Teorema de Jacobi

Esse teorema diminui os valores dos elementos de uma matriz quadrada, facilitando os cálculos. Vejamos seu conceito:

“Seja A uma matriz quadrada, se multiplicarmos todos os elementos de uma fila (linha ou coluna) por um mesmo número, e somarmos os resultados dos elementos aos seus correspondentes de outra fila (linha ou coluna), obteremos outra matriz B. Entretanto, podemos afirmar que o det A = det B”.

Atente-se ao simples detalhe de somar os elementos aos seus correspondentes de outra fila, ou seja, se multiplicarmos uma linha por um número qualquer (k), deveremos somar o resultado (elemento x k) pelos elementos de outra linha. Vejamos um exemplo para melhor compreender esse teorema.

Exemplo:

Aplique o Teorema de Jacobi na matriz A.

Vamos aplicar o teorema de Jacobi na matriz A, multiplicando a primeira linha por (-2) e somando os resultados à 2ª linha. Com isso, obteremos outra matriz:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja que os elementos da segunda linha ficaram com valores menores, ou seja, em determinadas situações em que se tem uma matriz com uma linha que possui elementos com valores muito altos, pode-se utilizar o teorema de Jacobi, até mesmo para eliminar certos elementos (deixar os elementos com valor nulo, ou seja, iguais a zero).

Esse processo é totalmente semelhante ao de resolução de sistemas lineares, no qual se multiplica uma equação por um número e soma-se essa equação obtida pela multiplicação à outra. Trata-se de um processo baseado no teorema de Jacobi.

Publicado por: Gabriel Alessandro de Oliveira
Assuntos relacionados
Igualdade entre matrizes
Matriz, Ordem de matriz, Igualdade de matrizes, Sistemas, Elementos, Elementos correspondentes, Número de linhas de uma matriz, Número de colunas de uma matriz.
Menor complementar
matriz, matriz quadrada, ordem de matriz, elemento de uma matriz, cálculo do menor complementar, menor complementar de um elemento, como calcular o menor complementar de uma matriz, como calcular o menor complementar de um elemento, determinante.
Escalonamento de Sistemas
Transformando sistemas em matrizes completas visando técnicas de escalonamento.
Matriz Oposta e Matriz Transposta
Identificando matriz oposta e matriz transposta.
Regra de Chió nos cálculos dos determinantes
Como calcular determinantes de matrizes com ordem superior a três, utilizando a regra de Chió.
As propriedades podem facilitar o cálculo dos determinantes e até dispensar as contas em algumas situações.
Propriedades dos determinantes
Você sabia que existem estratégias que ajudam na hora de calcular o determinante de uma matriz? Confira aqui todas as propriedades dos determinante
Regra de Sarrus
Veja mais sobre a regra de Sarrus, regra prática para a resolução de determinantes.
Matriz triangular é um caso especial de matriz quadrada e pode ser classificada em triangular superior ou triangular inferior
Matriz Triangular
Saiba mais sobre a matriz triangular e aprenda a calcular seu determinante.
Condições para equivalência de sistemas
Condições para equivalência, uma análise dos coeficientes das equações que compõem o sistema linear. Compreendendo as condições para equivalência de um sistema linear.
Equivalência de sistemas lineares
Conceituação sobre equivalência de sistemas lineares. Como comparar dois sistemas e concluir que eles são equivalentes.
Teorema de Binet
A importância do Teorema de Binet para o cálculo de determinantes de matrizes- produto.