Whatsapp icon Whatsapp

Louis Pasteur e a Estereoquímica

Louis Pasteur (1822-1895)
Louis Pasteur (1822-1895)
O trabalho do químico e biólogo francês Louis Pasteur, foi fundamental para o desenvolvimento da Medicina e da Indústria de alimentos.
A Estereoquímica, ramo da química que estuda as disposições espaciais de moléculas, se desenvolveu a partir dos estudos de Pasteur. Em suas pesquisas, tomou como base os sais do ácido tartárico formado em tonéis de vinho. O formato dos cristais salinos chamou a atenção de Pasteur que passou a pesquisá-los sob a ação de luz polarizada. A pesquisa da constituição molecular dos cristais deu início à Estereoquímica em 1848.

Experimento de Pasteur

Pasteur preparou uma solução aquosa de ácido tartárico e analisou-a em um polarímetro (instrumento destinado à medição do ângulo de rotação do plano de polarização de uma substância opticamente ativa). Ele observou que a solução desviava a luz para a direita, ou seja, era opticamente ativa e dextrógira.

Pasteur fez então uma associação entre a cristalografia, a química e a óptica. A união dessas ciências estabeleceu o paralelismo entre a forma exterior de um cristal, sua constituição molecular e sua ação sobre a luz polarizada.

Foi a partir desses estudos que se revelou a linha de demarcação entre o mundo orgânico e o mineral. As substâncias de natureza viva são opticamente ativas quando submetidas à luz polarizada, e nas de natureza mineral acontece o contrário, elas permanecem inativas.

E não podemos nos esquecer das contribuições de Pasteur para a Indústria alimentícia, foi graças a ele que se desenvolveu o processo de pasteurização. O método permite, por exemplo, eliminar as bactérias deteriorantes em leites e derivados.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Banho de espumas: a orgânica explica
Como se formam as espumas, espuma de sabão, espuma da poluição, materiais orgânicos, moléculas de espuma hidrofóbicas, conjunto de bolhas gasosas, tensão superficial da água, compostos orgânicos presentes na água, despejo de detergentes industriais.
Composição de tintas
Clique e conheça as características dos elementos de composição das tintas!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.