Lei de Proust
A Lei de Proust também é conhecida como Lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Essa lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante. A Lei de Proust é definida assim:
As massas dos reagentes e produtos participantes de uma reação mantêm uma proporção constante.
Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesma substância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção.
Proust realizou vários experimentos, e conclui que a água (substância pura) é formada de hidrogênio e oxigênio, sempre na proporção constate de 1/8 em massa.
Veja abaixo a demonstração de como eram feitos os experimentos para comprovar este dado:
Experimento Água Hidrogênio Oxigênio
1 18g 2g 16g
2 72g 8g 64g
Obs.: Nos dois experimentos foi possível constatar a massa fixa da água.
A conclusão dos estudos de Proust para a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio segue a relação:
Massa de hidrogênio = 2 g = 8g = 10g = 1
Massa de oxigênio 16 g 64 g 80 g 8
A lei de Proust foi estudada e aprovada, e posteriormente estendida a qualquer reação química. É importante ressaltar que na época em que foram realizados os experimentos descritos, os cientistas não tinham acesso a aparelhos modernos de pesagem. As balanças existentes nessa época permitiam obter um peso não muito preciso, mas isso não impediu que fossem introduzidos os conceitos a que temos acesso hoje.