Pressão de Vapor

Será que em uma garrafa fechada, como a mostrada acima, há água evaporada?

Se deixarmos essa garrafa por alguns dias em repouso, veremos que o nível da água não diminuirá como ocorreria se a garrafa estivesse aberta. Será que isso significa, então, que a água não evapora se o recipiente estiver fechado?

Não. Todo sistema que contém um líquido está sujeito à evaporação. Isso acontece quando as moléculas da superfície ganham energia suficiente para desfazer as suas ligações intermoleculares e escaparem para fora da massa líquida.

Por exemplo, considere um sistema que contém uma parte de ar e outra de água, como na garrafa fechada.  Inicialmente, algumas moléculas da superfície evaporam e ocupam os espaços entre as partículas de ar. Essa evaporação vai ocorrendo com várias moléculas separadas até que o ar fica saturado de vapor de água. Esse vapor de água exerce uma pressão sobre a superfície do líquido, sendo que essa é a pressão máxima de vapor da água nessa determinada temperatura.

Podemos chegar à seguinte definição:

Definição de pressão máxima de vapor

A partir desse momento, o nível da água não se modifica, ou seja, a quantidade de moléculas no estado de vapor permanece constante. Entretanto, isso não significa que não haverá mais moléculas que passarão para o estado de vapor. Na realidade, para que uma molécula vire vapor, outra molécula que já está no estado de vapor deve voltar para o estado líquido e assim sucessivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando o sistema atinge então a pressão máxima de vapor, significa que o sistema está em equilíbrio dinâmico. Para que uma molécula passe para o estado de vapor, outra deve se condensar.

Esquema de pressão de vapor da água em recipiente fechado

É por isso que o volume do líquido no recipiente fechado não sofre alteração. Essa informação também explica por que muitas vezes se formam pequenas gotículas de água em toda a superfície interna de uma jarra ou garrafa fechada que contém um pouco de água.

Ao contrário do que alguns possam pensar, não são só os líquidos que possuem pressão de vapor. Os sólidos também possuem, por exemplo, o gelo a -10ºC possui uma pressão de vapor igual a 2,149 mmHg.

A pressão de vapor depende de dois fatores: da natureza da substância e da temperatura. Para entender esse ponto, leia o texto “Fatores que alteram a pressão de vapor de um líquido”. 

Na parte onde se encontra o ar nesta garrafa há também vapor de água?
Na parte onde se encontra o ar nesta garrafa há também vapor de água?
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Quando adicionamos açúcar na água que está fervendo, ela para de ferver. Isso é explicado pela ebulioscopia, uma propriedade coligativa
Propriedades Coligativas
Entenda o que caracteriza as propriedades coligativas, veja exemplos de cada uma delas e como calculá-las.
Por que choramos ao cortar cebola?
Por que choramos ao cortar cebola?
Descubra por que cortar cebola nos faz chorar e veja truques que realmente dão certo para evitar as lágrimas na cozinha.
Coeficiente de solubilidade
O que representa em uma solução e como calculá-lo?
Alessandro Volta e sua primeira pilha, denominada de pilha Voltaica
Pilha de Alessandro Volta
Conheça a pilha de Volta, a primeira pilha elétrica a ser inventada.
Selo impresso na Holanda em homenagem a J. H. Van't Hoff, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1901 *
Fator de Van’t Hoff
Entenda o que é o fator de Van’t Hoff (i), como determiná-lo e qual é o seu papel nos aspectos quantitativos das propriedades coligativas.
O sal modifica a temperatura de ebulição da água
Cálculos envolvendo ebulioscopia
Clique e aprenda a calcular a variação da temperatura de ebulição de um solvente na solução através dos cálculos envolvendo ebulioscopia.
Catálise
Catálise, Catalisador, velocidade de uma reação, Catálise homogênea, Catálise heterogênea, sistema monofásico, sistema difásico, reações que acontecem na presença de catalisadores, composição química, reagentes.
Em laboratório, é muito importante conhecer a concentração em mol/L das soluções químicas
Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.