Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Inglês
  3. Pronouns
  4. Personal pronouns

Personal pronouns

Os personal pronouns fazem parte da grande categoria dos pronomes e são subdivididos em subject pronouns e object pronouns. Usam-se os personal pronouns para identificar quem fala e a pessoa com quem se fala ou para se referir a uma outra pessoa ou coisa|1|.

Identificamos os personal pronouns de acordo com a função e posição que eles ocupam na frase, isto é, se temos um sujeito, logo, temos um pronome sujeito; se estiver na posição de objeto, então, temos um pronome objeto direto ou indireto.

Para que não restem mais dúvidas sobre esse assunto, estudaremos nos tópicos seguintes a definição e as regras de uso dos personal pronouns, diferenciando os pronomes sujeitos e os objetos.

Saiba também: Possessive pronouns – os pronomes que indicam a posse

Quais são os personal pronouns?

O grupo dos personal pronouns subdivide-se em subject pronouns (pronome pessoal do caso reto) e object pronouns (pronome pessoal do caso oblíquo).

Existem para ambos oito pronomes, que são classificados pelo número, pela pessoa que fala, pela pessoa com quem se fala e pessoa de quem se fala (Essa última, no singular, apresenta os gêneros masculino, feminino e neutro.). É possível observar também que a segunda pessoa é a mesma tanto no plural quanto no singular.

No quadro a seguir, veja todos esses detalhes:


Subject pronouns
 

Person and number

Object pronouns

I – Eu

1st person singular

2nd person singular

3rd person singular

3rd person singular

3rd person singular

Me – me, mim

You – Você

You – lhe, o, a, você

He – Ele

Him –lhe, o, a ele

She – Ela

Her – lhe, a, a ela

It – Ele, Ela*

It – lhe, o, a*

We – Nós

1st person plural

2nd person plural

3rd person plural

Us – nos

You – Vocês

You – lhes, a vocês

They – Eles, Elas

Them – lhes, os, as


*Entende-se o pronome it como neutro, porque ele pode referir-se a um objeto, animal, substantivo abstrato, isto é, àquilo que não tenha a natureza humana. Assim, ele pode ser traduzido por ela ou ele.

Veja também: Demonstrative pronouns: quais suas funções?

Regras do uso dos personal pronouns

1 - O pronome I sempre será escrito com letra maiúscula:

Today, I went home earlier.
(Hoje, eu fui para casa mais cedo.)

 

2 - Os pronomes they e them indicam a terceira pessoa do plural (feminino, masculino e neutro). Não existe um para cada como ocorre no singular:

They live near them.
(Eles/elas moram perto deles/delas.)

 

3 - Os subject pronouns precedem o verbo principal:

She is my best friend.
(Ela é minha melhor amiga.)

 

4 - Os object pronouns são pospostos ao verbo principal:

This beautiful day is a gift to us.
(Este dia lindo é um presente para nós.)

Diferença entre subject pronouns e object pronouns

Para que não restem dúvidas sobre o uso dos subject pronouns e object pronouns, basta lembrar-se desta dica: POSIÇÃO. Os subject pronouns sempre vêm antes do verbo e exercem a função de SUJEITO da frase. Já os object pronouns ocorrem depois do verbo e exercem a função de OBJETO direto ou indireto. Veja um exemplo:

Minha mãe comprou uma caneta.

A expressão “Minha mãe” é o sujeito, está na terceira pessoa do singular e no feminino, então, pode ser substituída por ela. O verbo é “comprar” e precisa de complemento, pois não possui sentido completo, ou seja, quem compra, compra “algo”. O “algo” é a caneta, que, nesse caso, está na terceira pessoa do singular e no feminino em português (mas neutro em inglês), ocupando a posição de objeto direto, pois complementa o sentido do verbo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, observe a mesma oração em inglês:

My mother bought a pen. 

She bought it.

She é o pronome sujeito, e it, o pronome objeto.

Would you like to go out?
(Você gostaria de sair?)

Observe que you é um pronome sujeito. Ele está antes do verbo principal.

Did she talk to you?
(Ela falou com você?)

