Whatsapp icon Whatsapp

Revolução Neolítica

Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.

Ao longo de todo o período Paleolítico, o homem desenvolveu uma série de habilidades físicas e técnicas que lhe permitiram aprimorar a sua vida na terra. Contudo, o aspecto rústico destes instrumentos lhe permitia realizar um campo bastante limitado de intervenções na natureza. Em geral, o indivíduo desse período histórico assegurava sua sobrevivência coletando alimentos oferecidos pela natureza ou realizando outras atividades, como a pesca e a caça.

No momento em que alguma alteração climática ou esgotamento de recursos inviabilizasse a sua existência, nossos ancestrais paleolíticos se deslocavam no território em busca de um lugar que oferecesse melhores condições. Dessa forma, podemos avaliar que a vida nômade foi uma das mais importantes características que marcaram a vida humana até aquele momento. Contudo, estando em constante mudança, esse homem transformou o seu modo de vida com a chegada do período neolítico.

O fim da última era glacial transformou as condições climáticas em seus mais variados aspectos. A diminuição das temperaturas provocou a formação de um clima temperado em grande parte do continente europeu. O norte da África se transformou em uma região extremamente árida e a região do Saara sofreu um grande processo de desertificação de suas terras. Em meio a essas mudanças, homens e animais foram obrigados a se espalharem por regiões diversas em busca de água e vegetação.

Quando alcançamos a entrada do Neolítico, há cerca de dez mil anos, os grupos humanos existentes já acumulavam um variado leque de saberes apreendidos graças à sua habilidade de raciocínio. Ao longo do tempo, já sabiam distinguir quais tipos de fonte de alimento eram próprias para o seu consumo. Além disso, construíam pequenas embarcações e criavam utensílios mais resistentes do que aqueles que foram inicialmente desenvolvidos.

Foi nesse contexto que uma profunda transformação passou a se desenvolver no cotidiano do homem pré-histórico. A observância da própria natureza permitiu que as primeiras técnicas de cultivo agrícola fossem pioneiramente desenvolvidas. Com isso, a garantia de alimento se tornava cada vez mais acessível e a constante necessidade de deslocamento se tornou cada vez menor. Essa transformação, que se difundiu ao longo dos próximos seis mil anos, deu origem à chamada “Revolução Neolítica”.

Conforme indicado por alguns estudiosos, essa transformação, também conhecida como “Revolução Agrícola”, primeiro ocorreu na região do chamado Crescente Fértil, ampla faixa de terras que abrangia desde o Rio Nilo, indo até o lugar onde se encontram os rios Tigre e Eufrates, local onde hoje identificamos a Síria e o Iraque. Com o passar dos séculos, o aprimoramento dessas técnicas agrícolas e a sedentarização permitiram uma dieta alimentar mais rica e um expressivo crescimento dos grupos humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A compreensão da arte rupestre é um grande desafio para vários pesquisadores.
A arte rupestre
As características e questões referentes a esse tipo de manifestação artística.
Pintura rupestre localizada na Rocha de Bhimbetka, Índia.
Arte na Pré-História
Acesse o texto e saiba mais sobre a arte na Pré-História, com enfoque nos períodos Paleolítico e Neolítico. Veja também sobre a arte na Pré-História no Brasil.
Criacionismo: uma explicação do mundo encontrada em diferentes civilizações.
Criacionismo
Criacionismo, Teorias Criacionistas, Mitos Criacionistas, criação, evolução, Egito Antigo, Grécia Antiga, criacionismo bíblico, ciência x religião, neocriacionismo, origem do mundo, origem do homem.
Estatueta de terracota da cultura Nok.*
Cultura Nok africana
Conheça a cultura Nok clicando aqui!
A ocupação do continente americano promove um acalorado debate na comunidade científica.
Ocupação do Continente Americano
As teses que buscam explicar a chegada dos primeiros homens à América.
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
video icon
Português
"Através de" ou "por meio de": como usar?
“Através de” e “por meio de” são locuções cujos significados, apesar de apresentarem certa proximidade, distinguem-se certamente. Assista a essa videoaula e aprenda as diferenças entre essas expressões e entenda quando empregar adequadamente cada uma delas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas