Whatsapp icon Whatsapp

Reações de Simples Troca

Bolhas de gás hidrogênio sendo liberadas numa reação de simples troca
Bolhas de gás hidrogênio sendo liberadas numa reação de simples troca

Uma reação de simples troca ocorre quando reagem uma substância simples (formada por um único tipo de elemento químico) e uma substância composta (formada por mais de um tipo de elemento), originando uma nova substância simples e outra composta.

Dizemos que a substancia simples “desloca” da substância composta uma nova substância simples. Por isso, ela também é chamada de reação de deslocamento.

Outro nome comumente dado para essas reações é de substituição, pois um tipo de elemento é substituído por outro na substância composta.

Genericamente, temos:

A + BC → AB + C   ou         A + BC → AC + B

Um exemplo desse tipo de reação inorgânica ocorre quando o ferro reage com alguma solução ácida, como uma solução aquosa de ácido clorídrico:

2 Fe(s) + 6 HCl(aq) → 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g)

Observe que nessa reação o ferro é a substância simples e o ácido clorídrico é a substância composta. O ferro perde três elétrons que são recebidos pelos íons hidrogênio do ácido, formando então uma nova substância simples (o gás hidrogênio – H2) e uma nova substância composta (o cloreto de ferro III- FeCl3).

Visto que nas reações de simples troca há também transferência de elétrons entre as substâncias, elas também correspondem a reações de oxirredução.

No entanto, a reação acima só ocorreu porque o ferro é mais reativo que o hidrogênio. Dessa forma, o metal (ou ametal) mais reativo precisa ser o que está na substância simples, que poderá então deslocar o outro metal (ou ametal) menos reativo que está na substância composta. Para verificarmos se a reação de simples troca realmente ocorrerá, temos que analisar a fila de reatividade dos metais e dos ametais, que são dadas abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fila de reatividade ou eletropositividade dos metais e ametais

Por exemplo, será que as reações abaixo ocorrem?

  • Zn + HCl → ?
  • P + HCl → ?
  • Cl2 + KI → ?
  • I2 + KCl → ?

Temos que:

  • Zn + HCl → ZnCl2 + H2

Pela fila de reatividade dos metais, vemos que o zinco é mais reativo que o hidrogênio, por isso a reação acima ocorrerá. Se colocarmos uma lâmina de zinco numa solução de acido clorídrico, veremos a formação de uma grande efervescência, que indica a liberação de gás hidrogênio.

A efervescência indica a ocorrência da reação de simples troca entre os pedaços de zinco e o ácido clorídrico, pois há a liberação de gás hidrogênio

  • Cu + HCl → Não ocorre.

O cobre é menos reativo que o hidrogênio, por isso, se colocarmos uma lâmina de cobre numa solução de ácido clorídrico, não acontecerá nada.

  • Cl2 + 2 KI → 2 KCl + I2

Essa reação ocorre, porque pela fila de reatividade dos ametais, notamos que o cloro é mais reativo que o iodo.

  • I2 + KCl → Não ocorre.

O iodo é menos reativo que o cloro, por isso, essa reação não acontece.

 

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação dos Sais
Entenda mais a respeito da classificação dos sais através deste texto.
Reações de Análise ou Decomposição
A reação que faz os airbags inflarem, que produz o bio-óleo como alternativa de combustível e muitas outras são de análise ou decomposição. Veja mais exemplos aqui.
Reações inorgânicas
Clique aqui e entenda o que são reações inorgânicas. Conheça seus tipos. Saiba como elas acontecem e onde podem ser observadas no cotidiano.
Sal por toda parte
Conheça vários sais e onde são aplicados.
Teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry e de Lewis
Conheça as teorias ácido-base de Arrhenius, de Brønsted-Lowry (protônica) e de Lewis (eletrônica).
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.