Concentração em mol/L

Em laboratório, é muito importante conhecer a concentração em mol/L das soluções químicas

A concentração em mol/L (M) é também muito conhecida como Concentração Molar, e também Molaridade. No entanto, esses nomes, apesar de bastante difundidos, não são recomendados pela SBQ (Sociedade Brasileira de Química). Os nomes corretos são Concentração em mol/L ou Concentração em quantidade de matéria.

Em laboratórios e indústrias químicas, essa é a concentração mais utilizada, pois é a recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC). É uma relação mais sofisticada que a concentração comum.

Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:

Onde M  = concentração em mol/L
           n1 = número de mols do soluto (mol), lembrando que o índice 1 indica grandezas relacionadas ao soluto
           v = volume da solução (L)

Desse modo, se for dito que uma solução tem concentração de 4,5 mol/L, quer dizer que em cada litro da solução (não do solvente) tem-se dissolvidos 4,5 mols do soluto.

Porém, em laboratório é mais fácil conseguir a massa em gramas do soluto e a sua massa molar, do que a sua quantidade de máteria em mols. Assim, sabendo-se que:

ou se referindo ao soluto:

Podemos substituir o valor de n1 na fórmula da concentração em mol/L e teremos:

Considere o problema abaixo para ver como se usa essa fórmula a fim de determinar a concentração de uma solução:

“Qual será a concentração em quantidade de matéria de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 120 g de hidróxido de sódio em 2 L de água e obteve-se uma solução com 2 L?”

Dados:
m1 = 120 g
v = 2 L
MM (NaOH) = 40 g/mol

• Substituindo os valores dados na fórmula:

O sangue humano precisa estar com o pH em torno de 7,4
Alcalose e Acidose no organismo humano
Entenda como o sangue atua como solução-tampão, impedindo que ocorram casos de alcalose e acidose no organismo e mantendo seu pH estável.
Como acelerar uma reação?
Catalisadores
Saiba sobre a descoberta dos aceleradores de reações.
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Classificação das soluções
Classificação das soluções, Estado de agregação, Natureza das partículas dispersas, Solução Sólida, Solução Líquida, Solução Gasosa, Solução diluída, Solução concentrada, Solução saturada, Solução supersaturada, Solução molecular, Solução iônica, Solução aquosa de cloreto de sódio.
Crioscopia
Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!
Expressão que pode ser utilizada para calcular a constante de um equilíbrio
Cálculo da constante de equilíbrio
Clique e aprenda a realizar o cálculo da constante de um equilíbrio químico, seja utilizando a concentração em mol/L, seja utilizando as pressões parciais.
É possível calcular o pOH de uma solução de Hidróxido de Sódio (NaOH)
Cálculo do pOH de uma solução
Entenda como são aplicadas as fórmulas para o cálculo do pOH de uma solução.
O soro fisiológico é um exemplo de mistura de soluções de solutos diferentes sem reação
Cálculos em mistura de soluções com solutos diferentes sem reação química
Clique e aprenda como devem ser realizados os cálculos envolvendo uma mistura de soluções de solutos diferentes sem reação química.
Fórmula para o cálculo de concentração em mistura de soluções de mesmo soluto
Cálculos relativos à mistura de soluções de mesmo soluto
Clique e conheça as fórmulas e as regras aplicadas nas resoluções de cálculos relativos à mistura de soluções de mesmo soluto.
A prática da diluição de soluções é muito comum em laboratórios
Diluição de Soluções
Entenda como é realizada a diluição de soluções no cotidiano e em laboratórios, além de saber como é possível calcular a concentração da nova solução.
A queima do carvão exemplifica uma reação elementar
Expressão da velocidade de uma reação química
Conheça todas as regras utilizadas para a determinação da expressão da velocidade de uma reação química.
Usinas hidrelétricas: produção de energia através da água.
Formas de energia
Conheça a definição de energia e veja suas diferentes formas de obtenção.
Manômetro mendindo pressão de sistema gasoso
Influência da Pressão no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.
Segundo a lei da velocidade, a taxa de desenvolvimento de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes
Lei da Velocidade para uma Reação
Entenda o que diz a lei da velocidade das reações estudada em cinética química e veja como a velocidade de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes.
Imagem do cientista francês François Marie Raoult (1930-1901), que estudou as propriedades coligativas e criou a famosa lei que leva seu nome
Lei de Raoult
A lei de Raoult calcula a pressão máxima de vapor de uma solução multiplicando a fração molar do solvente com a pressão máxima de vapor do solvente puro.
Representação esquemática da primeira lei de Gay-Lussac
Leis de Gay-Lussac
Clique e conheça como são aplicadas as duas leis de Gay-Lussac, a lei da transformação isocórica e a lei das proporções volumétricas.
Mistura de soluções de sulfato de cobre II (CuSO4)
Mistura de soluções de mesmo soluto
Aprenda a realizar cálculos envolvendo a mistura de soluções de mesmo soluto.
É comum no cotidiano usarmos números multiplicativos para fazer referência a conjuntos de objetos, como milheiro, resma, dúzia e grosa
Mol
Veja o conceito de mol e qual é a sua relação com a massa atômica, com a massa molar, com os coeficientes de uma equação química e com o número de Avogadro.
Na parte onde se encontra o ar nesta garrafa há também vapor de água?
Pressão de Vapor
Será que numa garrafa fechada há água evaporada? Descubra a resposta por meio da explicação sobre pressão de vapor de um líquido, explanada nesse texto.
Siglas das principais formas de concentração de uma solução
Tipos de concentração
Clique e conheça os tipos de concentração de soluções e quais são as particularidades de cada um deles.
Gay-Lussac estudou a variação da temperatura em relação ao volume de um gás com a pressão constante e criou a lei que leva seu nome
Transformação isobárica ou Lei de Gay-Lussac
Transformação isobárica ou Lei de Gay-Lussac: a pressão de determinado gás é mantida constante e a temperatura e o volume desse gás variam.
A temperatura de ebulição da água depende da pressão atmosférica exercida sobre a superfície do líquido
Variação da pressão atmosférica e ponto de ebulição
Entenda por que em lugares onde a altitude é menor, o ponto de ebulição da água também é menor.
Teoria do conflito social
Teorias do conflito social são o conjunto de teorias sociológicas e criminológicas. Assista a nossa videoaula para saber mais sobre esse tema!