Cubismo


O Cubismo surge com o pintor francês Paul Cézanne que introduziu em suas obras a distorção nas formas e os formatos bidimensionais. Mas é em 1907, que o Cubismo é retratado com maior ênfase nas pinturas do principal representante deste movimento: Pablo Picasso, ao lado de Georges Braque.

O quadro de Picasso intitulado pelo autor de “Demoiselles d’Avignon” retrata e prenuncia as características cubistas: formatos geométricos, sensação de pintura escultural e a superposição de partes de um objeto sob um mesmo plano.

A pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmide, prismas. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espectador a visualização espacial da imagem, ou seja, o objeto pode ser visto por ângulos diferentes.

A visão cubista tem a função de ilustrar na arte a decomposição, fragmentação e recomposição da realidade através das estruturas geométricas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os artistas cubistas trazem uma ruptura com a perspectiva de visualizar o mundo sob um só ângulo, uma só perspectiva. Então, o usufruto de colagens, montagens, a superposição de figuras, a simultaneidade são características marcantes dos cubistas.

A literatura no Cubismo também retratou a fragmentação e a geometrização da realidade por meio da linguagem: as palavras são soltas e são dispostas no papel a fim de conceber uma imagem.

O Cubismo surgiu nos meios literários com o manifesto-síntese de Guillaume Apollinaire, em 1913. Apollinaire apoiava a destruição da sintaxe, assim como a vanguarda anterior (Futurismo) era a favor da invenção de palavras e de seu uso sem preocupações com normas, do verso livre e da abolição do lirismo (estrofe, rima).

No Brasil, o Cubismo exerceu influência na década de 20 com Oswald de Andrade e na década de 60 com o Concretismo.

“Demoiselles d’Avignon” – pintura cubista de Pablo Picasso
“Demoiselles d’Avignon” – pintura cubista de Pablo Picasso
Publicado por: Sabrina Vilarinho
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Surrealismo
Sonhos, delírios, loucura, objetos desconexos e fora de lugar: saiba tudo sobre o Surrealismo, escola de grandes nomes da arte, como Salvador Dalí e René Magritte.
Acima, um dos quadros mais famosos de Mondrian, representante do neoplasticismo
Neoplasticismo do De Stijl
Saiba mais sobre o Neoplasticismo do De Stijl, um movimento artístico de vanguarda holandês do início do século XX.
Pintura da visão panorâmica de Paris, em 1900, durante a “Exposição Universal”
Belle Époque
Você sabe o que é Belle Époque? Conheça o período da história ocidental que se situou entre a Guerra Franco-Prussiana e a Grande Guerra de 1914.
Selo postal com a obra “O homem amarelo” (Anita Malfatti, 1917) *
Anita Malfatti
Leia a biografia da artista plástica Anita Malfatti e fique por dentro de suas contribuições à arte moderna no Brasil.
Dadaísmo
Descubra quando e como o dadaísmo surgiu. Conheça suas características. Saiba quem foram os principais artistas desse movimento de vanguarda.
Futurismo
Saiba o que é o futurismo e como ele surgiu. Entenda também suas características e conheça os principais nomes que participaram dessa vanguarda.
Futurismo
A vanguarda européia com temática futurista.
Expressionismo
Veja como se desenvolveu o Expressionismo, movimento artístico que influenciou diversas vertentes da arte moderna. Saiba suas características e artistas.