2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Louis Pasteur e a Estereoquímica

Louis Pasteur e a Estereoquímica

O trabalho do químico e biólogo francês Louis Pasteur, foi fundamental para o desenvolvimento da Medicina e da Indústria de alimentos.
A Estereoquímica, ramo da química que estuda as disposições espaciais de moléculas, se desenvolveu a partir dos estudos de Pasteur. Em suas pesquisas, tomou como base os sais do ácido tartárico formado em tonéis de vinho. O formato dos cristais salinos chamou a atenção de Pasteur que passou a pesquisá-los sob a ação de luz polarizada. A pesquisa da constituição molecular dos cristais deu início à Estereoquímica em 1848.

Experimento de Pasteur

Pasteur preparou uma solução aquosa de ácido tartárico e analisou-a em um polarímetro (instrumento destinado à medição do ângulo de rotação do plano de polarização de uma substância opticamente ativa). Ele observou que a solução desviava a luz para a direita, ou seja, era opticamente ativa e dextrógira.

Pasteur fez então uma associação entre a cristalografia, a química e a óptica. A união dessas ciências estabeleceu o paralelismo entre a forma exterior de um cristal, sua constituição molecular e sua ação sobre a luz polarizada.

Foi a partir desses estudos que se revelou a linha de demarcação entre o mundo orgânico e o mineral. As substâncias de natureza viva são opticamente ativas quando submetidas à luz polarizada, e nas de natureza mineral acontece o contrário, elas permanecem inativas.

E não podemos nos esquecer das contribuições de Pasteur para a Indústria alimentícia, foi graças a ele que se desenvolveu o processo de pasteurização. O método permite, por exemplo, eliminar as bactérias deteriorantes em leites e derivados.
Louis Pasteur (1822-1895)
Nos pólos o gelo funciona como protetor da vida aquática.
Por que o gelo flutua na água?
Descubra essa e outras respostas em relação ao gelo.
É preciso proteger os olhos contra a radiação perigosa.
Olhos protegidos contra radiação U.V.
As lentes fotossensíveis bloqueiam os raios solares nocivos à visão.
Seu Xampu é ácido ou básico?
O pH ideal dos Xampus
Qual é a melhor escolha na hora de cuidar dos cabelos?
Estresse oxidativo
Como ele surge em nosso corpo e como preveni-lo?
Por que sentimos o sabor dos alimentos?
Química das papilas gustativas
Por que sentimos o sabor dos alimentos?
Inicialmente, a ideia de se usar micro-ondas ocorreu na Segunda Guerra Mundial para detectar sinais de aeronaves inimigas
Origem e Funcionamento do forno de micro-ondas
O micro-ondas surgiu durante a segunda Guerra Mundial e funciona por dois meios: aquecimento dielétrico e condução iônica.
 A espuma do mar: materiais orgânicos presentes.
Banho de espumas: a orgânica explica
Como se formam as espumas, espuma de sabão, espuma da poluição, materiais orgânicos, moléculas de espuma hidrofóbicas, conjunto de bolhas gasosas, tensão superficial da água, compostos orgânicos presentes na água, despejo de detergentes industriais.
Como a tinta se fixa ao papel?
Composição de tintas
Clique e conheça as características dos elementos de composição das tintas!