2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Por que o grafite conduz a corrente elétrica e o diamante não?

Por que o grafite conduz a corrente elétrica e o diamante não?

O diamante e o grafite são variedades alotrópicas naturais do elemento químico carbono. Porém, esses dois materiais possuem características e propriedades distintas, conforme se pode ver na tabela a seguir:

Propriedades do grafite e do diamante

Observe que uma das diferenças mais destacadas entre o grafite e o diamante é o fato de o grafite conduzir corrente elétrica – e até ser usado como eletrodo em algumas reações de oxirredução, como em eletrólises – e o diamante não. Já no que diz respeito à condução térmica, ocorre o contrário.

Como eles podem ser tão diferentes se ambos são feitos somente de carbono? E o que explica o fato de o grafite conduzir corrente elétrica e o diamante não, sendo que ele conduz calor?

A resposta está no tipo de ligação existente entre os carbonos e no arranjo cristalino dos átomos no espaço.

No caso do grafite, os átomos de carbono formam anéis hexagonais contidos num mesmo espaço plano, formando lâminas que se mantêm juntas por forças de atração mútua. Essas lâminas se sobrepõem umas às outras, permitindo uma espécie de deslizamento ou deslocamento dos planos. Isso explica por que o grafite possui pouca dureza, pois essa propriedade facilita o desgaste do sólido. Em virtude dessa propriedade, o grafite é usado como lubrificante em engrenagens e rolamentos. Veja a seguir a sua estrutura:

Estrutura espacial do grafite

Observe os anéis hexagonais formados. Neles está a resposta de por que o grafite conduz eletricidade: nos anéis hexagonais existem duplas ligações, ou ligações pi (π), conjugadas, que permitem a migração dos elétrons. Além disso, os carbonos assumem uma hibridização sp2 (plana), formando, como já dito, folhas superpostas como "colmeias", isto é, que estão paralelas; e ligações em planos diferentes, que são mais fracas, permitindo a movimentação de elétrons entre os planos, ou seja, ocorre a transferência da eletricidade.

Já no caso do diamante, cada átomo de carbono está ligado a outros quatro átomos desse mesmo elemento químico, não contidos em um mesmo plano:

Estrutura espacial do diamante

Observe que o diamante não possui ligações duplas, mas os seus carbonos possuem hibridização sp3 (tetraédrica), portanto seus cristais são arranjos desses tetraedros, cuja conformação atômica dificulta o trânsito dos elétrons de modo linear e, portanto, torna o diamante um mau condutor de eletricidade.

Outro ponto é que, visto que o diamante tem uma estrutura com poucas falhas e muito bem "amarrada", por assim dizer, ele conduz a energia cinética – expressa pelo calor – com uma velocidade muito alta; por isso, ele é um bom condutor térmico e mau condutor elétrico.

O grafite conduz eletricidade em razão do arranjo espacial de seus átomos
Os pássaros tocam o fio em dois pontos, assim, não há diferença de potencial que faça surgir uma corrente elétrica
Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?
Você sabe por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos? Descubra como esses animais conseguem pousar em fio de alta-tensão sem sofrer danos.
Airbags à base de reações químicas.
Reações químicas presentes no airbag de automóveis
Como funcionam os airbags, reações químicas envolvidas nos airbags, o que são airbags, dispositivo indispensável nos veículos, proteção do motorista e passageiros, expansão do airbag, gás azoto, decomposição térmica da azida de sódio.
O que tem escondido nestas folhas?
Por que a urtiga queima a pele?
O que faz essa planta causar danos aos que a toca.
Como a tinta se fixa ao papel?
Composição de tintas
Clique e conheça as características dos elementos de composição das tintas!
O carbono é o elemento-base da Química Orgânica.
Carbono
Aprenda um pouco mais sobre o carbono e suas formas alotrópicas, onde é encontrado e suas aplicações no dia a dia.
Transformadores
Acesse e entenda o que são e como funcionam os transformadores. Aprenda também as fórmulas usadas para calcular a tensão e a corrente elétrica em transformadores.
Amônia artificial
Como produzir amônia de forma econômica.
Estudos recentes conseguiram sintetizar papel a partir do plástico
Papel de plástico
Clique aqui e entenda o que é a proposta do papel de plástico!
Seus olhos podem ser sua senha.
Biometria: tecnologia precisa
Tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos.
Qual a diferença entre anabolizante natural e sintético?
Uso de esteroides anabolizantes
Entenda como o uso de esteroides anabolizantes pode provocar danos à saúde!