2. Química
  3. Físico-Química
  4. Estequiometria
  5. Balanceamento de Equações Químicas

Balanceamento de Equações Químicas

A Lei de Conservação das Massas descoberta por Lavoisier é muito conhecida, ela diz: "Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Essa lei nos mostra que quando ocorrem reações químicas a massa se conserva porque não ocorrem criação nem destruição dos átomos, eles apenas se rearranjam para formar novas substâncias. Os átomos permanecem inalterados, porém os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados, originando os produtos.

Portanto, a quantidade de átomos de cada elemento em uma equação química que representa uma reação deve ser a mesma nos reagentes (1º membro) e nos produtos (2º membro). Essa igualdade é obtida por meio do balanceamento dos coeficientes da equação. *

Definindo o que é balancear uma equação química

Existem vários métodos utilizados para realizar o balanceamento de uma equação, mas o mais utilizado é o método das tentativas, que é baseado nos seguintes princípios:

Regras para balanceamento por tentativa

Veja a seguinte reação:

FeS2(g) + O­2(g)­ → Fe2O3(s) + SO2(g)

Observe que o único elemento que não podemos começar o balanceamento é o oxigênio, pois ele aparece mais de uma vez no segundo membro. Podemos começar ou pelo ferro ou pelo enxofre. Seguindo a segunda regra, o ferro do 2º membro possui índice igual a 2, que é o maior, por isso, vamos começar por ele, colocando o índice 1 na substância Fe2O3(s):

FeS2(g) + O­2(g)­1 Fe2O3(s) + SO2(g)

Note que há dois átomos de ferro no 2º membro. Logo, deve haver o mesmo número desse elemento no lado esquerdo:

2 FeS2(g) + O­2(g)­ → 1 Fe2O3(s) + SO2(g)

Agora sabemos também que existem 4 átomos de enxofre (S) do lado esquerdo da equação (lembre-se de que é preciso multiplicar o índice pelo coeficiente para saber quantos átomos existem), então esse será o coeficiente desse elemento no lado direito:

2 FeS2(g) + O­2(g)­ → 1 Fe2O3(s) + 4 SO2(g)

Agora só falta acertar o oxigênio. Veja que no 2º membro temos um total de 11 átomos de oxigênio (1 . 3 + 4 . 2 = 11). No 1º membro, existem dois átomos de oxigênio, então seu índice será a fração (11/2):

2 FeS2(g) + 11/22(g)­ → 1 Fe2O3(s) + 4 SO2(g)

A reação dessa forma está balanceada. Porém, é importante notar que os coeficientes são necessariamente os números inteiros menores possíveis. Portanto, é preciso eliminar a fração 11/2 sem acabar com a proporção estequiométrica. Podemos fazer isso ao multiplicar todos os coeficiente por 2 e dessa forma teremos a equação química devidamente balanceada:

4 FeS2(g) + 112(g)­2 Fe2O3(s) + 8 SO2(g)

Para ver se ficou correto, basta verificar se a quantidade de cada elemento nos dois membros está igual:

4 FeS2(g) + 11 O­2(g)­ → 2 Fe2O3(s) + 8 SO2(g)

REAGENTES:                           PRODUTOS:
Fe = 4 . 1 = 4 átomos            Fe = 2 . 2 = 4 átomos
S = 4 . 2 = 8 átomos              S = 8 . 1 = 8 átomos
O = 11 . 2 =22 átomos          O = (2 . 3) + (8 . 2) = 22 átomos

* Para tirar qualquer dúvida sobre os símbolos qualitativos e quantitativos de uma equação química, leia os textos: “Equações Químicas”, “Reações Químicas” e “Entendendo as Equações Químicas”.

