Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Compostos Orgânicos
  5. Presença das aminas no cotidiano

Presença das aminas no cotidiano

As aminas são todos aqueles compostos que, teoricamente, são derivados do grupo NH3 (amônia) por meio da substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos alquila ou arila (radicais orgânicos alifáticos e aromáticos).

Essa função está presente em diversas substâncias usadas no cotidiano nos seres vivos. Veja algumas áreas em que as aminas se fazem presentes de forma significativa:

  • Produções industriais:

As aminas são largamente utilizadas em sínteses orgânicas diversas, na produção de certos tipos de sabões, na vulcanização da borracha (processo em que se adiciona enxofre à borracha natural para torná-la mais resistente e flexível) e na produção de sais de amônio, que são substâncias amaciantes usadas em condicionadores para cabelos.

Uma amina aromática importante é a benzenoamina ou fenilamina, que é a anilina, usada como corante de diversas tonalidades. Ele é obtido por meio da degradação do índigo, um corante azul escuro obtido da planta Indigofera anil. “Anilina” vem do nome dessa planta.

Fórmula de índigo, corante azul que dá origem à anilina

Corantes sintéticos de aminas também são usados pela indústria alimentícia em balas, sorvetes, doces etc. Eles são bem mais baratos e mais fáceis de obter do que os corantes naturais. Mas alguns desses podem ser tóxicos e causar problemas de saúde, principalmente em crianças, como a tartrazina (um corante amarelo).

Os corantes sintéticos são usados na indústria alimentícia

Além da produção de corantes, as aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de explosivos também.

  • Nos seres vivos:

As aminas aparecem nos seres vivos principalmente na forma de aminoácidos, um dos mais importantes grupos de moléculas para a vida. Os aminoácidos possuem o grupo amino e um grupo carboxila ligados à cadeia. São a partir deles que as proteínas são formadas.

Na decomposição de muitos animais as aminas estão presentes. Por exemplo, o cheiro desagradável característico do peixe podre se deve à trimetilamina:

H3C ? N ? CH3
             ?
            CH3

A trimetilamina é responsável pelo forte cheiro de peixe podre

Na decomposição de cadáveres humanos são produzidas as aminas abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 : 1,4-diamino-butano (putrescina)
?                                      ?
NH2                               NH2

CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 : 1,5-diamino-pentano (cadaverina)
?                                                    ?
NH2                                              NH2

  • Drogas e medicamentos:

Os alcaloides são aminas cíclicas com anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. Eles são de origem vegetal, mas também podem ser sintetizados em laboratório. Eles agem na defesa das plantas contra insetos.

Suas propriedades permitem que eles sejam usados como medicamentos. No entanto, visto que causam dependência química e psíquica devem ter prescrição e acompanhamento médico.

Veja os exemplos a seguir:

  • Nicotina: produzida na queima do cigarro, é a responsável pelo vício de fumar;
  • Cafeína: presente em várias bebidas como café, pó de guaraná e chá preto. É estimulante do sistema nervoso central;
  • Morfina: Extraída da papoula, é usada para aliviar dores intensas;
  • Cocaína: Extraída da folha de coca. Já foi usada em medicamentos e em bebidas, mas atualmente seu maior consumo é em drogas ilícitas que destroem a vida de inúmeras pessoas.

Exemplos de alcaloides (nicotina, cafeína, morfina e cocaína)

  • Anfetaminas: grupo de aminas capazes de ativar o sistema nervoso, diminuindo o apetite, a sensação de fadiga e gerando aumento de ânimo. São estimulantes energéticos. Seu uso pode levar a crises semelhantes à crise de esquizofrenia, com alucinações auditivas e dependência.
  • Antidepressivos: Um dos antidepressivos mais prescritos é o cloridrato de fluoxetina. A fluoxetina é uma amina que atua na recaptura da serotonina (hormônio do bem-estar e bom-humor).

Um uso positivo das aminas na medicina está sendo feito nos Estados Unidos, em que foi aprovada uma mistura de duas aminas (perfluordecalina e perfluortripropilamina (fluosol)) como substituto do sangue em cirurgias cardíacas.

A anilina (fenilamina) é um corante sintético muito importante
A anilina (fenilamina) é um corante sintético muito importante
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
As substâncias do “Boa noite, Cinderela” provocam muita sonolência.
Substâncias químicas do “Boa noite, Cinderela”
Acesse este link e conheça as substâncias que podem ser usadas no golpe “Boa noite, Cinderela”. Substâncias como alcaloides, que têm ação depressora no sistema nervoso central, quando misturadas em bebidas alcoólicas, formam uma droga usada, geralmente, para dopar pessoas e, assim, realizar assaltos ou crimes sexuais.
Ureia é a amida mais conhecida, pois participa da nutrição de animais e é excretada por nós, humanos.
Amidas
Clique aqui para saber mais sobre as amidas, funções nitrogenadas que apresentam em sua estrutura uma carbonila ligada a um nitrogênio. Veja aqui suas aplicações, nomenclatura, classificação, propriedades, grupo funcional, curiosidades e exemplos!
Representação dos átomos presentes na molécula de THC
THC: composição química do principal componente da maconha
Conheça a composição química do principal componente da maconha: o THC!
Nomenclatura de Éteres
Existem duas regras para nomear estes compostos, saiba quais!
Brinquedo de PVC: este material oferece riscos?
Ftalatos
Ftalatos, o que são ftalatos, ftlalatos são tóxicos, tereftalato, utilização dos tereftalatos, PVC flexível, poli cloreto de vinila, ácido ftálico, éster, anel benzeno ligado a dois ácidos ftálicos, cancerígeno e broxante.
O metanol é usado como combustível de aviões a jato e em certos carros de corrida e aeromodelos que funcionam com motores à explosão
Metanol
Neste texto você verá as principais propriedades, características, fontes de obtenção e aplicações do metanol.