Whatsapp icon Whatsapp

Principais aldeídos no cotidiano

Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
O formol usado como conservante de cadáveres para estudo em laboratórios possui como principal constituinte o metanal, um aldeído
O formol usado como conservante de cadáveres para estudo em laboratórios possui como principal constituinte o metanal, um aldeído

Conforme explanado no texto Aldeídos, essa é uma função orgânica cujos compostos são caracterizados pela presença do grupo carbonila ligado a um hidrogênio:

Grupo funcional dos aldeídos
Grupo funcional dos aldeídos

Vamos agora falar dos principais aldeídos presentes em nosso cotidiano, que são usados pelas indústrias e que estão presentes em produtos que usamos e até em alimentos que consumimos.

O aldeído que possui maior aplicação prática é o metanal, também chamado de formaldeído ou ácido fórmico. Sua estrutura está representada a seguir:

Fórmula do metanal
Fórmula do metanal

Ele é o mais simples dos aldeídos, sendo um gás incolor em condições ambientes e de cheiro característico e irritante. Em solução aquosa a 40%, ele forma a solução conhecida como formol, cuja principal aplicação é na conservação de cadáveres ou de peças anatômicas em laboratório. Ele também é usado como desinfetante, na fabricação de plásticos, como a baquelite, em medicamentos, explosivos e o seu uso é permitido pela ANVISA em alguns cosméticos, como endurecedor de unha, com a porcentagem máxima de 5%, e também em cosméticos capilares, com o limite máximo de 2%, apenas com a função de conservante desses produtos, impedindo a proliferação de micro-organismos. Além disso, essa concentração em massa é feita em indústrias autorizadas e, no momento de sua fabricação, não pode ser adicionado mais formol ao produto depois de pronto.

Infelizmente, muitos utilizam o formol em porcentagens de cerca de 37% em escovas progressivas com o objetivo de alisar os cabelos. No entanto, esse procedimento é proibido por lei, pois pode levar até mesmo ao desenvolvimento de cânceres e à morte.

Para saber mais sobre outras utilizações do metanal, leia o texto Formaldeído.

O segundo aldeído mais utilizado no cotidiano é o etanal, também denominado de aldeído acético ou acetaldeído:

Fórmula do etanal
Fórmula do etanal

Esse aldeído pode apresentar-se na forma líquida ou gasosa, pois seu ponto de ebulição é igual a 21ºC. Por isso, seu estado físico dependerá da temperatura ambiente. O etanal é usado na síntese de compostos orgânicos, como no preparo de etanol, de ácido acético, do cloral, que é usado como hipnótico e que leva à formação do clorofórmio, que é um anestésico; e do inseticida DDT. Esse aldeído também é usado como redutor de sais de prata na fabricação de espelhos (reativo de Tollens) e na obtenção de resinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O metanal e o etanal são os aldeídos de menor massa molar, apresentando cheiro forte e desagradável. Mas à medida que a cadeia carbônica dos aldeídos vai aumentando, eles passam a ter cheiros e aromas agradáveis. Muitos aldeídos são usados em indústrias alimentícias, de corantes e de perfumes.

Um exemplo é a vanilina (3-metóxi-4-hidroxibenzenocarbaldeído) extraída da orquídea Vanilla planifolia, que é o composto ativo da essência de baunilha usada em doces, sorvetes, bolos, entre outros. Conforme se pode ver a seguir, na verdade, a sua fórmula é mista, possuindo, além do grupo funcional dos aldeídos, outros grupos funcionais:

A vanila é um aldeído extraído da orquídea Vanilla planifólia e é a essência de baunilha
A vanila é um aldeído extraído da orquídea Vanilla planifólia e é a essência de baunilha

A essência de amêndoas amargas possui também como constituinte principal um aldeído, o benzenocarbaldeído. Já o cinamaldeído, ou aldeído cinâmico, é o que confere o odor e o sabor característicos da canela obtida do tronco da caneleira, usada principalmente como condimento e aromatizante na culinária, como no arroz-doce. O óleo de canela também possui valor medicinal. Leia o texto Origem e composição da canela.

O aldeído cinâmico é o principal constituinte da canela
O aldeído cinâmico é o principal constituinte da canela

O benzaldeído é um último exemplo que vamos citar. Ele é usado em indústrias de corantes e de perfumes, bem como na preparação do ácido benzoico.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Aldeídos
Definição da função orgânica dos aldeídos, exemplos, principais propriedades e nomenclatura oficial e usual.
Formaldeído
Clique e conheça as características do formaldeído e suas principais utilizações.
Origem e composição da canela
Conheça algumas propriedades e utilizações da canela, uma das especiarias mais cobiçadas ao longo dos séculos.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Repartir em Partes Inversamente Proporcionais
Quando realizamos uma divisão em partes inversamente proporcionais estamos dividindo um número de maneira proporcional ao inverso de outros números dados. Nessa aula veremos como repartir em partes inversamente proporcionais utilizando a definição e posteriormente um macete.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?