O que é cessar-fogo?
O cessar-fogo é uma acordo que estabelece a interrupção temporária de um conflito armado entre as partes que o protagonizam. Com o cessar-fogo, as operações militares são suspensas, e essa interrupção pode ser o início de um processo de negociação para o estabelecimento de uma paz mais duradoura.
O cessar-fogo também pode ser utilizado como forma de garantir auxílio humanitário às pessoas que estão sofrendo com o conflito ou, ainda, pode ser parte de uma estratégia militar para mudança de tática ou recomposição militar. Lembrando que nem sempre um cessar-fogo se conclui com um acordo de paz efetivo.
Leia mais: Crise dos refugiados no mundo atual — quais são suas causas e consequências?
Resumo sobre cessar-fogo
-
O cessar-fogo é uma interrupção temporária em um conflito que é acordada pelas forças protagonistas.
-
Essa interrupção pode ter duração variada e pode ser mediada por uma força neutra.
-
O cessar-fogo pode ser usado para dar início a negociações mais efetivas para uma paz.
-
Também pode ser utilizado para garantir ajuda humanitária às pessoas impactadas pela guerra.
-
Pode ser usado como tática para modificação de estratégia militar ou para rearmamento de forças.
Para que serve o cessar-fogo?
O cessar-fogo consiste em um acordo para que um conflito militar seja encerrado de maneira temporária. Esse acordo interrompe as hostilidades, sendo estabelecido por meio de negociações diretas entre os dois lados de um conflito ou então por negociações mediadas por uma terceira força que é neutra.
O cessar-fogo é utilizado de diversas formas, sendo a principal como meio de interromper um conflito em curso para que as nações envolvidas canalizem os seus esforços em negociações efetivas de paz. Assim, o cessar-fogo pode ser o primeiro passo um acordo de paz efetivo.
Além disso, o cessar-fogo estabelece-se como parte de um acordo entre os dois lados envolvidos no conflito a fim de garantir atendimento humanitário às populações afetadas. Com isso, o conflito é interrompido e missões humanitárias atendem a população, garantindo-lhe acesso a alimento e água potável, a tratamento médico, entre outros tipos de auxílio.
É importante pontuar que o cessar-fogo pode ser parte de uma estratégia militar para a reorganização das tropas e sua locomoção; um aumento na produção; a manutenção ou compra de novos armamentos; ou para elaborar uma nova tática contra o adversário.
O que é o cessar-fogo humanitário?
O cessar-fogo humanitário é uma interrupção no conflito objetivando uma intervenção humanitária. É estabelecido pelos dois lados envolvidos para facilitar que as populações desse lugar possam ser assistidas por organizações que queiram realizar trabalho humanitário.
Em um cessar-fogo humanitário é comum que organizações como Nações Unidas, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras, entre outras, realizem trabalho atendendo essas populações com alimento e água potável, roupas e sapatos, remédios e atendimento médico, e assistência para encontrar desaparecidos.
Essas organizações não atuam para resolver todos os problemas causados pelo conflito, mas para garantir que suas consequências sejam reduzidas entre a população civil. O trabalho feito elas durante um cessar-fogo é importante, mas, muitas vezes, encontra barreiras, como forças militares que o sabotam ou não permitem que seja realizado.
Quais as diferenças entre cessar-fogo, acordo de paz e armísticio?
Quando estamos falando de conflito, os termos cessar-fogo, armístico e acordo de paz podem ser utilizados nos cenários de interrupção ou término dele. Vejamos as diferenças:
-
Cessar-fogo: é a interrupção temporária do conflito, visando dar início às negociações para a paz, garantir de ajuda humanitária às vítimas, ou pode ser parte de uma estratégia para reorganização militar a fim de retomar o conflito em um futuro próximo.
-
Armísticio: é também uma interrupção nas hostilidades de um conflito, podendo ser temporário ou permanente. Em geral, é um acordo mais elaborado e indica um grande esforço para o fim de um conflito militar. Um exemplo de armísticio foi o adotado no fim da Guerra da Coreia. Coreia do Norte e Coreia do Sul fizeram um armísticio para encerrar o conflito, mas negociações de paz entre elas nunca foram concluídas.
