Whatsapp icon Whatsapp

Reação de Neutralização Total

Uma reação de neutralização total ocorre entre ácidos e bases
Uma reação de neutralização total ocorre entre ácidos e bases

O texto Conceito de ácido, base e sal pela teoria de Arrhenius mostrou que segundo a Teoria de Arrhenius, uma substância é considerada ácida quando ela libera em meio aquoso como único cátion o H+ e é considerada básica quando libera como único ânion o OH-. Portanto, quanto menor for o pH (potencial hidrogeniônico → pH = - log [H+]) da solução, maior será sua acidez.

Quando misturamos um ácido com uma base, os cátions H+ reagem com os ânions OH-, liberando água e neutralizando o meio. Se a quantidade de cátions e ânions for igual, essa neutralização será total.

O pH das soluções varia em valores que vão de 0,0 a 14,0. O pH da água pura é 7,0 e, dessa forma, dizemos que ela é neutra. Valores abaixo de 7,0 são soluções ácidas e acima de 7,0 correspondem a soluções básicas.

Na reação de neutralização total, o pH da solução fica igual a 7,0

Por exemplo, o limão possui ácido cítrico, cujo pH é de aproximadamente 3,0. Já o leite de magnésia é básico e seu pH é em torno de 10,0. Se formos adicionando o limão gota a gota no leite de magnésia, o valor do pH do suco de limão irá subir progressivamente, ou seja, ele estará sendo neutralizado. Chegará um momento em que todos os átomos de hidrogênios ionizáveis (H+) do ácido cítrico do limão estarão na mesma quantidade que os ânions hidróxidos (OH-). Nesse momento ocorre a neutralização total.

Além da água, quando reagimos um ácido e uma base, também é produzido um sal. De modo que se a reação de neutralização for total, será obtido um sal normal ou neutro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja uma dessas reações entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio:

HCl + NaOH → NaCl + H2O
Ácido    base          sal       água

Veja que essa foi uma reação de neutralização total, porque o ácido forneceu apenas um cátion H+ que foi neutralizado pelo único ânion OH- liberado pela base.

Abaixo, temos outra reação, agora entre o ácido nítrico (HNO3) e o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2). Observe que para cada molécula do ácido é produzido um cátion H+ e para cada molécula da base é produzido dois ânions OH-. Portanto, para que essa neutralização seja total, devem-se utilizar duas moléculas de HNO3 que produzirão dois cátions H+:

2 HNO3 + Mg(OH) 2 → Mg(NO3)2 + 2 H2O
     Ácido       base            sal neutro          água

Outro caso ocorre entre o ácido clorídrico e o hidróxido de alumínio. Precisaremos usar três moléculas de HCl que produzirão um cátion H+ cada uma (três no total), que serão neutralizados pelos três ânions OH- liberados por uma única molécula da base:

3 HCl + Al(OH) 3 → Al(Cl)3 + 3H2O
 Ácido         base      sal neutro       água

Leia também o texto Reação de Neutralização Parcial para complementar seus conhecimentos.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Gás Sulfídrico
Gás Sulfídrico, decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana, gás com cheiro de ovo podre, gás que afeta as mucosas respiratória e ocular, Ong Consciec Ambiental, solução aquosa de Acetato de Chumbo, Rio Tietê.
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.