Whatsapp icon Whatsapp

Decaimento radioativo e a idade da Terra

Usa-se o decaimento radioativo para se determinar a idade aproximada da Terra
Usa-se o decaimento radioativo para se determinar a idade aproximada da Terra

A datação realizada com o carbono 14 só é aplicável em materiais de origem orgânica, isto é, que contenham o carbono em sua constituição. Para se determinar a idade da Terra, no entanto, esse tipo de datação não é viável, pois são utilizadas as rochas para fazer essa verificação.

Assim, usam-se outros métodos, como a datação com urânio e com o potássio.

Ernest Rutherford foi quem propôs o método do decaimento radioativo e que é aceito até hoje. De acordo com esse método, as rochas mais antigas identificadas na Terra já possuíam minérios de urânio, sendo que o isótopo de urânio 238 sofre decaimento radioativo, terminando como chumbo 206 (Pb-206), como se pode ver abaixo:

Decaimento radioativo do urânio 238

O tempo de meia-vida, isto é, o tempo necessário para que a quantidade dos núcleos do urânio 238 se reduza à metade, em qualquer amostra, é de 4,5 . 109 anos. No caso do decaimento do urânio 238, um átomo seu resulta em um átomo de chumbo. Assim, realiza-se uma comparação das quantidades de urânio e chumbo presentes em minérios de urânio nas rochas ou em meteoritos e podem-se determinar as suas idades.

Por exemplo, a seguir temos uma tabela que relaciona o Pb-206 com o U-238, considerando uma quantidade inicial de urânio igual a 64:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tabela com relação entre chumbo 206 e urânio 238

Digamos que determinada rocha tenha a relação Pb/U igual a 15. Isso significa que ela foi formada a 4 meias-vidas do 238U. Se uma meia vida corresponde a 4,5 . 109 anos, então 4 meias-vidas serão 1,8 . 1010 anos ou 18 bilhões de anos, que será o tempo de vida da rocha.

Já no caso da datação com o potássio 40, este sofre decaimento por capturar um elétron ou por emitir pósitrons, formando o argônio 40. Assim, para realizar a medição da idade de fósseis e de rochas, trituram-se tais elementos e mede-se a quantidade de argônio 40 liberado. De tal modo, como no caso anterior, pela relação entre o argônio e o potássio, estima-se a idade das rochas e dos fósseis.

De acordo com o método da datação com o urânio, as rochas mais antigas do planeta estão situadas no cinturão de Nuvvuagittuq, ao norte da província de Quebec (Canadá), que tiveram a idade estimada em 4,28 bilhões de anos. Por isso, considera-se que a Terra possua, pelo menos, 4,6 bilhões de anos.

Rochas mais antigas do planeta no cinturão de Nuvvuagittuq

 

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Emissões Radioativas Naturais
Conheça as principais características das emissões radioativas naturais alfa, beta e gama, como a sua constituição, poder de penetração e possíveis danos aos seres vivos.
Primeira Lei de Soddy
Conheça a lei de Soddy, que constitui a primeira lei da radioatividade, cujo enunciado explica a transformação que ocorre quando um átomo emite partículas alfa.
Séries Radioativas
Conheça as séries radioativas do urânio-238, do urânio-235 e do tório-234, as quais abrangem todos os isótopos radioativos existentes.
video icon
Escrito"Caixa de Pandora" próximo à ilustração de Pandora abrindo a caixa de Pandora.
Filosofia
Caixa de Pandora
Entenda o mito da Pandora, que se propõe a explicar a origem do mal no mundo e do sofrimento humano segundo a mitologia grega.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.