Whatsapp icon Whatsapp

Gás Sulfídrico

O Rio Tietê exala gás Sulfídrico.
O Rio Tietê exala gás Sulfídrico.

A decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana dá origem a um gás com cheiro de ovo podre: o gás Sulfídrico (H2S), também chamado de Sulfeto de Hidrogênio. Os efeitos desse gás em nosso organismo são perigosos, ele afeta as mucosas respiratória e ocular provocando fortes irritações e compromete a saúde do indivíduo que tem contato com o gás. O gás sulfídrico só é formado na ausência de oxigênio, e pode ser encontrado em rios poluídos, estação de tratamento de esgoto, é resultante de processos de biodegradação.

Um teste bem prático pode ser aplicado com o intuito de detectar os níveis de gás Sulfídrico em um determinado ambiente poluído. A Ong Consciec Ambiental formulou um Kit composto por papel filtro e solução aquosa de acetato de chumbo. O teste é bem simples: é só mergulhar o papel filtro na solução de acetato de chumbo, de forma que fique bem umedecido. Expor este papel nas proximidades da região a ser analisada: se o papel tiver mudado da cor branca para uma cor escura (preta), pode-se dizer que o ambiente analisado está poluído por gás Sulfídrico.

Esse mesmo teste foi aplicado no Rio Tietê em São Paulo, e em apenas uma noite foi comprovado o alto teor de gás Sulfídrico, devido a coloração do papel ter passado de branca para preta, ou seja, o Rio Tietê prolifera gás Sulfídrico em grande quantidade.

A reação química presente no teste é a seguinte:

Pb (H3CCOO)2 (aq) + H2S (g) → PbS + 2 H3CCOOH (aq)

Observe a formação de Sulfeto de Chumbo na reação, a formação desse sal insolúvel é responsável pela mudança de cor no papel.

O gás Sulfídrico é útil nos laboratórios de química, é usado principalmente para identificar vários íons metálicos, como o chumbo (Pb2+), por exemplo.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
Estanho
Estanho, coloração do estanho, ligas metálicas produzidas a partir do estanho, Hematita, Cassiterita, manufatura de vidros opacos e vernizes, recipientes de aço blindados com estanho, Revestimentos de sais de estanho pulverizados sobre vidro.
Minerais no organismo
Clique para conhecer um espaço especificamente criado para o estudo dos minerais importantes para o organismo!
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.
video icon
Escrito"Radiação" sobre o símbolo que indica radiação.
Química
Radiação
É comum ligarmos a palavra radiação a algo nocivo, perigoso, mas será que funciona dessa maneira? A radiação está presente em boa parte do nosso cotidiano e nos auxilia em muitos processos, facilitando a vida. É a radiação, por exemplo, que nos possibilita assistir a TV, ouvir o rádio; também é ela que nos auxilia em tratamentos médicos. Vamos entender um pouquinho mais sobre a radiação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.