Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Propriedades Coligativas
  5. Fatores que alteram a pressão de vapor de um líquido

Fatores que alteram a pressão de vapor de um líquido

No texto “Pressão de Vapor” foi mostrado que esse termo refere-se à pressão exercida pelo vapor sobre o líquido num recipiente fechado em determinada temperatura e que é chamada de pressão máxima de vapor quando essa pressão atinge seu ponto máximo e estabiliza-se no equilíbrio dinâmico entre as duas fases (vapor e líquido).

Mas, a pressão de vapor depende de dois fatores: a natureza do líquido e a temperatura. Veja cada um:

  • Natureza do líquido

Quando consideramos diversos líquidos diferentes, notamos que o mais volátil será o que tiver maior pressão de vapor. Por exemplo, digamos que há três recipientes abertos, sendo que no primeiro, temos água; no segundo, temos álcool (etanol); e no terceiro, temos éter (etoxietano), todos na mesma quantidade.

Esquema com líquidos diferentes (água, etanol e éter)

Depois de deixar um tempo em repouso, notaremos que o volume deles estará diferente: o volume da água será o maior e o do éter será o menor, o que significa que o éter evaporou mais, seguido do álcool e, por último, a água.

O éter é o líquido mais volátil dos três

Portanto, o éter é o composto mais volátil dos três. Se os recipientes estivessem fechados, os sistemas entrariam em equilíbrio dinâmico e o que apresentaria maior pressão de vapor seria o éter, enquanto que a água teria a menor pressão de vapor.

Gráfico de pressão de vapor do éter, água e etanol em relação à temperatura

Isso acontece porque para que uma molécula passe para o estado de vapor, ela precisa ganhar energia suficiente para romper suas ligações intermoleculares. Portanto, quanto mais intensa for a força intermolecular, mais difícil será para passar para o estado de vapor, menos volátil será o líquido e, consequentemente, sua pressão de vapor será menor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As interações intermoleculares realizadas entre as moléculas de água (ligações de hidrogênio) são mais fortes, seguidas da molécula de etanol e do etoxietano.

Além do tipo de interação intermolecular, a massa molar também influencia. Note abaixo que a massa molar da água é menor que a do álcool, que, por sua vez, é menor que a do éter. Assim, quanto maior a massa molar, maior será a energia que as moléculas precisarão para romper a inércia e as ligações intermoleculares e, assim, passarem para o vapor; ou seja, menos volátil será e com menor pressão de vapor.

Fórmulas estruturais da água, do etanol e do etoxietano

  • Temperatura:

Quanto maior a temperatura, mais energia terão as moléculas e mais fácil será para elas passarem para o estado de vapor, o que acarretará numa maior pressão de vapor.

Por exemplo, a 20ºC, a pressão de vapor da água é de 17,535 mmHg. Em 50ºC, essa pressão passa para 92,51mmHg e, em 100 ºC, atinge a pressão de 760mmHg. Note essa relação entre a temperatura e a pressão de vapor no esquema e no gráfico a seguir:

Modelo e gráfico de pressão de vapor da água em três temperaturas diferentes

Isso acontece com todos os líquidos. Portanto, quando um mesmo líquido é submetido a diferentes temperaturas, ele apresentará pressões de vapor diferentes.

É por isso que quanto mais quente o dia está, mais rápido será para a roupa que colocamos no varal secar, ou seja, a água evaporará mais depressa, sua pressão de vapor aumentará.

Cada líquido possui uma pressão de vapor diferente
Cada líquido possui uma pressão de vapor diferente
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Quando adicionamos açúcar na água que está fervendo, ela para de ferver. Isso é explicado pela ebulioscopia, uma propriedade coligativa
Propriedades Coligativas
Entenda o que caracteriza as propriedades coligativas, veja exemplos de cada uma delas e como calculá-las.
Por que choramos ao cortar cebola?
Por que choramos ao cortar cebola?
Descubra por que cortar cebola nos faz chorar e veja truques que realmente dão certo para evitar as lágrimas na cozinha.
Aparelho phmetro.
Você sabe o que significa pH ?
Potencial Hidrogeniônico, acidez, neutralidade, alcalinidade, concentração de íons de Hidrogênio, indicadores, substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução, papel tornassol, fenolftaleína, phmetro, potenciômetro, eletrodo.
Adicionar sal à água favorece a propriedade coligativa denominada de tonoscopia
Tonoscopia
Conheça as características da tonoscopia e aprenda como a pressão máxima de vapor de um solvente pode diminuir após a adição de um soluto não volátil.
Selo impresso na Holanda em homenagem a J. H. Van't Hoff, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1901 *
Fator de Van’t Hoff
Entenda o que é o fator de Van’t Hoff (i), como determiná-lo e qual é o seu papel nos aspectos quantitativos das propriedades coligativas.
Eletroquímica
Ela está presente em casa, no trabalho e nas horas de lazer.
A ordem da reação é dada pelos valores dos expoentes, que só podem ser determinados com precisão por meio de experimentos
Ordem de uma Reação
Entenda do que se trata a ordem de uma reação, que é determinada pelos expoentes (obtidos experimentalmente) das concentrações dos reagentes na lei da velocidade.
Detritos domésticos são lançados nas águas e, mesmo em pequenas quantidades (ppm), podem provocar poluição
Concentração de soluções químicas em ppm
Entenda o que é a concentração em ppm (partes por milhão), como realizar seu cálculo e confira exemplos do cotidiano que usam essa grandeza.