Whatsapp icon Whatsapp

Mecanismos de Defesa

Segundo a teoria Freudiana, a ansiedade pode ser explicada como resultado inevitável do ego diante de uma pressão grande, tendo como função adverti-lo que está sendo ameaçado.

O ego tem uma função intermediária, o que pode gerar um conflito no interior da personalidade humana, uma vez que ocupa uma posição difícil sendo pressionado por forças insistentes e opostas. Ele tem a função de adiar a satisfação imediata exigida pelo id, agir sobre o meio para aliviar as tensões do id, e ainda confrontar-se com as regras e a moralidade do superego.

A ansiedade é vista como um obstáculo ao crescimento, pois o problema principal da psique é encontrar maneiras de enfrentá-la. Sendo assim o ego desenvolve os mecanismos de defesa para proteger-se contra a ansiedade.

A vivência de um fato do mundo externo ou interno pode ser algo doloroso e desorganizador para a pessoa, dependendo da forma como ela os percebe. Para se proteger dessa realidade, algumas percepções não são registradas e sim distanciadas da psique.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os mecanismos de defesa são utilizados por todos os indivíduos para lidar com essa situação de grande pressão que o ego sofre perante as exigências do id e da realidade. Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação.

O mecanismo de defesa da racionalização é considerado maduro por envolver pouca distorção. Na racionalização o indivíduo sugere respostas aceitáveis, que existe uma razão, mesmo que esta seja falsa, a fim de que não apareça a resposta “real”.

A racionalização possui uma função defensiva, mas não é classificada como os outros mecanismos de defesa. A racionalização disfarça os elementos do conflito defensivo e não busca contrariar diretamente a satisfação pulsional.

Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Transtornos de ansiedade
Transtorno de ansiedade, o que é transtorno de ansiedade, os tipos de transtorno de ansiedade, os sinais provocados pelo transtorno de ansiedade, o tratamento do transtorno de ansiedade.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.