Whatsapp icon Whatsapp

Guerra Civil

Guerra Civil é um conflito armado interno que mobiliza grupos do mesmo país e da mesma nacionalidade. A história foi marcada por inúmeras guerras civis.
Cena de uma cidade destruída por uma guerra civil.
O Iêmen é um país que está dividido em uma guerra civil travada desde 2014.[1]

Uma guerra civil é um conflito armado travado por indivíduos e grupos do mesmo país e de mesma nacionalidade. Pode ocorrer entre grupos diversos da sociedade assim como pode ser travada por grupos e facções da sociedade contra o Estado. Suas motivações podem ser políticas, econômicas, ideológicas, territoriais, religiosas, entre outras.

Na história do Brasil, algumas guerras civis aconteceram, como a Guerra dos Farrapos, a Revolução Federalista e a Revolução Constitucionalistas de 1932. Na história mundial, houve uma série de conflitos desse tipo, como a Guerra Civil Espanhola, a Guerra Civil Americana, e a Guerra Civil Chinesa.

Leia mais: Talibã — facção fundamentalista que surgiu no Afeganistão, em 1994, durante a Guerra Civil Afegã

Resumo sobre guerra civil

  • Guerra civil é um conflito armado travado por indivíduos do mesmo país e que têm a mesma nacionalidade.

  • Pode ser travada por facções que não detêm o poder, mas que lutam entre si, bem como pelo Estado contra essas facções.

  • Pode ser motivada por questões políticas, econômicas, religiosas, territoriais etc.

  • Na história do Brasil, algumas guerras civis foram: Guerra dos Farrapos, Revolução Federalista, e Revolução Constitucionalistas de 1932.

  • Na história mundial, diversas guerras civis aconteceram. Entre elas, estiveram: Guerra Civil Inglesa, Guerra Civil Espanhola, Guerra Civil Síria etc.

O que é guerra civil?

Guerra civil é um conflito armado travado por grupos da mesma nação, ou seja, ocorre quando pessoas do mesmo país se reúnem em diferentes grupos ou facções e passam a lutar militarmente entre si.

Esse tipo de conflito pode acontecer quando diferentes facções fora do poder disputam algo entre si por meio do poderio bélico, como também pode acontecer quando uma facção disputa algo com o Estado. Num conflito caracterizado como guerra civil, é comum que uma força insurgente contra o Estado controle um território e sua população e que essa insurgência motive a resistência militar do Estado.

que a fomenta em um país vizinho.por vezes, ela pode ser incentivada por alguma potência estrangeira Uma guerra civil é travada por indivíduos do mesmo país e que compartilham da mesma nacionalidade, mas,

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais causas de uma guerra civil

Uma guerra civil pode ter motivações variadas, e, ao longo da história, conflitos do tipo aconteceram por razões como:

  • Disputa pelo poder: diferentes grupos podem disputar o controle político de um país, e isso pode escalar facilmente para uma guerra civil, caso a disputa não seja pacífica e democrática. Essa disputa pode ter razões ideológicas como também religiosas.

  • Disputa e interesse econômico: também podem gerar guerras civis, como no controle de recursos de grande importância econômica.

  • Disputa territorial: é realizada na briga por uma terra, pelo desejo de garantia de autonomia política ou mesmo de conquista da sua independência.

Já existiu guerra civil no Brasil?

Sim, a história do Brasil, desde a sua independência, foi marcada por guerras civis. As principais foram:

Esses são alguns conflitos entendidos pelos historiadores como guerras civis que aconteceram no território brasileiro. Outros conflitos que podem ser mencionados na história do Brasil pós-independência foram: a Guerra da Cisplatina (começou com uma revolta da Cisplatina em 1825, até então uma província brasileira); Sabinada; Revolução Praieira; Rusgas Cuiabanas; Revolta da Armada; Cabanagem; os conflitos das revoltas tenentistas; e Guerrilha do Araguaia.

Qual foi a maior guerra civil da história?

Ao longo da história, uma série de conflitos internos classificados como guerras civis aconteceram. Cronologicamente, a Antiguidade teve como destaque as guerras civis nos territórios da Roma Antiga. A Idade Média foi marcada pelas guerras civis bizantinas; e a Idade Moderna teve uma série de conflitos na Inglaterra, como a Guerra Civil Inglesa.

Uma das guerras civis de grande repercussão na história e que é bastante estudada foi a Guerra Civil Americana, conflito que dividiu os Estados Unidos entre 1861 e 1865, causando cerca de 600 mil mortes. Ainda no século XIX, uma grande guerra civil aconteceu na China — a Rebelião Taiping. Esse conflito se estendeu de 1850 a 1864, causando de 20 a 30 milhões de mortes.

A China também foi palco de outra grande guerra civil, mas, dessa vez, se trata de um conflito que aconteceu no século VIII. Estamos falando da Rebelião de An Lushuan, que se estendeu de 755 a 763, sendo iniciada por uma tentativa de destronar a Dinastia Tang. Os historiadores apontam que, pelo menos, 13 milhões de pessoas morreram durante esse conflito, mas esse número pode ter ultrapassado os 30 milhões.

