2. Química
  3. Gases
  4. Estudo do comportamento dos gases

Estudo do comportamento dos gases

Os gases possuem características um tanto quanto particulares, pensando nisso se faz necessário um estudo especial sobre esses compostos. A começar pela constituição química, os gases podem constituir moléculas (CO2, CO) ou se apresentarem como átomos isolados (gases nobres - He, Ne, Ar,...).

Quanto às características físicas, os gases podem se expandir ou sofrer compressão, dependendo do local onde estiverem. Se confinados em recipientes fechados, adquirem formato específico, mas se deixados livres tendem a ocupar todo o espaço disponível. Esse grau de liberdade das moléculas gasosas faz com que se movimentem de forma desordenada, mas ao mesmo tempo contínua.

Se, por exemplo, um gás estiver em local fechado, suas moléculas em movimento passam a exercer certa força sobre as paredes internas na tentativa de escaparem, é o que chamamos de pressão, que é diretamente proporcional ao número de choques por unidade de área, ou seja, quanto maior o volume de gás maior será a pressão exercida.

Existe um agravante para o movimento contínuo dos gases, a temperatura. Se aquecermos um gás, suas moléculas passarão a se movimentar mais rapidamente. Dizemos então que a Energia cinética (Ecin) desse gás aumentou.

Ecin = KT

Onde K = constante
T = temperatura

A temperatura de um gás aumenta se aumentarmos sua energia cinética, Ecin e T são grandezas diretamente proporcionais. A equação acima representa essa relação.

O gás que obedece a essas condições é denominado de Gás perfeito, exemplo: gás Hélio (He), gás Criptônio (Kr), gás Xenônio (Xe).

Gases se apresentam como moléculas ou átomos isolados.
Ilustração de moléculas de gás carbônico. Assim como ele, a maioria dos gases é formada por moléculas
Conceito e Características dos Gases
Saiba mais sobre as principais características que delimitam os gases ideais.
As transformações gasosas sempre são estudadas com o sistema fechado para que não ocorra alteração no número de partículas e na massa do gás
Transformações Gasosas
Conheça as transformações gasosas (isotérmica, isobárica e isocórica), as leis que as explicam, suas expressões matemáticas e seus gráficos.
Exemplos de misturas gasosas
Misturas de Gases
Entenda mais a respeito do comportamento das misturas de gases por meio da Lei de Dalton das pressões parciais e da Lei de Amagat dos volumes parciais.
Diamante: forma alotrópica do carbono.
Alotropia
Alotropia, compartilhamento de elétrons, formas alotrópicas de um elemento químico, estrutura cristalina, Diamante, grafita, fulereno, gás oxigênio, ozônio, Carbono, raios ultravioleta do sol, fósforo vermelho, fósforo branco, enxofre rômbico, enxofre monoclínico.
Álcool combustível: mistura de etanol e água.
Matéria e sua classificação
Como a matéria se classifica, substâncias simples, substâncias compostas, misturas, fases de uma mistura, mistura homogênea, mistura heterogênea, Metano, Oxigênio, Ozônio, Água, Gás cianídrico, Gás carbônico, Amônia, Hidrogênio, Hélio.
Representação esquemática da primeira lei de Gay-Lussac
Leis de Gay-Lussac
Clique e conheça como são aplicadas as duas leis de Gay-Lussac, a lei da transformação isocórica e a lei das proporções volumétricas.
Elemento Químico
Conjunto formado por átomos de mesmo número atômico.
Amedeo Avogadro (1776-1856)
Volume molar dos gases
Entenda o que é o volume molar dos gases e a sua relação com a hipótese de Avogadro.
Benoit Pierre Emile Clapeyron (1799-1864)
Equação de Clapeyron
Conheça a Equação de Clapeyron ou Equação de estado dos gases perfeitos usada para resolver questões que envolvam transformações gasosas.
Homens aquecendo o ar para que balão de competição suba
Densidade Absoluta dos Gases
Aprenda a calcular a densidade absoluta dos gases e entenda por que os balões de competições conseguem subir através do ar.
Qual é a densidade relativa entre o gás hélio e o ar?
Densidade Relativa dos Gases
Entenda o que é densidade relativa dos gases e veja a dedução de três fórmulas que podem ser usadas para calcular essa grandeza.
O ar e esses cilindros contêm misturas gasosas
Volume parcial dos gases em misturas
Aprenda três formas de calcular o volume parcial de um gás em uma mistura gasosa.
O termômetro é o equipamento usado para medir a temperatura
Temperatura como variável de estado dos gases
Entenda o que é temperatura, como ela é medida, por que ela é considerada uma variável de estado dos gases e como ocorre essa variação.
A chaminé de uma industria é um exemplo de sistema aberto
Transformações de estado dos gases em sistemas abertos
Saiba mais sobre as características das transformações de estado dos gases em sistemas abertos.
Cada gás ocupa um espaço em uma mistura gasosa
Cálculo do volume parcial de um gás
Clique para aprender a realizar o cálculo do volume parcial de um gás!
Uma das fórmulas utilizadas para calcular a velocidade de difusão e efusão de um gás
Cálculos envolvendo difusão e efusão dos gases
Clique e entenda como são realizados os cálculos envolvendo difusão e efusão dos gases por meio do uso de fórmulas matemáticas!
Maleabilidade: permite obter diversos objetos.
Metais
Metais, maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade, brilho metálico, estrutura cristalina, corrente elétrica, coloração vermelha, coloração dourada, cobre, ouro, cor prateada, raios X, agrupamento de cátions fixos, elétrons deslocalizados.
Composto estável: camada de valência completa.
Regra do Octeto
Como os átomos se ligam para atingir a estabilidade eletrônica?
Lei de Avogadro para gases
Hipótese relacionada ao volume molar de gases.
A reação entre água de cloro e iodeto de potássio ocorre porque o cloro é um ametal mais reativo que o iodo
Reatividade dos Ametais
Conheça a fila de reatividade dos ametais, que pode ajudá-lo a prever se determinada reação de oxirredução ocorrerá ou não.
Os produtos liberados na combustão do etanol são transparentes. Essa “fumaça” é a condensação do vapor de água ou o motor está com defeito
Entendendo as Equações Químicas
Tire suas dúvidas a respeito dos aspectos quantitativos das equações químicas, tais como: o que são o índice e o coeficiente estequiométrico? Quantos átomos estão reagindo?