Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Inglês
  3. Pronouns
  4. Object pronouns

Object pronouns

Os object pronouns em inglês correspondem aos pronomes pessoais do caso oblíquo em nossa língua materna. Eles têm a função de objeto da oração, sucedendo ao verbo. Além disso, eles podem substituir tanto substantivos quanto frases nominais|1|. Nesse caso, os object pronouns ajudam na construção de um texto mais coeso por evitar algumas repetições.

Por ocuparem a posição de objeto, os object pronouns recebem a ação do verbo, diferenciando-se dos subject pronouns, aqueles que executam a ação do verbo principal. Esses dois tipos de pronomes compõem juntos a categoria de pronomes pessoais em inglês.

Leia também: Personal pronouns – pronomes pessoais em inglês

Quais são os object pronouns?

Veja a lista completa de object pronouns e as respectivas traduções:

Object pronouns

 

Singular

Me - Me, mim

You - Lhe, o, a você

Him - Lhe, o, a ele

Her - Lhe, a, a ela

It - Lhe, o, a

 

Plural

Us - Nos

You - Lhes, a vocês

Them - Lhes, os, as

 

Os object pronouns são oito, e diferenciamos apenas sete deles, porque o pronome relativo à segunda pessoa do singular e do plural têm a mesma escrita: you. Escrita coincidente com a do subject pronoun you. Isso também ocorre com o pronome it, ambos têm a mesma forma nos subject e object pronouns. Para saber identificá-los, basta prestar atenção na posição que eles ocupam na oração, pois os subject pronouns aparecem antes do verbo, e os object pronouns, depois dele.

Ademais, lembre-se de que em inglês existem três pronomes para identificação de gênero no singular: feminino, masculino e neutro (she, he, it). O object pronoun it é usado para substituir algum substantivo que tenha a ideia de alguma coisa não humana (animais, objetos), ideias abstratas, substâncias etc.|2| Veja um exemplo:

I am working on a paper. Would you like to read it?
(Estou trabalhando em um artigo. Você gostaria de lê-lo?)

Observe que, neste exemplo, temos a substituição do substantivo paper na segunda oração. Mesmo que o artigo seja masculino em português, ele pertence ao gênero neutro em inglês. Por estar no singular, devemos, portanto, usar o object pronoun it.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uso dos object pronouns

Desempenhando o papel de objeto nas orações, os object pronouns substituem frases nominais e/ou substantivos, tornando-as mais coesas. Na língua portuguesa, os object pronouns correspondem aos pronomes pessoais do caso oblíquo. Eles sempre seguem o verbo principal da oração, mesmo que, na tradução para o português, a posição possa mudar. Contudo, em inglês, é importante enfatizar que os object pronouns posicionam-se depois do verbo:

1. Lisa bought some flowers today. She will put them in the living room.
(Lisa comprou algumas flores hoje. Ela as colocará na sala de estar.)

Nesse exemplo, efetuamos duas substituições. A primeira foi do sujeito Lisa pelo subject pronoun she na segunda oração, evitando, assim, a repetição. O mesmo ocorre com o objeto flowers, substituído pelo object pronoun them, porque o substantivo flores está no plural. Se estivesse no singular, flower, usaríamos it, porque pertence ao gênero neutro em inglês.

2. Did she call you?
(Ela ligou para você?)

3. Where were you born?
(Onde você nasceu?)

Esses dois exemplos são bons para ilustrar alguns aspectos da língua inglesa. Qual das frases tem um object pronoun? A frase no exemplo dois, you, porque está posposto ao verbo e tem papel de objeto, pois quem liga, liga para alguém. No terceiro exemplo, temos um subject pronoun, porque, nas perguntas em inglês, devemos sempre inverter o verbo e o sujeito, como é o caso dessa oração.

4. I couldn’t find the keys. I forgot them at home.
(Eu não conseguir encontrar as chaves. Eu as esqueci em casa.)

Keys é o objeto da oração substituído por them, por estar na terceira pessoa do plural e para evitar a repetição.

5. Jane has moved to Paris. She is loving it.
(Jane se mudou para Paris. Ela está adorando.)

Paris é o objeto da oração e está na terceira pessoa do singular, sendo um substantivo não humano, logo, foi substituído pelo object pronoun it, gênero neutro.

Os “object pronouns” sucedem ao verbo na oração.
Os “object pronouns” sucedem ao verbo na oração.

Diferença entre object pronouns e subject pronouns

Sabe-se que os object pronouns têm o papel de objeto da oração e aparecem depois do verbo principal. Por outro lado, os subject pronouns ocupam a posição de sujeito e antecedem o verbo, executando a ação dele. Resumidamente, ambos substituem substantivos e frases nominais e relacionam-se diretamente com o verbo. Mudam-se as posições ocupadas e, consequentemente, as funções exercidas.

Observe alguns exemplos:

  1. Paul isn’t in the office. He left it before lunch.
    (Paul não está no escritório. Ele partiu antes do almoço.)

O exemplo mostra que o sujeito Paul foi substituído na segunda oração pelo subject pronoun he, porque está na terceira pessoa do singular, masculino. Da mesma forma, the office foi substituído pelo object pronoun it, porque também está na terceira pessoa do singular, mas é neutro. Não se esqueça de que as traduções adequam-se a nossa língua materna.

  1. We gave him a cake.
    (Nós demos a ele um bolo.)

Nesse exemplo, temos o subject pronoun we e o object pronoun him. Na tradução, temos o pronome ele, mas, na língua inglesa, por tratar-se de um objeto, não podemos utilizar he. O correto é him, porque corresponde ao object pronoun da terceira pessoa do singular, masculino.

Veja, a seguir, uma tabela com os subject e object pronouns:

 

Subject pronouns

Object pronouns

 

Singular

I

Me

You

You

He

Him

She

Her

It

It

 

Plural

We

Us

You

You

They

Them

 

Acesse também: Will or going to?

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (PM-SP 2018) No trecho do segundo parágrafo “A building’s fire risk also increases the further it is from its owner’s residence”, o termo em destaque (it) refere-se a:

a) owner

b) building

c) property neglect

d) owner’s residence

e) fire risk

Resolução

Alternativa B, pois it está substituindo o substantivo building, que é uma coisa, mas trata-se de um subject pronoun.

Questão 2 - (EPCAR 2018)

“Slavery continues today and harms people in every country in the world” (lines 2 and 3). The highlighted words can be substituted for _____.

a) them

b) theirs

c) their

d) they

Resolução

Alternativa A, porque as palavras em destaque ocupam a posição de objeto na oração e estão na terceira pessoa do plural.

Notas

|1| DECAPUA, A.. Grammar for teachers: A guide to American English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.

|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford University Press: Oxford, 2002. 

Publicado por: Patricia Veronica Moreira
Assuntos relacionados
Personal pronouns
Saiba tudo sobre os “personal pronouns” em inglês. Conheça os pronomes sujeitos e objetos que fazem parte dessa categoria, suas diferenças e as regras de uso.
Nouns
Conheça tudo sobre os “nouns” na língua inglesa. Entenda quais são os tipos de “nouns” para usá-los de maneira mais adequada no dia a dia.
Verbs
Entenda as diferentes funções que os “verbs” têm na língua inglesa. Saiba tudo sobre o uso, o tempo e a flexão mais apropriados com nossos exemplos.
Adverbs
Saiba tudo sobre os “adverbs” em inglês. Conheça as suas principais subcategorias e as regras de uso para cada contexto, com exemplos.