Raio iônico
Defini-se raio iônico como o tamanho de um íon. Os íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons e que, por essa razão, passam a ser chamados de cátions e ânions, respectivamente. Um cátion é representado por X+, enquanto o ânion é representado por X-. A perda e o ganho de elétrons influenciam de forma direta o tamanho de um átomo da seguinte forma:
-
Cátion (perda de elétron): a perda de um ou mais elétrons faz com que o número de prótons no núcleo fique maior do que o número de elétrons. Assim, o núcleo exerce uma maior atração nos níveis, diminuindo o tamanho do átomo. Veja uma comparação entre um átomo de Berílio (4Be) e um cátion do Berílio (4Be+2).
Comparação entre o raio de um átomo neutro do Berílio e de um cátion do Berílio
-
Ânion (ganho de elétron): o ganho de um ou mais elétrons faz com que o número de prótons no núcleo fique menor do que o número de elétrons. Como os elétrons apresentam a mesma carga e sua quantidade está maior, ocorre um aumento na repulsão entre essas partículas, fazendo com que o tamanho do átomo torne-se maior. Assim, a repulsão entre os elétrons supera a atração entre o núcleo e os níveis. Veja uma comparação entre um átomo de Boro (5B) e um ânion do Boro (5B-3).
Comparação entre o raio de um átomo neutro e um ânion, todos do elemento Boro Título: Boro e ânion Boro
De forma geral, sempre vamos seguir a regra abaixo, baseada nas avaliações descritas acima:
Raio do átomo neutro > Cátion
Raio do átomo neutro < Ânion