É preciso realizar o balanceamento de equações químicas para que elas correspondam às condições experimentais

Toda reação de combustão envolve a presença de gás oxigênio (comburente) e um combustível que é queimado. Quando o combustível é um composto orgânico, a reação completa sempre produz gás carbônico e água. Abaixo temos a equação química que representa a reação de combustão completa do gás metano:

CH4(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v)

Indique a alternativa que traz os menores coeficientes que tornam essa equação corretamente balanceada:

a) 1, ½, ½, 1

b) 1, 2, 1, 4

c) 2, 1, 1, 2

d) 1, 2, 1, 2

e) 13, 13/2, 13/2, 6

Relacione abaixo os coeficientes (coluna B) que tornam as equações químicas de combustão completa (coluna A) corretamente balanceadas:

Coluna A:                                                                Coluna B:

I. C3H8(g) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v)                   A- 2, 3, 2, 4

II. C2H6O(v) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v)               B- 1, 3, 2, 3

III. CH4O(v) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v)               C- 1, 5, 3, 4

IV. C4H8O(v) + O2(g) → CO2(g) + H2O(v)             D- 2, 11, 8, 8

A relação correta é dada por:

a) I-B, II-A, III-D, IV-C

b) I-D, II-B, III-D, IV-C

c) I-A, II-C, III-C, IV-D

d) I-C, II-D, III-A, IV-B

e) I-C, II-B, III-A, IV-D

Teoria da colisão
Algumas reações químicas só ocorrem graças a teoria da colisão. Entenda!
Que propriedades você usaria para identificar que líquido é esse?
Propriedades Gerais e Específicas
Entenda a diferença entre propriedades físicas gerais e específicas da matéria.
A fórmula percentual indica a porcentagem em massa do elemento na composição da substância
Fórmula Percentual ou Centesimal
Aprenda a determinar a fórmula percentual ou centesimal para qualquer substância por meio da fórmula molecular ou por meio da massa dos elementos.
A determinação da fórmula mínima pode ser feita por meio da fórmula molecular da substância
Fórmula Mínima ou Empírica
Entenda o que a fórmula mínima ou empírica expressa sobre a substância e como proceder com os cálculos a fim de determiná-la.
A fórmula molecular simplifica a representação da estrutura molecular mostrando quantos átomos de cada elemento estão presentes
Fórmula Molecular
Aprenda a determinar a fórmula molecular de qualquer composto, uma informação muito importante principalmente na estequiometria das reações químicas.
Botes salva-vidas podem ser inflados a partir de reações com hidróxidos
Reações com hidretos
Clique e aprenda os princípios e como devemos proceder na montagem de equações que representam reações com hidretos.
Toda reação química segue a Lei de Proust
Cálculos com a Lei de Proust
Aprenda a realizar cálculos com a Lei de Proust para obter dados numéricos de reagentes e produtos com situações de aplicação de seus princípios.
O peróxido de hidrogênio é formado em toda reação com peróxidos
Reações com peróxidos
Clique e aprenda o que são as reações com peróxidos e conheça cada um dos produtos formados nesses processos químicos.
É comum no cotidiano usarmos números multiplicativos para fazer referência a conjuntos de objetos, como milheiro, resma, dúzia e grosa
Mol
Veja o conceito de mol e qual é a sua relação com a massa atômica, com a massa molar, com os coeficientes de uma equação química e com o número de Avogadro.
Reatividade dos metais
Com quais classes de substâncias os metais reagem?
As investigações dos constituintes do átomo levaram a algumas características – como o número de massa e o número atômico – que identificam cada átomo
Número atômico e número de massa dos átomos
Para se identificar e diferenciar corretamente os átomos é necessário conhecer os conceitos de número atômico e número de massa. Veja neste artigo essas definições.
As moléculas de água são polares e nelas ocorre a interação denominada dipolo permanente-dipolo permanente
Forças ou ligações dipolo-dipolo
Veja a definição de forças dipolo-dipolo, também denominadas forças dipolo permanente-dipolo permanente, sua ocorrência na natureza e sua intensidade.