Eteno

O eteno ou etileno é o alceno mais simples, porém mais importante, sendo um dos produtos mais fabricados no mundo. Ele é obtido pelo petróleo e é produzido nas frutas.

Os alcenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com uma dupla ligação entre carbonos. O mais simples desses compostos é também o mais importante deles, trata-se do eteno ou etileno (C2H2), cuja estrutura está mostrada abaixo:

Fórmula do eteno ou etileno

Os alcenos são muitas vezes chamados de hidrocarbonetos etilênicos, porque como ele é o mais simples de todos, os demais derivam dele. Eles também são chamados de olefinas, uma palavra que vem do latim oleum, que significa “óleo”, e affinis, que é “afinidade”, isso porque eles dão origem a substâncias oleosas e porque possuem boa reatividade química.

No caso do eteno, ele é um gás em temperatura ambiente, e é a dupla ligação que o torna quimicamente reativo, podendo também sofrer polimerização, formando polímeros, conforme será explanado mais adiante.

Uma das reações químicas que ele sofre é com a água em meio ácido, produzindo etanol (álcool comum):

Reação química do eteno com a água, produzindo etanol

Essa reação é usada em alguns países em que a produção de cana não é economicamente viável para a produção de álcool.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O eteno é obtido industrialmente por meio do craqueamento do petróleo, que é um processo em que moléculas mais longas de hidrocarbonetos são quebradas em moléculas menores, produzindo frações de maior interesse comercial e alcenos como o eteno. Veja um exemplo abaixo:

1 C12H26(?) → 1 C8H18(?) + 2 C2H4(?)
FRAÇÃO DE FRAÇÃO DE ALCENO
QUEROSENE GASOLINA
(Dodecano) (Octano) (eteno)

Para entender melhor esse processo, leia o texto Refino do petróleo. Esse gás possui grande aplicação industrial, sendo um dos mais produzidos mundialmente. A maior parte produzida do eteno passa por uma reação de polimerização de adição, levando à formação do polietileno:

Polimerização do eteno em polietileno

Esse polímero é o plástico mais usado atualmente, sendo usado na fabricação de objetos domésticos, garrafas, brinquedos, cortinas, sacolas, revestimentos de fios, cabos, tubos, embalagens de produtos farmacêuticos, películas plásticas e folhas de embalagens de alimentos.

Materiais feitos de polietileno de baixa densidade

O gás eteno também é produzido pelas frutas, como bananas e laranjas, sendo o responsável pelo seu amadurecimento. Muitos comércios utilizam desse gás para acelerar o amadurecimento das frutas que vendem. Além disso, se quisermos fazer o mesmo, podemos embalar as bananas, por exemplo, em um jornal ou deixá-las dentro de recipientes fechados, a fim de aprisionar o gás eteno.

O eteno é produzido pelas bananas para provocar o seu amadurecimento
O eteno é produzido pelas bananas para provocar o seu amadurecimento
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Você sabe a nomenclatura do alceno acima?
Nomenclatura dos Alcenos
Conheça as regras de nomenclatura dos alcenos, hidrocarbonetos com uma ligação dupla entre carbonos.
A cédula de dez reais é feita de polietileno.
Alcenos
Alcenos, gás, eteno, etileno, plásticos, borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos, explosivos, cracking de petróleo, polietileno, gás oléfiant, olefinas, hidrocarbonetos, cadeia carbônica acíclica.
Banana verde, nem pensar!
Etileno e o amadurecimento de frutas
Composto orgânico que aumenta o grau de maturação de frutas e verduras.
A hidrogenação é uma reação de adição a alcenos que transforma óleos vegetais em gorduras semissólidas como a margarina
Reações de Adição a Alcenos
As principais reações de adição a alcenos são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade
Polietileno
Conheça a constituição do plástico usado na produção de sacolas plásticas, garrafas de água, embalagens de alimentos e revestimentos de fios, o polímero polietileno.