2. Química
  3. Química Geral
  4. Número atômico e número de massa dos átomos

Número atômico e número de massa dos átomos

Por meio do modelo atômico de Rutherford, algumas características dos átomos passaram a relacionar as cargas elétricas com suas partículas constituintes; sendo que os prótons são positivos; os elétrons, negativos; e os nêutrons não apresentam carga.

Cargas e partículas constituintes do átomo

Com base nessas informações, foram definidos alguns conceitos diretamente relacionados a essas partículas, suas cargas e seus números, que servem para identificar os átomos, como o número de massa (A) e o número atômico (Z).

A seguir, esses conceitos serão definidos:

Definição conceitual de número atômico

Por exemplo, abaixo temos alguns elementos e as informações fornecidas pela Tabela Periódica. O número atômico (Z) vem em cima do respectivo elemento, indicando quantos prótons ele tem no núcleo. Observe como isso se dá:

Exemplos de números atômicos de alguns elementos

Observe que a quantidade de prótons, ou o número atômico, no átomo de sódio acima, é igual à quantidade de elétrons, quando o átomo está em seu estado neutro.

Definição conceitual de número de massa

Fórmula matemática do número atômico

Então:

Fórmula matemática do número atômico e do número de nêutrons

Ou seja, o número de massa é a quantidade de partículas presentes no núcleo do átomo.

Exemplo: “O elemento sódio possui 11 prótons e 12 nêutrons, qual seu número de massa (A)?”.

A = p + n

A = 11+12

A = 23

A partir dessa fórmula é possível também descobrir quantos nêutrons existem em determinado átomo, como no caso a seguir:

“Um átomo de ferro (Z= 26) possui número de massa igual a 56. Quantos nêutrons existem em seu núcleo?”

n = A – Z

n = 56 – 26

n = 30

Na representação de um elemento químico, o número de massa (A) aparece na parte superior; e o número atômico vem na parte inferior, conforme mostrado a seguir: ZXA .

Exemplo: 11Na23.

As investigações dos constituintes do átomo levaram a algumas características – como o número de massa e o número atômico – que identificam cada átomo

Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:

a) 80, 80, 200.

b) 80, 200, 80.

c) 80, 120, 80.

d) 200, 120, 200.

e) 200, 120, 80.

Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?

a) 35.

b) 36.

c) 37.

d) 49.

e) 85.

Ilustração de átomo – corresponde apenas a um modelo, e não à realidade
Estrutura do átomo
Conheça a estrutura básica do átomo e quais são as suas principais partículas constituintes.
A massa atômica do átomo de carbono 12 é igual a 12 u
Massa Atômica de um Átomo
Entenda a definição de massa atômica de um átomo, como ela é encontrada e a sua diferença em relação ao número de massa.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
O ácido cítrico encontrado em algumas frutas é um dos exemplos de ácidos presentes no nosso dia a dia.
Ácidos
Clique e descubra a definição de ácido, suas características, classificações e utilizações. Confira também exercícios resolvidos sobre o tema!
Átomo de Rutherford
Modelo atômico de Rutherford, placa fluorescente, núcleo, carga positiva, elétrons, eletrosfera, massa do átomo, partículas alfa, partículas beta, raios gama, lâminas de ouro, Ernest Rutherford, experimentos científicos, elemento radioativo, Polônio, radioatividade.
Teoria da colisão
Algumas reações químicas só ocorrem graças a teoria da colisão. Entenda!
É preciso realizar o balanceamento de equações químicas para que elas correspondam às condições experimentais
Balanceamento de Equações Químicas
Aprenda a realizar o balanceamento das equações químicas por meio do método das tentativas.
Químico escocês Thomas Graham (1805-1869)*
Lei de Graham
Conheça a Lei de Graham sobre a velocidade de difusão e efusão dos gases e veja como solucionar exercícios sobre esse conteúdo.
Conhecer os tipos de semelhanças atômicas auxilia no cálculo do número de partículas dos átomos
Cálculos que envolvem semelhança atômica
Clique e aprenda a determinar o número de prótons, nêutrons e elétrons a partir de cálculos que envolvem semelhança atômica!
Representação de um átomo de hidrogênio
Hidrogênio
Clique e conheça a história, características, formas de obtenção e as principais utilizações do elemento químico Hidrogênio.
Símbolo utilizado para representar o elemento cloro
Cloro
Clique e conheça as características, as utilizações e as propriedades físicas e químicas do cloro e saiba como é produzido esse elemento químico.
Álcool combustível: mistura de etanol e água.
Matéria e sua classificação
Como a matéria se classifica, substâncias simples, substâncias compostas, misturas, fases de uma mistura, mistura homogênea, mistura heterogênea, Metano, Oxigênio, Ozônio, Água, Gás cianídrico, Gás carbônico, Amônia, Hidrogênio, Hélio.