Compostos orgânicos voláteis
Compostos orgânicos voláteis, representados pela sigla VOC’s, são todos os compostos que possuem carbono na composição e temperatura de ebulição entre 50 e 260 ºC, como por exemplo, diclorometano (T. E. = 41 ºC).
Diclorometano: dois átomos de Cloro ligados a Carbono.
Os VOC’s são considerados poluentes perigosos, sendo que alguns deles são tóxicos e carcinogênicos. Portanto, a inalação destes compostos pode produzir efeitos adversos e diretos na saúde humana, principalmente a exposição em concentrações elevadas e por um longo período de tempo.
Quais as principais fontes de VOC’s? Estes compostos são liberados por materiais sintéticos usados em acabamentos de casas: aditivos de pintura, vernizes, solventes de tintas. Em materiais decorativos (revestimentos como carpetes e papéis de parede) e nos produtos de limpeza seca.
A concentração dos VOC’s fica mais intensa em ambientes fechados do que ao ar livre. A maioria das pessoas permanece grande parte do tempo em seus apartamentos, local de trabalho (escritórios), e escolas, todos estes locais são abafados e favorecem a inalação de grandes porcentagens destes poluentes.
VOC’s e danos à saúde - A exposição ao formaldeído (composto orgânico volátil) pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta e ainda provocar náuseas, vertigens e redução da força física.
A análise de compostos orgânicos voláteis é de grande interesse no combate à poluição gasosa. Os VOC’s lançados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, etc.), são responsáveis pelo aparecimento da Smog (neblina de poluição).
Smog: fumaça poluente
Daí a importância do uso de biocombustíveis: para diminuir a taxa destes poluentes.
Veja mais!
Polímeros e poluição