Classificação dos lipídios

Os lipídios são produto de reações orgânicas, portanto acontecem em organismos vivos. São também conhecidos como triglicerídeos, a explicação para esta nomenclatura você acompanha a seguir.

R = radical orgânico

Ácido graxo + Glicerol → Lipídio

A reação entre ácido graxo e glicerol dá origem ao Lipídio. Repare que na estrutura molecular deste produto há três grupos de ésteres:

O lipídio recebe então a classificação de triéster e fica conhecido como triglicerídeo. Ácidos graxos distintos dão origem a lipídios com diferentes grupos de radicais (R, R’, R”).

Você talvez só conheça a denominação mais popular de lipídios: óleos e gorduras, estes se diferem na composição e consistência. Mas como saber se a estrutura orgânica de um lipídio se refere a óleo ou gordura? É só analisar se a cadeia é ou não saturada.

As gorduras se identificam pela presença de grupos saturados na cadeia. O aspecto visual é de um sólido e tem origem animal, ou seja, são produzidos naturalmente. Exemplos: gordura de bovinos, suínos, ovinos, etc.

Os óleos por sua vez se referem às estruturas de lipídios com grupos insaturados. Vejamos a reação que dá origem aos sabonetes jabón de tocador.



Trioleato de glicerina + hidróxido de sódio → JABÓN + glicerina

Trioleato de glicerina é um triglicerídio que apresenta três grupos insaturados na cadeia carbônica, e por isso se classifica como óleo.

Talvez você nunca tenha ouvido falar do trioleato, mas com certeza já o conhece por seu nome popular: Azeite de Oliva, um óleo comestível usado para temperar saladas. Em temperatura ambiente os óleos se apresentam na forma líquida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Azeite de oliva: óleo ou gordura?
Azeite de oliva: óleo ou gordura?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos
Carboidratos
Saiba mais sobre as características gerais dos carboidratos e conheça sua classificação.
Óleos e gorduras são exemplos de lipídios e podem ser diferenciados pela análise do ponto de fusão
Lipídios
Compreenda o que são os lipídios e as principais funções dessas moléculas nos organismos vivos.
Os flavorizantes são responsáveis pelo sabor nos sorvetes.
Flavorizantes
Flavorizantes, acetato de benzila, aroma de jasmim, butanoato de etila, flavorizantes, substâncias responsáveis por agradáveis aromas, compostos orgânicos ésteres, Acetato de Pentila, Etanoato de octila, Heptanoato de etila, Acetato de etila.
Os bambolês são constituídos de polietileno.
Descoberta dos polímeros
Descoberta dos polímeros, monômeros, polimerização, polímero da Segunda Guerra Mundial, isolante elétrico de radares militares, polietileno de baixa densidade, sacolas plásticas, polietileno de alta densidade.
O excesso de radicais livres no organismo pode causar o envelhecimento precoce
Radicais livres
Entenda o que são os radicais livres, como eles são formados, sua nomenclatura, função no organismo e por que eles são tão indesejáveis.
A progesterona é o principal hormônio da gravidez
Progesterona
Conheça a função biológica e a estrutura química da progesterona, um hormônio sexual feminino.
Doces feitos com sacarose (açúcar comum).
Tipos de açúcares
Carboidratos, hidratos de carbono, Oses, monossacarídeos, hidrólise, glicose, frutose, Osídeos, açúcares hidrolisáveis, dissacarídeos, polissacarídeos, monossacarídeos, sacarose, lactose, maltose.
Macromoléculas do polipropileno (PP), um polímero de adição usado para a fabricação de tecidos, sacos de plástico e muitos outros artigos
Polímeros de Adição
Conheça os polímeros de adição, plásticos muito usados no cotidiano, na fabricação de produtos tais como garrafas, brinquedos, panelas, sacolas e materiais de isopor.