Presença das aminas no cotidiano
As aminas são todos aqueles compostos que, teoricamente, são derivados do grupo NH3 (amônia) por meio da substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos alquila ou arila (radicais orgânicos alifáticos e aromáticos).
Essa função está presente em diversas substâncias usadas no cotidiano nos seres vivos. Veja algumas áreas em que as aminas se fazem presentes de forma significativa:
- Produções industriais:
As aminas são largamente utilizadas em sínteses orgânicas diversas, na produção de certos tipos de sabões, na vulcanização da borracha (processo em que se adiciona enxofre à borracha natural para torná-la mais resistente e flexível) e na produção de sais de amônio, que são substâncias amaciantes usadas em condicionadores para cabelos.
Uma amina aromática importante é a benzenoamina ou fenilamina, que é a anilina, usada como corante de diversas tonalidades. Ele é obtido por meio da degradação do índigo, um corante azul escuro obtido da planta Indigofera anil. “Anilina” vem do nome dessa planta.
Corantes sintéticos de aminas também são usados pela indústria alimentícia em balas, sorvetes, doces etc. Eles são bem mais baratos e mais fáceis de obter do que os corantes naturais. Mas alguns desses podem ser tóxicos e causar problemas de saúde, principalmente em crianças, como a tartrazina (um corante amarelo).
Além da produção de corantes, as aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de explosivos também.
- Nos seres vivos:
As aminas aparecem nos seres vivos principalmente na forma de aminoácidos, um dos mais importantes grupos de moléculas para a vida. Os aminoácidos possuem o grupo amino e um grupo carboxila ligados à cadeia. São a partir deles que as proteínas são formadas.
Na decomposição de muitos animais as aminas estão presentes. Por exemplo, o cheiro desagradável característico do peixe podre se deve à trimetilamina:
H3C ? N ? CH3
?
CH3
Na decomposição de cadáveres humanos são produzidas as aminas abaixo:
CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 : 1,4-diamino-butano (putrescina)
? ?
NH2 NH2
CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 : 1,5-diamino-pentano (cadaverina)
? ?
NH2 NH2
- Drogas e medicamentos:
Os alcaloides são aminas cíclicas com anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. Eles são de origem vegetal, mas também podem ser sintetizados em laboratório. Eles agem na defesa das plantas contra insetos.
Suas propriedades permitem que eles sejam usados como medicamentos. No entanto, visto que causam dependência química e psíquica devem ter prescrição e acompanhamento médico.
Veja os exemplos a seguir:
- Nicotina: produzida na queima do cigarro, é a responsável pelo vício de fumar;
- Cafeína: presente em várias bebidas como café, pó de guaraná e chá preto. É estimulante do sistema nervoso central;
- Morfina: Extraída da papoula, é usada para aliviar dores intensas;
- Cocaína: Extraída da folha de coca. Já foi usada em medicamentos e em bebidas, mas atualmente seu maior consumo é em drogas ilícitas que destroem a vida de inúmeras pessoas.
- Anfetaminas: grupo de aminas capazes de ativar o sistema nervoso, diminuindo o apetite, a sensação de fadiga e gerando aumento de ânimo. São estimulantes energéticos. Seu uso pode levar a crises semelhantes à crise de esquizofrenia, com alucinações auditivas e dependência.
- Antidepressivos: Um dos antidepressivos mais prescritos é o cloridrato de fluoxetina. A fluoxetina é uma amina que atua na recaptura da serotonina (hormônio do bem-estar e bom-humor).
Um uso positivo das aminas na medicina está sendo feito nos Estados Unidos, em que foi aprovada uma mistura de duas aminas (perfluordecalina e perfluortripropilamina (fluosol)) como substituto do sangue em cirurgias cardíacas.