Matéria e sua classificação
Podemos considerar a matéria como sendo tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Ela é formada por pequenas partículas, designadas átomos e podem se unir de várias maneiras, formando as moléculas. As moléculas dão origem a diferentes compostos e esses, por sua vez, originam as substâncias e misturas.
Vejamos como se classificam as substâncias:
Substâncias simples: apresentam apenas um tipo de átomo que pode estar agrupado em moléculas ou isolado.
Exemplos: Oxigênio (O2), Ozônio (O3), Hidrogênio (H2), Hélio (He).
Substâncias compostas: formadas por mais de um elemento químico.
Exemplos: Metano (CH4), Gás carbônico (CO2), Amônia (NH3), Água (H20), Gás cianídrico (HCN).
As substâncias podem se unir e formar misturas de seus componentes.
Misturas
As misturas são formadas por mais de uma substância e podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.
Misturas homogêneas: são as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2). A mistura homogênea de etanol e água dá origem ao álcool etílico, que é usado como combustível de automóveis.
Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. O aspecto visual de uma mistura não se limita apenas à percepção a olho nu, mas requer a utilização de aparelhos ópticos como os microscópios.
Se considerarmos o leite, por exemplo, como uma mistura homogênea, estaríamos considerando apenas o que vemos a olho nu. Mas se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.