Ácidos Sulfônicos
Os ácidos sulfônicos são compostos orgânicos que possuem o grupo funcional abaixo ligado a um derivado de hidrocarboneto:
? SO3H
A principal aplicação dos ácidos sulfônicos no cotidiano é na obtenção de detergentes (sais de ácido sulfônico com ação de limpeza, usados em xampus, cremes dentais e detergentes artificiais). Esses detergentes são obtidos reagindo-se ácidos sulfônicos de cadeias longas com bases fortes, como o hidróxido de sódio (NaOH).
Veja um caso abaixo:
Um exemplo de sal de ácido sulfônico que é muito utilizado em detergentes sintéticos aniônicos e em cremes dentais é o sulfato sódico de laurila, mostrado a seguir:
CH3 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? SO3–Na+
Cadeia longa apolar extremidade polar
Ele pode ser obtido reagindo-se o ácido dodecanossulfônico com hidróxido de sódio:
A cadeia do ácido sulfônico usado para produzir o detergente sempre deve ser longa porque irá gerar uma molécula com uma característica especial, que é o fato dela ter uma extremidade polar (que no caso que estamos considerando é o grupo aniônico ? SO3–Na+) e o restante da cadeia ser apolar. A cadeia longa terá afinidade com a gordura, que também é apolar, enquanto a extremidade polar terá afinidade com a água, que também é polar. Com isso, é possível remover a gordura e outras sujeiras que a água sozinha não conseguiria remover.
A nomenclatura dos ácidos sulfônicos é realizada considerando o grupo ? SO3H como um substituto de um hidrogênio na cadeia carbônica. Assim, segue a regra:
ÁCIDO + NOME DO HIDROCARBONETO + SULFÔNICO
Exemplos:
H3C ? CH2 ? CH ? CH ? CH2? CH3 : ácido 4-metil-hexano-3-sulfônico
? ?
CH3 SO3H
CH3 ?SO3H: ácido metanossulfônico
CH3 ? CH2?SO3H: ácido etanossulfônico
ácido benzenossulfônico