Whatsapp icon Whatsapp

Zero da função do 1º grau

Para compreender o zero de uma função do 1º grau é necessário relembrar dois conceitos importantes: Função do 1º Grau  e Equação do 1º Grau.

Uma função do 1º grau pode ser escrita da seguinte maneira:

Portanto, o zero de uma função do 1º grau é dado pela expressão:

Logo, o zero da função é dado pelo valor de x que faz com que a função assuma o valor zero. Encontrar este valor de x é muito fácil, pois basta resolver a equação do 1º grau. 

Entretanto, devemos nos atentar para a representação geométrica do zero da função, para que possamos compreender como traçar o gráfico de forma correta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pontos sobre o eixo x

Veja os pontos marcados sobre o eixo x, note que esses pontos não possuem nenhum deslocamento vertical, ou seja, sua coordenada em relação ao eixo f(x) é nula, é zero. Portanto, quando se encontra a raiz de uma função do 1º grau, ou o zero de uma função do 1º grau, determina-se em qual ponto a reta estará cortando o eixo x.

Encontre o zero da seguinte função: f(x) = 2x-4.
 


Note que o valor do coeficiente (a) é positivo, portanto esta é uma função crescente. Conhecendo o zero da função podemos esboçar o gráfico desta função.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Publicado por Gabriel Alessandro de Oliveira

Artigos Relacionados

Pontos Notáveis da Parábola
Determinando o vértice da parábola.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.