Whatsapp icon Whatsapp

Fabricação do papel

A celulose é uma substância extraída das árvores, ela é a principal matéria-prima para a fabricação do papel.

A matéria-prima básica para a fabricação do papel é a celulose, que pode ser extraída de árvores. Veja como:

A árvore, uma vez coletada, passa por um rigoroso processo de limpeza, no qual será previamente lavada, e todos os materiais considerados impuros para o processo serão eliminados. Neste momento, as folhas e cascas presentes nos galhos e troncos são retiradas.

Em seguida, a matéria-prima é dividida em pedaços de tamanhos pré-determinados e levada ao cozimento em um digestor a temperaturas de 160° C. O produto resultante deste processo adquire a forma de uma pasta denominada de polpa de celulose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na etapa final do processo, a polpa de celulose passa pela secagem e prensagem, onde é espalhada em uma tela de metal. A tela passa por cilindros e a polpa é prensada até atingir a espessura desejada, de acordo com a gramatura do papel.

Todo este trabalho se torna desnecessário se o processo utilizado for o da reciclagem, no qual o aproveitamento de 1 tonelada de papel usado evita o corte de 15 a 30 novas árvores.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Mundo Educação

Publicado por Líria Alves de Souza
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!