She é o pronome sujeito e está antes do verbo principal. You, por sua vez, é o pronome objeto e está depois do verbo principal. Assim, entende-se por que a posição é fundamental para identificar um pronome sujeito ou objeto.

Veja também: Will or going to?

Importância dos personal pronouns

Os personal pronouns são utilizados para substituir um substantivo ou uma frase nominal, evitando-se, portanto, repetições desnecessárias. As substituições pronominais permitem a construção de um texto mais fluido, em outras palavras, mais coeso. Imagine o seguinte texto:

Martha opened a bottle of wine. Then, Martha took the bottle to the living room. Martha sat down to relax and watch her favorite program. At the end of the night, the bottle that Martha opened was completely empty.

(Martha abriu uma garrafa de vinho. Então, Martha levou a garrafa para a sala de estar. Martha sentou-se para relaxar e assistir ao seu programa favorito. No final da noite, a garrafa que Martha abriu estava completamente vazia.)

Veja a quantidade de vezes que repetimos Martha e bottle. Essa repetição era realmente necessária? Com certeza, não. O texto ficaria mais interessante e coeso se trocássemos esses dois substantivos por alguns pronomes pessoais. Let’s try it!

Martha opened a bottle of wine. Then, she took it to the living room. She sat down to relax and watch her favorite program. At the end of the night, the bottle that she opened was completely empty.

(Martha abriu uma garrafa de vinho. Então, ela a levou para a sala de estar. Ela se sentou no sofá para relaxar e assistir ao seu programa favorito. No final da noite, a garrafa que ela abriu estava completamente vazia.)

Depois de fazer todas as substituições possíveis, leia os dois excertos em voz alta e observe que o segundo é muito mais agradável de ler.

Os subject pronouns e os object pronouns fazem parte da categoria de personal pronouns em inglês.
Os subject pronouns e os object pronouns fazem parte da categoria de personal pronouns em inglês.

Exercícios resolvidos

Questão 1 (Prefeitura Betim –MG)

Choose the CORRECT answer.

She has told _____ many stories about _____ life in Africa.

a) our - hers

b) ours - hers

c) ourselves - her

d) us – her

Solução

Alternativa D, pois o verbo principal é contar e exige um complemento (“algo a alguém”), que, nesse caso, é stories to us (histórias para nós). Logo, é o pronome objeto us. No segundo caso, temos um adjetivo possessivo = her life / a vida dela.

Questão 2 (UFV)

The word THEY in the sentence “Personality questionnaires were sent out to more than 2000 men and women without prior selection; when THEY were returned, the birth dates were noted and the results were put through a computer”, refers to:

a) results.

b) men.

c) questionnaires.

d) birth dates.

e) women.

Solução

Alternativa C, pois o pronome they é sujeito e faz referência à oração anterior, mais especificamente aos questionários de personalidades, na terceira pessoa do plural.

Questão 3 (Unesp)

Assinale a alternativa correta:

__________ work in the field of engineering.

a) She

b) They

c) He

d) Them

e) It

Solução

Alternativa D, porque o verbo não está flexionado na terceira pessoa do singular (works), então não poderia ser she, he ou it.

Notas

|1| DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008. 

Publicado por: Patricia Veronica Moreira
Assuntos relacionados
Nouns
Conheça tudo sobre os “nouns” na língua inglesa. Entenda quais são os tipos de “nouns” para usá-los de maneira mais adequada no dia a dia.
Prepositions of place
Conheça o uso adequado das “prepositions of place”. Saiba como identificá-las segundo suas funções nas orações em inglês.
Simple past
Acesse o texto sobre o “simple past” para entender quando usá-lo e como usar. Veja aqui as principais regras do passado simples em inglês!
Possessive Pronouns
Os possessive pronouns indicam posse e são utilizados para evitar a repetição do substantivo na oração.
Demonstrative Pronouns
Os pronomes demonstrativos na língua inglesa demonstram a posição dos seres quanto ao tempo e ao espaço.
Reflexive Pronouns
Equivalente ao pronome reflexivo em português.