2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Cadeias carbônicas e suas classificações

Cadeias carbônicas e suas classificações

Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos:
Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas. Essas cadeias podem ter além de átomos de carbono, átomos de outros elementos ligados. Esses átomos são denominados heteroátomos e se classificam de acordo com suas propriedades químicas comuns. Essas características recebem o nome de funções orgânicas, e são:

Funções nitrogenadas: contém o elemento nitrogênio ligado à cadeia - Aminas e amidas.

Função hidrogenada: o elemento hidrogênio se faz presente, são os chamados Hidrocarbonetos.

Funções halogenadas: os elementos da família dos halogênios são componentes da cadeia carbônica, e formam a classe dos Haletos orgânicos.

Funções oxigenadas: pertencem a essa função os aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, os derivados de ácidos, fenóis, álcoois, éteres, o oxigênio é componente dessa cadeia.

A  Propanona  pertence à classe de cetonas e é muito conhecida, principalmente entre as mulheres, é popularmente chamada de acetona. Ela é usada para remover esmalte de unhas e como solvente de tintas e vernizes.

Uma cadeia carbônica também pode se classificar de acordo com o tipo de ligação existente entre os átomos de carbono:

a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples. Essas ligações são denominadas sigma (σ).

b) Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡). Quando for dupla, uma das ligações é chamada sigma (σ) e a outra, pi (π). Na ligação tripla, há uma ligação sigma e duas do tipo pi.
A propanona remove esmalte de unhas.
A cetona de maior uso comercial é a acetona usada para retirar esmaltes de unhas
Cetona
Neste texto você encontrará a definição de cetona, bem como a sua classificação, nomenclatura, propriedades, fontes, formas de obtenção e aplicações.
O látex extraído da seringueira origina polímeros.
Polímero Natural
Polímeros de adição, Polímeros de condensação, polissacarídeos, proteínas, polimerização dos monossacarídeos, borracha natural, Seringueira, Látex, Vulcanização, borracha vulcanizada.
Os bambolês são constituídos de polietileno.
Descoberta dos polímeros
Descoberta dos polímeros, monômeros, polimerização, polímero da Segunda Guerra Mundial, isolante elétrico de radares militares, polietileno de baixa densidade, sacolas plásticas, polietileno de alta densidade.
Benzenossulfônico é o nome do ácido sulfônico presente nos detergentes
Nomenclatura de ácidos sulfônicos
Clique e conheça a regra estabelecida pela IUPAC para a nomenclatura de ácidos sulfônicos e aprenda a nomear esses compostos sulfurados!
O benzeno é um dos principais exemplos de substância com cadeia carbônica fechada
Classificação das cadeias carbônicas fechadas
Conheça a classificação das cadeias carbônicas fechadas, que pode levar em conta a presença de um núcleo benzênico, ligações pi ou heteroátomos.
Reações de eliminação
Aprenda o que são as reações de eliminação e quais seus tipos. Saiba qual é a importância desse processo e quais os produtos formados em cada reação.
Químicos e bioquímicos em laboratórios de todo o mundo estudam reações orgânicas que podem ser aplicadas industrialmente em larga escala
Reações Orgânicas
Saiba tudo sobre as reações orgânicas de substituição, de adição e de eliminação por meio dos artigos desta subseção.
O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.
Gás Metano
Gás metano, composto orgânico, alcanos, gás incolor, gás inodoro, fermentação anaeróbica, Alessandro Volta, gás dos pântanos, ausência de oxigênio, esgoto, gás natural, petróleo, xisto betuminoso, hulha, gás natural, efeito estufa, sistema climático.
Recipientes de plástico feitos de poliestireno
Poliestireno
Descubra a constituição, as aplicações, os problemas ambientais e os produtos feitos do poliestireno, cuja forma mais conhecida é o isopor.
Extração de látex de seringueira para obtenção da borracha natural
Borracha Natural
Conheça a constituição química e as fontes de obtenção da borracha, um polímero natural de adição.