2. Química
  3. Química Geral
  4. Matéria e sua classificação

Matéria e sua classificação

Podemos considerar a matéria como sendo tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Ela é formada por pequenas partículas, designadas átomos e podem se unir de várias maneiras, formando as moléculas. As moléculas dão origem a diferentes compostos e esses, por sua vez, originam as substâncias e misturas.

Vejamos como se classificam as substâncias:

Substâncias simples: apresentam apenas um tipo de átomo que pode estar agrupado em moléculas ou isolado.
Exemplos: Oxigênio (O2), Ozônio (O3), Hidrogênio (H2), Hélio (He).

Substâncias compostas: formadas por mais de um elemento químico.
Exemplos: Metano (CH4), Gás carbônico (CO2), Amônia (NH3), Água (H20), Gás cianídrico (HCN).

As substâncias podem se unir e formar misturas de seus componentes.

Misturas

As misturas são formadas por mais de uma substância e podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.

Misturas homogêneas: são as misturas que apresentam uma única fase. Exemplos: o ar atmosférico é uma mistura homogênea de vários gases, dentre eles o gás nitrogênio (N2) e o gás oxigênio (O2). A mistura homogênea de etanol e água dá origem ao álcool etílico, que é usado como combustível de automóveis.

Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. O aspecto visual de uma mistura não se limita apenas à percepção a olho nu, mas requer a utilização de aparelhos ópticos como os microscópios.

Se considerarmos o leite, por exemplo, como uma mistura homogênea, estaríamos considerando apenas o que vemos a olho nu. Mas se observarmos o leite com a ajuda de um microscópio, perceberemos a existência de gotículas de gordura de aspecto amarelado em meio a um líquido branco. Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

Álcool combustível: mistura de etanol e água.
A Química é uma ciência teórica e experimental
Introdução à Química
Aqui você encontrará uma introdução à Química, com a definição dessa ciência, quais são seus ramos de estudo e seu papel em nossa sociedade.
A densidade do ouro à 25°C é 19,3 g/cm3.
Densidade
Densidade, sólidos, líquidos, gramas por centímetro cúbico, substância, massa, volume, água, álcool etílico, alumínio, chumbo, diamante, leite integral, mercúrio.
Átomo de Rutherford
Modelo atômico de Rutherford, placa fluorescente, núcleo, carga positiva, elétrons, eletrosfera, massa do átomo, partículas alfa, partículas beta, raios gama, lâminas de ouro, Ernest Rutherford, experimentos científicos, elemento radioativo, Polônio, radioatividade.
Diamante: forma alotrópica do carbono.
Alotropia
Alotropia, compartilhamento de elétrons, formas alotrópicas de um elemento químico, estrutura cristalina, Diamante, grafita, fulereno, gás oxigênio, ozônio, Carbono, raios ultravioleta do sol, fósforo vermelho, fósforo branco, enxofre rômbico, enxofre monoclínico.
Íons
Clique aqui e entenda o que são os íons negativos e os íons positivos!
Gás ideal – exercícios
Aprenda a resolver questões envolvendo gases ideais.
Solda: mistura eutética.
Misturas azeotrópicas e eutéticas
Misturas que apresentam o ponto de ebulição e fusão constantes.
Estudo do átomo de Bohr
Saiba mais sobre os níveis de energia da eletrosfera atômica.
As investigações dos constituintes do átomo levaram a algumas características – como o número de massa e o número atômico – que identificam cada átomo
Número atômico e número de massa dos átomos
Para se identificar e diferenciar corretamente os átomos é necessário conhecer os conceitos de número atômico e número de massa. Veja neste artigo essas definições.
Na imagem acima, podemos identificar duas propriedades físicas (ponto de ebulição e mudança de estado físico da água) e uma química (combustão do gás)
Propriedades da Matéria
Entenda a importância de se conhecer as propriedades da matéria e quais são as principais.
Estádio de futebol na Bolívia, em La Paz (3.600 metros acima do nível do mar)
Pressão parcial (Lei de Dalton)
Conheça a Lei de Dalton que explica o que é considerado como sendo a pressão parcial dos gases em uma mistura, relacionando-as com a pressão total.
As máquinas de vácuo, usadas para embalar alimentos, são capazes de produzir vácuo parcial.
O que é vácuo?
Você sabe o que é vácuo? O vácuo ideal seria uma região do espaço totalmente livre de matéria. Na prática, não existe um lugar sequer que apresente vácuo perfeito. Mesmo com densidade muito baixa, ainda é possível que se encontre, no mínimo, uma média de três átomos por metro cúbico em qualquer local do Universo.
Semelhanças entre átomos
Saiba a diferença entre Isótonos, Isóbaros e Isótopos.
Gases se apresentam como moléculas ou átomos isolados.
Estudo do comportamento dos gases
Reação dos gases ao aumento de temperatura e pressão.