-
Acordo de paz: é um acordo que finaliza o conflito. Nesse acordo as partes concordam com o fim do conflito, estabelecendo os termos do término, sendo que o lado perdedor, geralmente, faz algumas concessões ao lado vencedor. O acordo de paz pode tratar das alterações de posse territoriais, da troca de prisioneiros, do pagamento de indenização etc.
Cessar-fogo em Gaza
Em janeiro de 2025, foi estabelecido um cessar-fogo na Faixa de Gaza, região sob ocupação israelense e que passou a ser atacada de maneira incessante desde 2023, quando uma nova fase no conflito entre Israel e Hamas se iniciou. Essa nova fase começou quando o Hamas operou uma série de ataques contra Israel, em outubro daquele ano.
A partir daí, Israel deu início a uma gigantesca operação militar que resultou na ocupação do território da Faixa de Gaza, forçando milhões de palestinos a se deslocarem de suas casas para se protegerem dos ataques israelenses, além disso, bombardeios massivos foram operados por Israel, destruindo por completo a estrutura da Faixa de Gaza e resumindo as cidades palestinas a ruínas.
A guerra causou a morte de mais de 60 mil palestinos, e Israel chegou a ser acusado de impedir a entrada de ajuda humanitária em Gaza. Depois de mais de um ano de conflito, Israel decidiu negociar um cessar-fogo com o Hamas, estabelecendo um acordo que prevê:
-
Retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza;
-
Entrada de 600 caminhões com ajuda humanitária em Gaza todos os dias;
-
Para cada cidadão israelense sequestrado que o Hamas libertar, Israel libertará 33 palestinos. O número aumenta para 50, caso o Hamas liberte um militar.
-
O acordo de cessar-fogo ainda prevê mais duas rodadas de negociação para ampliar os termos e tentar estabelecer um término definitivo do conflito.
Cessar-fogo entre Israel e Palestina
Ao longo da história, houve uma série de conflitos entre israelenses e palestinos. Esses conflitos resultaram da disputa pelas terras que formam a região da Palestina e acentuaram-se a partir da década de 1940, quando o Estado de Israel surgiu oficialmente.
Alguns dos cessar-fogos estabelecidos por Israel e o Hamas, ou por outras forças mediadoras, foram:
-
2021: Hamas e Israel estabeleceram um cessar-fogo depois de 10 dias de conflito.
-
2014: Hamas e Israel negociaram um cessar-fogo mediado pelo Egito.
-
2012: Hamas e Israel negociaram um cessar-fogo após 8 dias de conflito.
Fontes
BBC News. Israel e Hamas declaram vitória após cessar-fogo em Gaza. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/11/121122_israel_hamas_vitoria_gf.
G1. Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/05/20/acordo-de-cessar-fogo-entre-israel-e-hamas-entra-em-vigor.ghtml.
BBC News. Cessar-fogo em Gaza: o que está por trás do acordo? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140826_cessar_fogo_gaza_lgb.
G1. Negociações para 2ª fase de cessar-fogo começam; Netanyahu se encontra com Trump. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/02/04/negociacoes-2a-fase-cessar-fogo-comecam-netanyahu-encontro-trump.ghtml.
BBC News. Conflito entre Israel e Hamas: o que você precisa saber. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3rwq4x9x38o.
G1. Chefe da agência da ONU diz que Israel impede ajuda humanitária em Gaza: "Pessoas que tentam fugir estão sendo mortas". Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/21/chefe-da-agencia-da-onu-diz-que-israel-impede-ajuda-humanitaria-em-gaza-pessoas-que-tentam-fugir-estao-sendo-mortas.ghtml.
CNN Brasil. Número de mortos em Gaza é maior que o de contagem oficial, diz estudo. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/numero-de-mortos-em-gaza-e-maior-que-o-de-contagem-oficial-diz-estudo/#:~:text=Eles%20estimaram%2064.260%20mortes%20devido,combatentes%20palestinos%20entre%20os%20mortos.