Whatsapp icon Whatsapp

Poliéster

O polímero poliéster é usado na produção de fibras têxteis
O polímero poliéster é usado na produção de fibras têxteis

Os poliésteres são polímeros de condensação ou de eliminação, ou seja, são macromoléculas resultantes da condensação entre moléculas com saída simultânea de um composto que não fará parte do polímero.

Como o próprio nome diz, o poliéster possui vários grupos ésteres, resultantes da reação entre ácidos carboxílicos e álcoois, com a saída de moléculas de água.  

É necessário que a quantidade de grupos carboxila que o ácido carboxílico tenha seja igual à quantidade de grupos hidroxila do álcool. Assim, um diácido reage com um diálcool e assim por diante.

A reação mais comum de formação de um poliéster ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e o etilenoglicol (1,2-etanodiol), originando o polímero denominado politereftalato de etileno, mais conhecido por polímero PET:

Reação de polimerização para a obtenção do PET

Essa reação se processa inúmeras vezes e produz um polímero que possui, no mínimo, 500 grupos ésteres. A principal utilização do polímero PET é na fabricação de garrafas plásticas para refrigerantes, sucos e água.

O seu símbolo de reciclagem é o número 1 no centro do símbolo de reciclagem (um triângulo formado por setas). Infelizmente, não são todas que são destinadas à reciclagem; 53% das garrafas PET produzidas no Brasil não são reaproveitadas. Se considerarmos que são produzidas cerca de 9 bilhões de unidades por ano, chegamos ao número alarmante de 4,7 bilhões de unidades que são jogadas na natureza, rios, lixões e lotes baldios, contaminando o solo, as águas e causando grande poluição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso se agrava se considerarmos que uma das principais propriedades desse polímero é a grande resistência térmica, mecânica e química, o que significa que ele permanece por muitos e muitos anos no meio ambiente.

A reciclagem do polímero PET pode levar à produção de tapetes, tecidos para jeans e penugem de bolas de tênis.

Símbolo de reciclagem do polímero PET

O polímero PET é também comercializado com o nome de dracon e pode ser usado para produzir filmes fotográficos, fitas de áudio, guarda-chuvas, embalagens, gabinetes de forno, varas de pescar, barracas de camping e engrenagens.

Quando o PET é misturado ao algodão, ele forma uma fibra sintética conhecida como tergal que é usada na produção de tecidos para roupas e maiôs.

Os poliésteres são utilizados na fabricaçaõ de fibras têxteis como o tergal

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Como se formam os polímeros?
Visão dos polímeros como peças de um quebra-cabeça.
O que é a Química Orgânica?
Química Orgânica, carbono, proteínas, lipídios,carboidratos, ácido tartárico, açúcar, glicose ,celulose,compostos orgânicos naturais,ácido cítrico, Friedrich Wohler, cianeto de amônio, sal inorgânico, uréia.
video icon
"Herbert Spencer" escrito em fundo roxo, ao lado da frase há uma imagem de Herbert Spencer
Sociologia
Herbert Spencer
Filósofo britânico, Herbert Spencer foi um dos maiores epígonos da formação da sociologia como ciência, baseando-se na aplicação de elementos do evolucionismo. Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?