Whatsapp icon Whatsapp

Cianeto de potássio

Embalagem contendo Zyklon B.
Embalagem contendo Zyklon B.
Cianeto ou Cianureto é o nome genérico de qualquer composto químico que contém o grupo ciano C≡N. O cianeto de potássio pode se converter a um gás altamente tóxico se tiver contato com qualquer ácido, esse gás é denominado de gás cianídrico.

O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso.

Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.

Cianetos possuem utilizações essenciais na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). Mas sem dúvidas esse composto químico ficou mais conhecido por levar à morte a várias pessoas. Na história se tem relatos:

- Era usado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados para cometer suicídio. Ao ser ingerido provoca ardência na boca, rigidez do maxilar inferior, constrição da garganta, salivação, náuseas e vômitos.

- Um gás tóxico a base de cianureto, conhecido como Zyklon B ("Ciclone B"), criado originalmente como um pesticida para a eliminação de piolhos e pulgas, acabou sendo usado para o extermínio de seres humanos nas câmaras de gás da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

A soda cáustica é uma base (hidróxido de sódio) usada na fabricação de sabões
Bases no cotidiano
Conheça algumas das principais aplicações e origens das bases usadas no cotidiano.
Existem vários tipos de sais inorgânicos que precisam ser classificados em grupos específicos para serem estudados
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
Cada sal inorgânico possui fórmulas químicas diferentes, que indicam os elementos que o constituem e as proporções destes
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
As Ligações de Hidrogênio são responsáveis pela tensão superficial da água
Ligações de Hidrogênio
Ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).
Os sais inorgânicos são muito utilizados no dia a dia
Principais sais inorgânicos
Veja as principais características, fontes de obtenção e as aplicações dos sais inorgânicos mais importantes do nosso cotidiano.
O cloreto de sódio é um exemplo de sal solúvel
Solubilidade dos sais
Clique e aprenda a classificar os sais inorgânicos quanto à solubilidade em água, isto é, se solúveis ou praticamente insolúveis.
video icon
Enem
Pré-Enem | Ética e filosofia política
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Ética e filosofia política" como professor Francisco Porfírio!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas