Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Aço Inoxidável

Aço Inoxidável

O aço é uma liga formada principalmente pelos elementos ferro e carbono, já o aço inoxidável é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos. Esse tipo de aço contém aproximadamente 11% de cromo, e é justamente por isso que se torna resistente à corrosão. Essa característica torna o aço inoxidável superior ao aço comum, as propriedades físico-químicas como a alta resistência à oxidação atmosférica o torna especial para várias finalidades.

O cromo permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. A corrosão é uma reação que ocorre entre os aços comuns e o oxigênio, levando a formação de uma camada porosa de óxido de ferro, mais conhecida como “ferrugem”.  A película formada pelo cromo não deixa que essa camada porosa se forme, ela impede que o ferro presente na liga entre em contato com o oxigênio do ar.

O aço é facilmente corrosivo por ação química ou eletroquímica, pois o próprio meio ambiente o danifica, por isso está sendo substituído pelo aço inoxidável, mais conhecido por aço inox. Além disso, possui propriedades como resistência à corrosão e a capacidade de compor peças higiênicas e estéticas fazem do aço inoxidável um material muito atrativo para diversos fins. Veja algumas das propriedades do aço inox:

• Possui um forte apelo visual (modernidade, leveza e praticidade);

• É resistente a altas temperaturas;

• Permite acabamentos superficiais e formas variadas, o que o faz ainda mais atrativo;

• É possível moldá-lo, pois possui resistência mecânica adequada;

• Facilidade de limpeza, pois a baixa rugosidade superficial faz com que objetos de aço inox sejam mais facilmente higienizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O Aço inoxidável pode ser facilmente moldado.
O Aço inoxidável pode ser facilmente moldado.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Vários são os minerais que desempenham funções importantes no organismo
Minerais no organismo
Clique para conhecer um espaço especificamente criado para o estudo dos minerais importantes para o organismo!
As Ligações de Hidrogênio são responsáveis pela tensão superficial da água
Ligações de Hidrogênio
Ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).
Os óxidos ácidos são os grandes responsáveis pela chuva ácida que destrói florestas
Óxidos ácidos
Definição dos óxidos ácidos, exemplos, fórmulas, reações que participam, ocorrência no cotidiano e sua contribuição para as chuvas ácidas.
Utilizamos o sal para salgar alimentos.
Os sais
Sais, compostos iônicos, cloreto de sódio, sal de cozinha, cátion, ânion, base forte, ácido forte, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, reação de neutralização, sabor salgado, dicromato de potássio, salinas, Sulfato de cobre.
O ímã é composto por óxidos duplos
Classificação dos óxidos
Classificação dos óxidos, compostos binários, oxigênio, Óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros, óxidos anfóteros, óxidos mistos, peróxidos, carga elétrica, caráter iônico, caráter covalente, ametais.
Nomenclatura dos Ácidos
Clique aqui e aprenda como é feita a nomenclatura dos ácidos!