maravilhoso perturba o menos possível a regularidade quotidiana; e provavelmente é exatamente este o dado mais inquietante do maravilhoso medieval, ou seja, o fato de ninguém se interrogar sobre a sua presença, que não tem ligação com o quotidiano e está, no entanto, totalmente inserida nele.” [1]

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos outros seres sobrenaturais, mitológicos, como o unicórnio, fauno, duendes etc., somam-se a esses exemplos. Além dos mirabilia, outras duas fomas de “maravilhoso” prevaleceram na Idade Média e estenderam-se também por outros caminhos de desenvolvimento cultural para as eras posteriores. São elas: o magicus e o miraculosus. Ambas tiveram forte conexão com o pensamento cristão.

Diferença entre magicus e miraculosus

O magicus estava associado ao malefício, isto é, à magia que era feita como oferenda ou invocação do diabo com a finalidade de obtenção de poderes sobrenaturais ou provocar prejuízos a outrem. A prática da bruxaria e demais formas de feitiços era diretamente associada ao magicus. Já o miraculosus dizia respeito à realidade sobrenatural do milagre (miraculum), isto é, à intervenção divina no mundo natural, como foi a própria encarnação e ressurreição de Cristo.

NOTAS
[1]
LE GOFF, Jacques. O maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Edições 70: Lisboa, 2015. p. 23.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

As influências germânicas e romanas no Ocidente Medieval.
Idade Média, Cultura Medieval, povos germânicos, cultura germânica, comitatus, economia natural, Roma, ruralização, villa, colono, escravos, plebeus, clientes, classe servil.
Castelo medieval, símbolo do feudalismo
Veja como os castelos medievais garantiram a segurança dos senhores feudais, suas famílias, nobres e servos contra ataques inimigos externos.
O xadrez e o mundo medieval
Saiba como o xadrez pode ser um jogo capaz de expor uma gama de valores existentes no mundo medieval.
Prosa medieval
Não só de poesia viveu o primeiro período medieval. Conheça também a prosa, clicando aqui!
video icon
Escrito"Esterificação ou reação de esterificação" em fundo laranja.
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.