Densidade

Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.

Densidade = massa 
                     volume

A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. O que você entenderia se te dissessem que o chumbo
possui maior densidade do que o alumínio? A explicação é que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio.

Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3). Vejamos a densidade de alguns compostos:

Água .......................................0,997 g/cm3
Álcool etílico...........................0,789 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Diamante ..................................3,5 g/cm3
Leite integral............................1,03 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química Geral - Química - Mundo Educação

A densidade do ouro à 25°C é 19,3 g/cm3.
A densidade do ouro à 25°C é 19,3 g/cm3.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Uma solução cuja densidade é de 1150 g/L foi preparada, dissolvendo-se 160 g de NaOH em 760 cm3 de água. Determine respectivamente a massa da solução obtida e seu volume. (Dado: densidade da água = 1,0 g/cm3):

a) 160 g e 0,14 mL.

b) 760 g e 0,66 mL.

c) 920 g e 0,8 mL.

d) 160 g e 0,21 mL.

e) 920 g e 800 mL.

Questão 2

O leite é uma mistura de diferentes substâncias (proteínas, carboidratos, vitaminas, gordura, sais minerais e água) e, por meio da análise de sua composição e propriedades, é possível verificar a qualidade do leite. Uma análise simples é a medida da densidade, que deve estar entre os valores 1,028 e 1,034 g/L. Com base nisso, julgue os itens a seguir e assinale a única opção que está correta:

a) No caso de o leite ser adulterado com a adição de água (dágua = 1,0 g/cm3), sua densidade será maior que os valores-padrão.

b) No caso de o leite ser adulterado por retirada de gordura (utilizada na produção de manteiga), sua densidade será menor que os valores-padrão.

c) A densidade do leite adulterado pode se situar entre os valores permitidos.

d) A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 g/cm3, e a do leite desnatado é cerca de 1,035 g/cm3. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade menor que o de um com 4,5% de gordura.

e) A densidade da água oxigenada (solução de peróxido de hidrogênio) é de 1,45 g/cm3. No entanto, escândalos surgiram em torno de uma suposta adição de água oxigenada no leite. Nesse caso, a densidade do leite adulterado será menor que a dos valores-padrão.

Mais Questões
Assuntos relacionados
A teoria atômica criada por Dalton conseguiu explicar microscopicamente a lei criada por Lavoisier
Explicação de Dalton para as Leis Ponderais
Veja como a teoria atômica de Dalton explica as leis ponderais de Lavoisier e Proust.
O gás ocupa todo o volume do cilindro em que está contido
Volume dos Gases
Entenda por que o volume dos gases é sempre igual ao volume do recipiente, quais são as unidades de medida usadas nesse caso e como fazer suas conversões.
Um selo impresso em 1963 na Dinamarca mostra imagem de Niels Bohr comemorando o cinquentenário da sua famosa teoria atômica*
Modelo Atômico de Rutherford-Bohr
Conheça o modelo atômico de Rutherford-Bohr que explica muitos fenômenos, como a emissão de luzes coloridas pelos fogos de artifício.
O ósmio e o irídio estão situados no centro e na parte inferior da Tabela Periódica e, por isso, são os elementos que apresentam maior densidade
Densidade – propriedade periódica dos elementos
Entenda por que a densidade é considerada uma propriedade periódica dos elementos químicos.
Na imagem acima, podemos identificar duas propriedades físicas (ponto de ebulição e mudança de estado físico da água) e uma química (combustão do gás)
Propriedades da Matéria
Entenda a importância de se conhecer as propriedades da matéria e quais são as principais.
A confecção de joias é uma aplicação dos metais nobres
Metais nobres
Clique e aprenda o que são os metais nobres e conheça as principais características de cada um deles!
O Termômetro de Galileu é um bonito instrumento usado para aferir a temperatura ambiente.
Termômetro de Galileu
Conheça o termômetro inventado pelo físico italiano Galileu Galilei. O dispositivo, também chamado de termoscópio de Galileu, é usado para medir a temperatura ambiente, e a sua leitura é bastante simples. Seu funcionamento baseia-se na força de empuxo, que varia com a temperatura. Saiba mais!
Matéria
Saiba o que é matéria e suas propriedades gerais e específicas. Veja também qual é a relação entre matéria e energia, além de resolver os exercícios propostos.
Modelo atômico de Bohr.
O átomo de Bohr
Niels Bohr, átomo de Bohr, física atômica, átomo estável, modelo atômico sistema planetário, camadas da eletrosfera, níveis de energia, camadas eletrônicas, energia dos elétrons, modelo atômico de Rutherford, átomo em estado excitado.
Álcool combustível: mistura de etanol e água.
Matéria e sua classificação
Como a matéria se classifica, substâncias simples, substâncias compostas, misturas, fases de uma mistura, mistura homogênea, mistura heterogênea, Metano, Oxigênio, Ozônio, Água, Gás cianídrico, Gás carbônico, Amônia, Hidrogênio, Hélio.
O tamanho do raio atômico muda se ele ganhar ou perder elétrons
Raio Atômico e Iônico
Descubra como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando o átomo perde ou ganha elétrons, transformando-se em um íon.