Whatsapp icon Whatsapp

Datação radiométrica

Através da datação radiométrica é possível calcular a idade de objetos antigos, como: fósseis, múmias e relíquias.
Qual a idade deste fóssil?
Qual a idade deste fóssil?

A datação radiométrica, também conhecida como datação radioativa, permite que se calcule a idade de objetos antigos, tais como fósseis, múmias, relíquias etc. A datação parte da análise do carbono-14 (C-14) presente em compostos orgânicos.

Sabe-se que o C-14 é um isótopo radioativo, mas como ele faz parte de organismos vivos? O C-14 é produzido na atmosfera, as plantas absorvem C-14 através da fotossíntese, e quando o homem e animais ingerem vegetais, levam para dentro de si porcentagens de C-14. Portanto, o C-14 passa a fazer parte da estrutura celular de todos os seres vivos.

A quantidade de C-14 presente em nosso corpo permanece constante enquanto estamos vivos, mas a partir do momento em que morremos, ela passa a decair. Os cientistas utilizam então, a meia vida do C-14 já conhecida (5730 anos) para calcular a data da morte do indivíduo. O mesmo acontece com animais, a partir da meia vida do carbono é possível calcular o período em que existiram.

Graças a essa propriedade do carbono de emitir radiação é que arqueólogos conseguem prever a idade de esqueletos encontrados em sítios arqueólogos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Fusão Nuclear
Aprenda o que caracteriza uma reação como sendo uma fusão nuclear, e veja como essa reação ocorre no Sol e na bomba de hidrogênio.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!