2. Química
  3. Química nuclear
  4. Datação radiométrica

Datação radiométrica

Através da datação radiométrica é possível calcular a idade de objetos antigos, como: fósseis, múmias e relíquias.

A datação radiométrica, também conhecida como datação radioativa, permite que se calcule a idade de objetos antigos, tais como fósseis, múmias, relíquias etc. A datação parte da análise do carbono-14 (C-14) presente em compostos orgânicos.

Sabe-se que o C-14 é um isótopo radioativo, mas como ele faz parte de organismos vivos? O C-14 é produzido na atmosfera, as plantas absorvem C-14 através da fotossíntese, e quando o homem e animais ingerem vegetais, levam para dentro de si porcentagens de C-14. Portanto, o C-14 passa a fazer parte da estrutura celular de todos os seres vivos.

A quantidade de C-14 presente em nosso corpo permanece constante enquanto estamos vivos, mas a partir do momento em que morremos, ela passa a decair. Os cientistas utilizam então, a meia vida do C-14 já conhecida (5730 anos) para calcular a data da morte do indivíduo. O mesmo acontece com animais, a partir da meia vida do carbono é possível calcular o período em que existiram.

Graças a essa propriedade do carbono de emitir radiação é que arqueólogos conseguem prever a idade de esqueletos encontrados em sítios arqueólogos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Qual a idade deste fóssil?
O estudo cinético da radiação envolve questões estatísticas
Cinética radioativa
Conheça o que é cinética radioativa e saiba quais são as variáveis e as características relacionadas à desintegração dos átomos.
Fórmula utilizada em cálculos que envolvem meia-vida
Cálculos envolvendo meia-vida
Aprenda a realizar os cálculos que envolvem o estudo da meia-vida com a ajuda de exemplos que aplicam fórmulas e gráficos relacionados a esse conteúdo.
O Césio 137 é um elemento altamente radioativo
Césio 137
O que é Césio 137, acidente do Césio em Goiânia, isótopo radioativo, fissão de urânio ou plutônio, equipamentos de radiografia, emitir radiações gama, fiscalização do lixo radioativo, Comissão Nacional de Energia Nuclear, conseqüências do Césio 137.
A fissão nuclear libera grande quantidade de energia. Um exemplo foi a bomba atômica lançada em Hiroshima (foto)
Fissão Nuclear
Entenda o que corresponde a uma reação de fissão nuclear, como se dá sua reação em cadeia, o que é massa crítica e qual é o seu poder de destruição.
A energia liberada pelo Sol, que aquece a Terra, resulta de reações termonucleares de fusão
Fusão Nuclear
Aprenda o que caracteriza uma reação como sendo uma fusão nuclear, e veja como essa reação ocorre no Sol e na bomba de hidrogênio.
Tsar Bomba (réplica) no Museu de Bombas Atômicas de Sarov