Polietileno

O polietileno é um polímero de adição comum, ou seja, ele é formado pela união sucessiva de milhares de monômeros, que nesse caso são moléculas do etileno (eteno).

  monômero                polímero    
      etileno                  polietileno

 n H2C ? CH2 → (? CH2 ? CH2 ?)n

Observe que na reação de polimerização acima, a ligação pi (π) entre os carbonos do etileno é rompida e formam-se duas ligações simples que permitem que as moléculas de etileno se liguem umas às outras.

A figura abaixo mostra como as macromoléculas desse polímero são realmente grandes, sendo formadas por 2 000 a 100 000 moléculas de etileno.

A estrutura molecular do polímero polietileno

Esse polímero é muito comum no dia a dia, principalmente devido à sua resistência e ao seu baixo custo. A forma com que esse plástico irá se apresentar e, consequentemente, quais serão as suas aplicações dependerão de fatores tais como a pressão, a temperatura e o tipo de catalisador usado durante a reação de polimerização.

Existem duas possibilidades:

  • Polietileno de alta densidade (PEAD ou HDPE): A densidade desse polímero fica entre 0,94 g/cm3 e 0,97 g/cm3. Ele é rígido e denso porque as suas cadeias carbônicas são lineares, retas e se agrupam paralelamente, permitindo a ocorrência de interações intermoleculares.

O seu símbolo de reciclagem é o número 2 dentro do símbolo de material plástico reciclável (triângulo feito com três setas). Suas principais aplicações são em garrafas plásticas, recipientes para detergentes, cabos de panelas, brinquedos e outros objetos. Depois de reciclado, esse polímero pode dar origem a cadeiras e latas de lixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Garrafa de água feita com polietileno de alta densidade

  • Polietileno de baixa densidade (PEBD ou LDPE): A densidade desse polímero fica entre 0,92 g/cm3 e 0,94 g/cm3. Ele é mais macio e flexível porque as suas cadeias carbônicas possuem ramificações e, dessa forma, as interações intermoleculares são dificultadas.

O seu símbolo de reciclagem é o número 4 dentro do símbolo de material plástico reciclável. Suas principais aplicações são em embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios, entre outros. Sua reciclagem produz saquinhos de supermercado.

Materiais feitos de polietileno de baixa densidade

O polietileno pode ser produzido também a partir do álcool etílico e vem sendo conhecido como “plástico verde”. Sobre esse assunto, leia o texto Plásticos biodegradáveis.

Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade
Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Quem foi o inventor das Panelas antiaderentes?
Polímero Teflon: como ele surgiu?
Saiba sobre este moderno plástico que possui característica antiaderente.
O eteno é produzido pelas bananas para provocar o seu amadurecimento
Eteno
Conheça melhor o eteno ou etileno, o gás que provoca o amadurecimento das frutas e produz o plástico mais usado no mundo inteiro.
Exemplos de embalagens cartonadas longa vida usadas no cotidiano
Constituição das embalagens cartonadas longa vida
Conheça a constituição das embalagens cartonadas longa vida usadas para proteger muitos produtos que consumimos, como o leite e sucos.
A embalagem cartonada pode ser reciclada
Reciclagem de embalagens cartonadas longa vida
Conheça os métodos usados para reciclagem de embalagens cartonadas, visto que elas são formadas por três materiais e podem agravar o problema do lixo.
São usados alguns meios para diminuir o impacto que a produção e uso das embalagens cartonadas pode ter sobre o meio ambiente
Embalagens cartonadas e o meio ambiente
Conheça os impactos ambientais da produção e descarte inadequado das embalagens cartonadas, bem como o que se tem feito para diminuir esses impactos.
Quantas caixas de leite sua família joga fora por ano? Já parou para pensar nisso?
Embalagens cartonadas em casas de madeira
Ideia interessante para evitar chuva e frio em casas de madeira e ainda diminuir o volume do lixo por meio da reutilização de embalagens cartonadas.
A margarina é derivada de glicerídeos.
Glicerídeos
Glicerídeos, como se faz a margarina, classe de lipídios, glicerol e ésteres de ácidos graxos, ésteres de ácidos graxos insaturados, ácidos oléico e linoléico, glicerídeos sólidos, ácidos esteárico e palmítico, ácidos graxos saturados, hidrogenação e hidrólise alcalina.
A borracha usada na fabricação de câmaras de ar de pneus recebe um teor de 1,5% a 5% de enxofre, no processo de vulcanização
Vulcanização da Borracha
Conheça o processo de vulcanização da borracha criado por Charles Goodyear e usado até hoje para deixar a borracha mais resistente.