No século XX, inúmeras guerras civis aconteceram. A Revolução Russa, travada entre 1918 e 1924, causou de 4,5 milhões a 10 milhões de mortes na Rússia. A China também esteve em guerra civil 1927 e 1936 e entre 1945 e 1949, sendo que as duas fases desse conflito causaram de 5 a 10 milhões de mortes.

A Espanha presenciou um grande conflito, entre 1936 e 1939, que causou cerca de 500 mil mortes; a Grécia enfrentou uma guerra civil, entre 1946 e 1949, que resultou em cerca de 150 mil mortes. Houve também uma grande guerra civil na Península da Coreia que causou entre 2 e 3 milhões de mortes entre 1950 e 1953. Esse conflito, inclusive, resultou na divisão das Coreias.

No continente africano, a Primeira Guerra Civil Sudanesa causou até 1 milhão de mortos entre 1955 e 1972. Posteriormente, uma nova guerra civil eclodiu nesse país africano, estendendo-se de 1983 a 2005 e resultando em até 2,5 milhões de mortes. Em decorrência desses conflitos, a parte sul do Sudão se separou em 2011 do país, ganhando o nome de Sudão do Sul, e o novo país esteve em guerra civil entre 2013 e 2020, com mais de 300 mil mortes.

Outros países africanos que enfrentaram guerras civis de 1950 até a atualidade são: República Democrática do Congo; Chade; Nigéria; Etiópia; Moçambique; Angola; Libéria; Ruanda; Serra Leoa; Argélia; Burundi; Congo; Guiné-Bissau; Costa do Marfi; República Centro-Africana; e Líbia.

Leia mais: Conflitos na África — perpassam o processo de colonização e independência desse continente

Exemplos de guerra civil ao longo da história

Ao longo da história, diversas guerras civis aconteceram, como já antecipamos. Mais recentemente, podem ser mencionadas as seguintes:

  • Guerra Civil Síria (em curso desde 2011);

  • Guerra Civil do Iêmen (em curso desde 2014);

  • Guerra em Donbass (travada entre 2014 e 2022, mas escalou para a Guerra Russo-Ucraniana a partir de 2022);

  • Guerra Civil Somali (em curso desde 1991, mas alguns historiadores apontam que esse conflito é travado desde 1978).

Podemos mencionar outras conhecidas guerras civis: Guerra Civil Russa (1918-1921); Guerra Civil Chinesa (1927-1936 e 1946-1949); Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão (1861-1865); Guerra Civil Inglesa (1642-1651); Guerra Civil Afegã (1992-1996); Guerra da Coreia (1950-1953); e Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Créditos da imagem

[1]akramalrasny e Shutterstock

Fontes

WALTER, Barbara F. Como as guerras civis começam e como impedi-las. Zahar: Rio de Janeiro, 2022.

CEPALUNI, Gabriel et al. As razões da guerra civil: necessidade, crença e ganância. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/Tqbn5bmr8nnTpdtdfvJKJ3H/#

SENRA, Ricardo. Quais são as grandes guerras em curso no mundo — e por que algumas chamam menos atenção? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c192m733912o

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Cromwell e a Revolução Puritana Inglesa
A Revolução Puritana foi o processo histórico que garantiu a consolidação da revolução burguesa na Inglaterra.
Guerra Civil Espanhola
Acesse o site e conheça quais foram os antecedentes da Guerra Civil Espanhola. Entenda a participação nazifascista na guerra. Acompanhe as consequências do conflito.
Guerra Civil Síria
Clique para entender o que motivou a Guerra Civil Síria, conflito que se iniciou em 2011. Veja também os principais grupos envolvidos nessa guerra.
Guerra Civil em Ruanda
Entenda o que provocou a Guerra Civil em Ruanda, conflito que resultou no genocídio de milhares de tutsis em 1994.
Guerra civil na Líbia
A guerra civil na Líbia e a queda do ditador Muammar Gaddafi demonstram a força do movimento popular. Clique aqui e saiba mais!
Guerra de Secessão
Saiba mais sobre a Guerra de Secessão, conflito que causou 600 mil mortes nos Estados Unidos entre 1861 e 1865.
Guerra dos Farrapos
Acesse e veja detalhes sobre a Guerra dos Farrapos. Entenda o contexto que levou os gaúchos a rebelarem-se e qual foi o percurso da guerra até seu desfecho.
Revolução Constitucionalista de 1932
Clique e acesse este texto para conhecer mais detalhes sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Entenda as causas que motivaram o levante.
Revolução Federalista
Acesse o site e veja quais foram as causas da Revolução Federalista. Acompanhe o seu desenvolvimento no Sul do Brasil e suas consequências para a República.
video icon
Escrito"O que é nacionalismo?" sobre a representação do que é nacionalismo.
Sociologia
O que é nacionalismo?
A ideologia do nacionalismo está presente em vários locais no mundo. Das guerras mundiais ao tempo contemporâneo, várias ações políticas foram moldadas pelo nacionalismo. Veja isso e muito mais nesta videoaula.