Isomeria de Cadeia

Um tipo de isomeria plana ou constitucional é a isomeria de cadeia, também chamada de isomeria de núcleo, ou, ainda, esqueletal.

Definição de isomeria de cadeia

Existem quatro principais tipos de isomeria de cadeia. Vejamos cada um deles:

1.      Isomeria entre cadeia normal e cadeia ramificada:

Um exemplo importante desse tipo de isomeria ocorre entre o isoctano (2,2,4-trimetilpentano) e o n-octano (ou simplesmente octano). Esses dois isômeros possuem a mesma fórmula molecular, que é C8H18. Ambos são hidrocarbonetos; no entanto, o isoctano apresenta ramificações em sua cadeia, enquanto que o n-octano possui uma cadeia normal, reta, sem ramificações. Veja suas estruturas abaixo:

Fórmulas estruturais dos isômeros isoctano e octano

O fato de possuírem estruturas diferentes resulta em terem propriedades físicas e químicas também diferentes. Por exemplo, o isoctano tem um índice de octanagem muito maior por apresentar um bom número de ramificações. Isso significa que a sua combustão é gradual, homogênea e constante. Já o n-octano não é um bom combustível, pois sua combustão é mais brusca, não resiste à compressão projetada e sofre explosões prematuras, produzindo impactos inconstantes no motor, que causam perda de potência.

2.      Isomeria entre cadeia fechada e cadeia aberta:

Observe o exemplo de dois isômeros que são da função dos hidrocarbonetos e possuem a mesma fórmula molecular (C3H6), mas, conforme pode ser visto nas suas estruturas abaixo, um é um ciclano (de cadeia fechada) e o outro é um alceno (de cadeia aberta):

Estruturas do ciclopropano e do propeno

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses dois compostos apresentam propriedades tão diferentes que o ciclopropano é usado como anestésico, enquanto que o propeno é usado como matéria-prima para a produção de polímeros.

3.      Isomeria entre cadeia heterogênea e cadeia homogênea:

Os heteroátomos são átomos de outros elementos que ficam entre os carbonos na cadeia. Os elementos diferentes do carbono que mais frequentemente podem fazer parte da cadeia carbônica são: oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e fósforo (P).  

Assim, nesse tipo de isomeria, a diferença consiste na posição do heteroátomo tornando a cadeia homogênea (sem heteroátomos entre carbonos) sem alterar o grupo funcional.

Por exemplo, a seguir temos duas aminas com a mesma fórmula molecular (C3H6). A diferença consiste no fato de que a primeira é heterogênea (o nitrogênio está entre os carbonos) e a segunda é homogênea (não há nenhum elemento entre os carbonos):

                                     H3C ─ N ─ CH3       
                                                   |                                H3C ─ CH2 NH2
                                                  H               
                                       dimetilamina                              etilamina

4.      Isomeria entre cadeia fechada com ramificações e cadeia fechada sem ramificações:

Exemplo:

Isômeros de cadeia – Ciclopentano e metilciclobutano

Ambos possuem a mesma fórmula molecular (C5H10) e são hidrocarbonetos, porém, um não tem ramificações na sua cadeia (ciclopentano) e o outro possui uma ramificação (metilciclobutano).

O isoctano possui maior índice de octanagem que o octano, mesmo possuindo a mesma fórmula molecular. Esses dois compostos são isômeros de função
O isoctano possui maior índice de octanagem que o octano, mesmo possuindo a mesma fórmula molecular. Esses dois compostos são isômeros de função
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Isomeria Óptica: conceito de simetria
Clique aqui e entenda qual é o conceito de isomeria óptica!
Isomeria Plana
Isômeros que se diferem pela fórmula estrutural plana.
O 1,2-dicloropropano é um exemplo de composto cíclico que realiza isomeria geométrica cis-trans e isomeria óptica
Isomeria em compostos cíclicos
Veja quais são os casos de isomeria em compostos cíclicos tanto na isomeria constitucional (plana) quanto na estereoisomeria (espacial).
Exemplo de tautomeria: equilíbrio aldoenólico em uma solução de aldeído acético
Isomeria Dinâmica ou Tautomeria
Entenda como ocorre a isomeria constitucional dinâmica, ou tautomeria, um tipo de isomeria de função.
História da Isomeria
Os primeiros experimentos que definiram esse fenômeno.
Importância da diferenciação dos isômeros óticos da Talidomida.
Isômeros perigosos
Importância da diferenciação dos isômeros óticos da Talidomida.