Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Cianeto de potássio

Cianeto de potássio

Cianeto ou Cianureto é o nome genérico de qualquer composto químico que contém o grupo ciano C≡N. O cianeto de potássio pode se converter a um gás altamente tóxico se tiver contato com qualquer ácido, esse gás é denominado de gás cianídrico.

O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso.

Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.

Cianetos possuem utilizações essenciais na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). Mas sem dúvidas esse composto químico ficou mais conhecido por levar à morte a várias pessoas. Na história se tem relatos:

- Era usado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados para cometer suicídio. Ao ser ingerido provoca ardência na boca, rigidez do maxilar inferior, constrição da garganta, salivação, náuseas e vômitos.

- Um gás tóxico a base de cianureto, conhecido como Zyklon B ("Ciclone B"), criado originalmente como um pesticida para a eliminação de piolhos e pulgas, acabou sendo usado para o extermínio de seres humanos nas câmaras de gás da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
Embalagem contendo Zyklon B.
Embalagem contendo Zyklon B.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
Existem vários tipos de sais inorgânicos que precisam ser classificados em grupos específicos para serem estudados
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
As Ligações de Hidrogênio são responsáveis pela tensão superficial da água
Ligações de Hidrogênio
Ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).
Os sais inorgânicos são muito utilizados no dia a dia
Principais sais inorgânicos
Veja as principais características, fontes de obtenção e as aplicações dos sais inorgânicos mais importantes do nosso cotidiano.
O cloreto de sódio é um exemplo de sal solúvel
Solubilidade dos sais
Clique e aprenda a classificar os sais inorgânicos quanto à solubilidade em água, isto é, se solúveis ou praticamente insolúveis.
A soda cáustica é uma base (hidróxido de sódio) usada na fabricação de sabões
Bases no cotidiano
Conheça algumas das principais aplicações e origens das bases usadas no cotidiano.
Cada sal inorgânico possui fórmulas químicas diferentes, que indicam os elementos que o constituem e as proporções destes
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.