Whatsapp icon Whatsapp

Escalonamento de Sistemas

Um sistema linear pode ser resolvido através do método da substituição ou pelo método de Cramer, com o auxilio da regra de Sarrus. Uma nova forma de resolução será apresentada no intuito de ampliar as técnicas capazes de determinar os valores das incógnitas de um sistema de equações lineares. Vamos demonstrar como funciona o escalonamento de um sistema na forma de matriz completa dos coeficientes. Observe:

Dado o sistema de equações  , vamos escrevê-lo na forma de uma matriz completa dos coeficientes.

Vamos subtrair os elementos da linha 2(L2) pela metade dos elementos da linha 1(L1).
L2 – L1*1/2




Vamos subtrair os elementos da linha 3(L3) pelo sêxtuplo dos elementos da linha 2(L2).
L3 – 6 * L2

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que ao realizarmos as operações demonstradas, conseguimos zerar alguns elementos da matriz e, respectivamente, coeficientes do sistema de equações. Veja o sistema simplificado que obtemos com o escalonamento da matriz completa dos coeficientes numéricos:



–19z = –57
19z = 57
z = 57/19
z = 3

2x + y + z = 8
2x + 1 + 3 = 8
2x = 8 – 4
2x = 4
x = 2

O conjunto solução do sistema proposto é: x = 2, y = 1 e z = 3.


O sistema de escalonamento de matrizes completas dos coeficientes numéricos de um sistema de equações lineares possui a finalidade de simplificar o sistema através de operações entre os elementos pertencentes às linhas da matriz.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Igualdade entre matrizes
Matriz, Ordem de matriz, Igualdade de matrizes, Sistemas, Elementos, Elementos correspondentes, Número de linhas de uma matriz, Número de colunas de uma matriz.
Matriz Oposta e Matriz Transposta
Identificando matriz oposta e matriz transposta.
Menor complementar
Entenda o que é o menor complementar ou menor principal de um elemento da matriz. Aprenda a calcular o menor complementar e o cofator de um elemento da matriz.
Teorema de Jacobi
Estudo do determinante de matrizes através do teorema de Jacobi. Compreendendo o teorema de Jacobi para o cálculo do determinante.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.