Whatsapp icon Whatsapp

Raio iônico

O estudo do raio iônico abrange o aumento e a diminuição do tamanho de um átomo quando ele perde ou ganha elétrons.
O tamanho de um átomo é influenciado pela quantidade de prótons e elétrons existente na sua composição
O tamanho de um átomo é influenciado pela quantidade de prótons e elétrons existente na sua composição

Defini-se raio iônico como o tamanho de um íon. Os íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons e que, por essa razão, passam a ser chamados de cátions e ânions, respectivamente. Um cátion é representado por X+, enquanto o ânion é representado por X-. A perda e o ganho de elétrons influenciam de forma direta o tamanho de um átomo da seguinte forma:

  • Cátion (perda de elétron): a perda de um ou mais elétrons faz com que o número de prótons no núcleo fique maior do que o número de elétrons. Assim, o núcleo exerce uma maior atração nos níveis, diminuindo o tamanho do átomo. Veja uma comparação entre um átomo de Berílio (4Be) e um cátion do Berílio (4Be+2).

Comparação entre o raio de um átomo neutro do Berílio e de um cátion do Berílio
Comparação entre o raio de um átomo neutro do Berílio e de um cátion do Berílio

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ânion (ganho de elétron): o ganho de um ou mais elétrons faz com que o número de prótons no núcleo fique menor do que o número de elétrons. Como os elétrons apresentam a mesma carga e sua quantidade está maior, ocorre um aumento na repulsão entre essas partículas, fazendo com que o tamanho do átomo torne-se maior. Assim, a repulsão entre os elétrons supera a atração entre o núcleo e os níveis. Veja uma comparação entre um átomo de Boro (5B) e um ânion do Boro (5B-3).

Comparação entre o raio de um átomo neutro e um ânion, todos do elemento Boro
Comparação entre o raio de um átomo neutro e um ânion, todos do elemento Boro Título: Boro e ânion Boro

De forma geral, sempre vamos seguir a regra abaixo, baseada nas avaliações descritas acima:

Raio do átomo neutro > Cátion
Raio do átomo neutro < Ânion

Publicado por Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Raio Atômico e Iônico
Descubra como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando o átomo perde ou ganha elétrons, transformando-se em um íon.
Raio atômico: o tamanho do átomo
O raio atômico (r) é a metade da distância (d) entre dois núcleos de átomos vizinhos. Neste caso, considera-se o átomo como uma esfera.
Íons
Conheça mais sobre os íons, suas características, aplicações, formação e a relação que possui ligação iônica. Confira também alguns exercícios.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!