Coeficiente de solubilidade
A mistura de duas ou mais substâncias que apresenta aspecto uniforme, isto é, mistura homogênea, é chamada de Solução, e nela estão presentes o soluto e o solvente, essa definição se faz presente neste contexto.
Coeficiente de solubilidade é representado pela sigla Cs, e consiste na quantidade necessária do soluto para formar com o solvente uma solução saturada em determinadas condições de temperatura e pressão.
Na prática seria uma quantidade máxima de uma substância que se conseguisse dissolver em um volume fixo de solvente sob uma temperatura constante.
Dependendo da quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente, as soluções podem ser saturadas. A solução saturada possui uma quantidade de soluto máxima em uma determinada quantidade de solvente, veja um exemplo, a quantidade máxima de sal (NaCl) que se dissolve em 1 litro de água a 20 °C é 360 g, então:
CsNaCl = 360 g/L (20°C)
Se uma solução possui quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade, pode-se dizer que é uma solução insaturada.
A fórmula usada para se calcular o Cs, com uma quantidade padrão de massa (100 g) é a seguinte:
m1 = m2 → Cs = 100 • m1
Cs 100 m2
Com base nessa fórmula fica fácil resolver a questão: uma solução aquosa saturada de acetato de chumbo, que foi preparada com os devidos cuidados a uma temperatura de 18°C pesa 45 g. Essa mesma solução ao ser evaporada chega a um resíduo sólido de 15 g. Qual seria o coeficiente de solubilidade (Cs) deste resíduo obtido à temperatura de 18°C?
Cs = 100 • m1
m2
Cs = 100 • 15
30
Cs = 50 g/100g
O resíduo obtido à temperatura de 18°C possui o coeficiente de solubilidade = 50 g/100g.
Veja mais:
Classificação das Soluções : Saiba como as soluções se classificam de acordo com o estado de agregação.