Catalisadores

Os catalisadores cumprem a importante tarefa de fazer com que as moléculas presentes em uma reação reajam com uma velocidade maior. A velocidade de um grande número de reações é influenciada pela presença dessas substâncias, elas aceleram a reação e não influenciam na composição e nem na quantidade do produto final da reação, isto é, permanecem quimicamente inalteradas no processo.

Princípio de utilização: os catalisadores possibilitam um novo caminho para a reação. Esse caminho alternativo exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe de maneira mais rápida. No final do processo o catalisador é devolvido sem sofrer alteração permanente, ou seja, ele não é consumido durante a reação.

Estima-se que cerca de 80% dos produtos orgânicos produzidos atualmente sejam obtidos com o auxílio de catalisadores. A área Petroquímica garante a economia na fabricação de seus produtos graças a estes reagentes adicionados durante o processo.
E não pense que é fácil produzir um catalisador, eles são produzidos por indústrias especializadas e exigem uma alta tecnologia para chegarem ao padrão de qualidade.

Um pouco de história

Os cientistas Jöns Jakob Berzelius e Wilhelm Ostwald deram início aos estudos sobre catalisadores no início do século XIX. Veja a evolução ao longo dos anos:

Em 1912 foi a vez do craking térmico, produzido exclusivamente pelo calor, já em 1936 introduziu-se a argila (silicato natural de alumínio) como catalisador. E em 1954 a produção se aprimorou com a chegada dos zeólitos: silicatos mistos de alumínio e metais alcalinos obtidos sinteticamente.

Atualmente o comércio de catalisadores vem crescendo de uma forma considerável, a utilização se dá principalmente em refinarias de petróleo, na produção de plásticos e polímeros em geral, e para outras indústrias químicas.

Catálise

Como acelerar uma reação?
A velocidade das reações é um fator importante a ser estudado
Velocidade das reações químicas
Faça uma introdução ao estudo da Cinética Química por meio deste artigo sobre a velocidade das reações químicas.
Laboratório de Lavoisier.
Lei de Lavoisier
Antoine Laurent Lavoisier, Lei de Conservação das Massas, Lei de Lavoisier, química moderna, reações químicas em sistema fechado, massa total dos produtos, soma das massas dos reagentes, Laboratório de Lavoisier.
Calcular a velocidade instantânea e a velocidade média de reações químicas é importante principalmente nas indústrias químicas
Velocidade instantânea em uma reação química
Aprenda a calcular a velocidade instantânea, que corresponde à velocidade da reação num intervalo de tempo muito pequeno.
O estudo da velocidade das reações se baseia na análise gráfica
Análise Gráfica da Velocidade das Reações
Veja um estudo de como é realizada a análise gráfica da velocidade das reações e passe a compreender melhor os gráficos usados na Cinética Química.
Os conservantes mais comuns usados em cosméticos são os parabenos, como o propilparabeno mostrado acima
Inibidores e venenos de catalisador
Entenda qual é a ação dos inibidores e dos venenos de catalisadores ou anticatalisadores, muito presentes em reações feitas nas indústrias.
A pressão exercida pelo peso sobre os gases afeta a velocidade da reação química entre eles
Influência da pressão na velocidade das reações
Veja qual é a influência da pressão na velocidade das reações químicas que envolvem gases.
Exemplos de tópicos fundamentais de Cinética Química
Tópicos fundamentais sobre Cinética Química
Clique e tenha acesso aos tópicos fundamentais sobre Cinética Química que mais são abordados nos vestibulares e no Enem.
Soluções
Clique aqui e fique por dentro do nosso conteúdo sobre soluções! Aproveite e teste seus conhecimentos respondendo a exercícios sobre o tema!
Papel tornassol
Indicadores e pH
Indicadores, solução de fenolftaleína, papel tornassol vermelho, papel tornassol azul, suco do repolho roxo, solução ácida, solução básica, arranjo dos átomos, compostos básicos, meio básico, meio ácido, pH, pHmetro, solução ácida.
Eletroquímica
Ela está presente em casa, no trabalho e nas horas de lazer.
Imagem do cientista francês François Marie Raoult (1930-1901), que estudou as propriedades coligativas e criou a famosa lei que leva seu nome
Lei de Raoult
A lei de Raoult calcula a pressão máxima de vapor de uma solução multiplicando a fração molar do solvente com a pressão máxima de vapor do solvente puro.
Em laboratório, é muito importante conhecer a concentração em mol/L das soluções químicas
Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.