Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Inteligência Emocional

Inteligência Emocional

O QI (quociente de inteligência) determinado pelas habilidades matemáticas e espaciais e pelo raciocínio lógico tinha forte ligação com o sucesso de uma pessoa, isso até pouco tempo atrás.

Esse é um tema que abre novas discussões, devido o conceito de “Inteligência Emocional”, proposto por Daniel Goleman, em seu livro, onde essa é apresentada em cinco áreas de habilidades:

• Autoconhecimento Emocional;
• Controle Emocional;
• Automotivação;
• Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
• Habilidade em relacionamentos interpessoais.

Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.

Ele aponta o conceito de “Inteligência Emocional” como maior responsável pelo sucesso ou insucesso da pessoa.

Como as habilidades da “Inteligência Emocional” são mais aprendidas do que inseridas, essa pode ser atingida através de treino e esforço, portanto exige persistência.
Livro de Daniel Goleman que aborda a Inteligência Emocional
Livro de Daniel Goleman que aborda a Inteligência Emocional
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
As crianças podem ser mais feridas pela negação da morte.
Luto
Luto, a criança diante da morte, o processo de luto, forma como a criança reage diante da morte, o quê é importante para o processo de elaboração do luto.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Conceito de Psicologia
Conceito de Psicologia, ciência que estuda os processos mentais, derivada das palavras gregas, ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX, ciência da alma, ciência do comportamento, ciência da experiência, questões estudadas pela psicologia.
A atividade das funções motoras ao dormir.
Sonambulismo
Sonambulismo, o que é sonambulismo, como o sonambulismo ocorre, a duração do estágio sonâmbulo, quando o sonambulismo pode se manifestar.
O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade.
Superdotação intelectual
Superdotação intelectual, o que é superdotação intelectual, características do superdotado, superdotado x gênio, a relação entre superdotados e gênios, o comportamento dos pais diante de um filho superdotado.
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Desenvolvimento compreende, mudanças comportamentais, o desenvolvimento é um processo, desenvolvimento humano.
A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.
10 sinais de TDAH em adultos e em crianças
Conheça alguns sinais de TDAH e conheça melhor esse transtorno que afeta muitas crianças e pode causar prejuízos graves no desenvolvimento escolar.
A pessoa quando muito triste ou depressiva não consegue enxergar uma luz no fim do túnel.
Depressão x Tristeza Reativa
Depressão x Tristeza Reativa, o que é tristeza reativa, os sintomas da depressão, especialistas em depressão, tipos de medicamentos receitados para depressão.
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes.
Afetividade
Afetividade, o que é afetividade, o que a afetividade provoca em pessoas, a importância do recebimento da afetividade, problemas causados pela ausência da afetividade.
A inteligência musical é estimulada pela dança
Aprendizagem
O processo de aprendizagem, fatores que influenciam no processo de aprendizagem, a motivação como fator de importância no processo de aprendizagem, os sete tipos de inteligência, o estímulo para a aprendizagem.