Whatsapp icon Whatsapp

Lei de Proust

A Lei de Proust também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante. A Lei de Proust é definida assim:

As massas dos reagentes e produtos participantes de uma reação mantêm uma proporção constante.

Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesma substância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção.

Proust realizou vários experimentos, e conclui que a água (substância pura) é formada de hidrogênio e oxigênio, sempre na proporção constate de 1/8 em massa.

Veja abaixo a demonstração de como eram feitos os experimentos para comprovar este dado:

Experimento                Água                Hidrogênio               Oxigênio
 1                                   18g                        2g                           16g
 2                                   72g                        8g                            64g

Obs.: Nos dois experimentos foi possível constatar a massa fixa da água.

A conclusão dos estudos de Proust para a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio segue a relação:

Massa de hidrogênio = 2 g    =   8g    = 10g    = 1
  Massa de oxigênio      16 g      64 g      80 g     8

A lei de Proust foi estudada e aprovada, e posteriormente estendida a qualquer reação química. É importante ressaltar que na época em que foram realizados os experimentos descritos, os cientistas não tinham acesso a aparelhos modernos de pesagem. As balanças existentes nessa época permitiam obter um peso não muito preciso, mas isso não impediu que fossem introduzidos os conceitos a que temos acesso hoje.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Osmose nos seres vivos
Veja como a osmose nos seres vivos permite certos acontecimentos, tais como: as raízes das plantas extraírem água do solo, a hemodiálise e a aplicação de soros e injeções.
Tipos de dispersões
Entenda o que são dispersões, como classificá-las de acordo com o tamanho das partículas dispersas e quais fatores diferenciam as soluções, as dispersões coloidais e as suspensões.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.