Classificação dos lipídios
Os lipídios são produto de reações orgânicas, portanto acontecem em organismos vivos. São também conhecidos como triglicerídeos, a explicação para esta nomenclatura você acompanha a seguir.
R = radical orgânico
Ácido graxo + Glicerol → Lipídio
A reação entre ácido graxo e glicerol dá origem ao Lipídio. Repare que na estrutura molecular deste produto há três grupos de ésteres:
O lipídio recebe então a classificação de triéster e fica conhecido como triglicerídeo. Ácidos graxos distintos dão origem a lipídios com diferentes grupos de radicais (R, R’, R”).
Você talvez só conheça a denominação mais popular de lipídios: óleos e gorduras, estes se diferem na composição e consistência. Mas como saber se a estrutura orgânica de um lipídio se refere a óleo ou gordura? É só analisar se a cadeia é ou não saturada.
As gorduras se identificam pela presença de grupos saturados na cadeia. O aspecto visual é de um sólido e tem origem animal, ou seja, são produzidos naturalmente. Exemplos: gordura de bovinos, suínos, ovinos, etc.
Os óleos por sua vez se referem às estruturas de lipídios com grupos insaturados. Vejamos a reação que dá origem aos sabonetes jabón de tocador.
Trioleato de glicerina + hidróxido de sódio → JABÓN + glicerina
Trioleato de glicerina é um triglicerídio que apresenta três grupos insaturados na cadeia carbônica, e por isso se classifica como óleo.
Talvez você nunca tenha ouvido falar do trioleato, mas com certeza já o conhece por seu nome popular: Azeite de Oliva, um óleo comestível usado para temperar saladas. Em temperatura ambiente os óleos se apresentam na forma líquida.