2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Isomeria
  5. O que é um carbono assimétrico ou quiral?

O que é um carbono assimétrico ou quiral?

Uma das formas de verificarmos se uma molécula possui atividade óptica, ou seja, se desvia o plano de luz polarizada, é observar se ela é assimétrica. Isso pode ser visto ao analisarmos se a molécula possui algum carbono assimétrico ou quiral.

Um carbono assimétrico possui quatro ligantes diferentes entre si, como mostra o caso genérico abaixo:

G3
 G1 — C*— G2           Sendo que G1 ≠ G2 ≠ G3 ≠ G4
           G4

Exemplo:

H
 H3C
— C* — CH2 — CH2 — CH3
            CH2
            CH3

Veja que quando analisamos os ligantes, olhamos toda a estrutura complexa ligada ao átomo de carbono assimétrico e não somente os ligantes imediatos. Na estrutura acima, somente o carbono em preto é assimétrico, todos os outros carbonos possuem pelo menos dois ligantes iguais, sendo átomos de hidrogênio.

Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir, que significa mão. Quando colocamos uma de nossas mãos em frente ao espelho, a imagem reflete exatamente a mão oposta. Por exemplo, se colocarmos a mão esquerda, a imagem será a da mão direita e vice-versa. Isso mostra que as nossas mãos, que são assimétricas, são também exatamente a imagem especular uma da outra. Porém, se tentarmos colocar uma sobre a outra, veremos que elas não se sobrepõem.

Isso também ocorre com os isômeros da molécula que possui um carbono quiral. Esses isômeros, denominados de enantiômeros, são a imagem especular um do outro, mas eles não se sobrepõem. Veja a ilustração a seguir para entender melhor como isso acontece:

Os enantiômeros são como as mãos, são a imagem especular um do outro, mas não são sobreponíveis

Para você ver como isso não ocorre com uma molécula que não possui um carbono assimétrico, considere o caso a seguir:

As moléculas são de uma mesma substância, mas não são enantiômeros

Na primeira parte, em que as moléculas são colocadas como que em um espelho, pode parecer que se trata de enantiômeros, pois são a imagem especular uma da outra e parece que elas não se sobrepõem. Porém, um simples giro da molécula mostra que as duas estruturas não são enantiômeros, mas sim moléculas de uma mesma substância.

O carbono quiral possui todos os ligantes diferentes e seu isômero é exatamente a sua imagem especular
Capacidade de Formar Cadeias
Capacidade de Formar Cadeias, O que é Capacidade de Formar Cadeias, Como desenvolve a Capacidade de Formar Cadeias, Capacidade de Formar Cadeias carbônicas, Capacidade de Formar Cadeias de compostos orgânicos.
Características dos Compostos Orgânicos
Interações intermoleculares, massa molecular, temperaturas de fusão, temperatura de ebulição, compostos orgânicos, geometria de uma molécula, compostos inorgânicos, compostos orgânicos apolares, ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, Combustão, álcool dos automóveis, polaridade, eletronegatividade.
Exemplos de compostos considerados isômeros
Isômeros
Descubra o que são os isômeros e saiba como podemos classificar essas moléculas orgânicas.
O 1,2-dicloropropano é um exemplo de composto cíclico que realiza isomeria geométrica cis-trans e isomeria óptica
Isomeria em compostos cíclicos
Veja quais são os casos de isomeria em compostos cíclicos tanto na isomeria constitucional (plana) quanto na estereoisomeria (espacial).
O butan-2-ol é capaz de gerar apenas uma mistura racêmica
Mistura racêmica
Aprenda o que é uma mistura racêmica e descubra como determinar a quantidade desses isômeros opticamente inativos.
O ácido lático apresenta isômeros opticamente ativos
Isômeros opticamente ativos
Clique aqui e saiba o que são isômeros opticamente ativos, substâncias orgânicas capazes de polarizar e desviar o plano de luz. Conheça ainda os outros nomes desse grupo de moléculas orgânicas e descubra como elas atuam na polarização e no desvio do plano da luz para a direita ou para a esquerda.
O propanal é um exemplo de substância em que não identificamos um carbono quiral
Como identificar um carbono quiral
Clique aqui e aprenda macetes e regras importantes para identificar um carbono quiral tanto em cadeias fechadas quanto em cadeias abertas. Os exemplos que selecionamos para você vão auxiliá-lo na maneira correta de identificar os quatro ligantes de um carbono quiral, os quais são obrigatoriamente diferentes.
A glicose é um exemplo de composto do grupo das oses que está presente em uvas e em vários frutos.
Conceito e Nomenclatura das Oses
Conheça o que são as oses, também chamadas de monossacarídeos, quais são as regras de sua nomenclatura e como realizar a simplificação das suas fórmulas estruturais.
Para limpar as mãos sujas de graxa, utiliza-se a gasolina, pois ambas são substâncias orgânicas apolares
Solubilidade dos Compostos Orgânicos
Você sabe por que o etanol consegue se misturar tanto em água como em gasolina? Isso é explicado pelos fatores que determinam a solubilidade dos compostos orgânicos.
A borracha usada na fabricação de câmaras de ar de pneus recebe um teor de 1,5% a 5% de enxofre, no processo de vulcanização
Vulcanização da Borracha
Conheça o processo de vulcanização da borracha criado por Charles Goodyear e usado até hoje para deixar a borracha mais resistente.
Glicerol é um exemplo de molécula orgânica polar
Moléculas orgânicas polares e apolares
Entenda o que determina se as moléculas orgânicas serão polares ou apolares e como isso influencia suas propriedades físicas e químicas.