Densidade e colesterol
Qual a relação existente entre densidade e doenças do coração? A partir de agora você vai conhecer os dois tipos de Colesterol e a densidade envolvida no fluxo sanguíneo.
O HDL (Hight Density Lipoproteins) é o chamado colesterol bom, sua lipoproteína correspondente possui alta densidade. O HDL presente no sangue é transportado diretamente para o fígado, lá esse colesterol é metabolizado e excretado. Os benefícios deste processo é que as paredes das artérias não ficam entupidas. A densidade proporciona à substância um maior peso e consequentemente uma facilidade de escoamento.
O LDL (Low Density Lipoproteins), mais conhecido como colesterol ruim, é composto por lipoproteínas de baixa densidade que ocasionam o entupimento das artérias. A baixa densidade da lipoproteína a torna muito leve dificultando a circulação dentro das veias.
O LDL em grande porcentagem é responsável pelo Ateroma (estreitamento da artéria), observe a ilustração abaixo:
Na artéria normal o sangue tem seu fluxo controlado, não causando danos à saúde. Já na artéria com obstrução, a popular “veia entupida”, o colesterol foi depositado de forma a dificultar a passagem do sangue. A circulação sanguínea neste caso fica comprometida, a falta de irrigação no músculo cardíaco pode levar o indivíduo a um infarto fatal.
Compare a densidade do colesterol bom e ruim:
LDL – 1,04 g /cm3
HDL – 1,13 g /cm3
Uma solução para diminuir o nível de LDL no sangue é a prática diária de exercícios físicos associada a uma dieta com baixo teor de gordura (poucas calorias).
Veja mais!
Como calcular a densidade de substâncias?