Estudo do comportamento dos gases

Gases se apresentam como moléculas ou átomos isolados.

Os gases possuem características um tanto quanto particulares, pensando nisso se faz necessário um estudo especial sobre esses compostos. A começar pela constituição química, os gases podem constituir moléculas (CO2, CO) ou se apresentarem como átomos isolados (gases nobres - He, Ne, Ar,...).

Quanto às características físicas, os gases podem se expandir ou sofrer compressão, dependendo do local onde estiverem. Se confinados em recipientes fechados, adquirem formato específico, mas se deixados livres tendem a ocupar todo o espaço disponível. Esse grau de liberdade das moléculas gasosas faz com que se movimentem de forma desordenada, mas ao mesmo tempo contínua.

Se, por exemplo, um gás estiver em local fechado, suas moléculas em movimento passam a exercer certa força sobre as paredes internas na tentativa de escaparem, é o que chamamos de pressão, que é diretamente proporcional ao número de choques por unidade de área, ou seja, quanto maior o volume de gás maior será a pressão exercida.

Existe um agravante para o movimento contínuo dos gases, a temperatura. Se aquecermos um gás, suas moléculas passarão a se movimentar mais rapidamente. Dizemos então que a Energia cinética (Ecin) desse gás aumentou.

Ecin = KT

Onde K = constante
T = temperatura

A temperatura de um gás aumenta se aumentarmos sua energia cinética, Ecin e T são grandezas diretamente proporcionais. A equação acima representa essa relação.

O gás que obedece a essas condições é denominado de Gás perfeito, exemplo: gás Hélio (He), gás Criptônio (Kr), gás Xenônio (Xe).