Reatividade dos metais com água e bases
Uma reação fácil de ser observada com a maioria dos metais é a que ocorre entre eles e os ácidos, liberando gás hidrogênio. Porém, alguns metais também têm a capacidade de reagir com água e com bases para formar esse gás. Vejamos como ocorrem essas reações e que metais são esses.
- Reação com água:
Os metais que reagem com água são os metais alcalinos, ou seja, os metais da família 1 da Tabela Periódica (Li, Na, K, Rb, Cs e Fr); também alguns metais alcalinoterrosos, pertencentes à família 2 (Ca, Sr, Ba e Ra); e outros metais, como o magnésio (Mg), o ferro (Fe) e o zinco (Zn).
Esses metais deslocam o hidrogênio da água e, além de produzirem gás hidrogênio, produzem também o hidróxido (base) correspondente. Um esquema genérico desse tipo de reação é mostrado abaixo, onde Me corresponde ao metal:
Me + H2O → Me(OH) + H2
Um exemplo dessa reatividade pode ser visto quando colocamos o sódio metálico (Na) em contato com a água. Ocorrerá uma reação muito violenta, pois o hidrogênio liberado entra em combustão ao entrar em contato com o oxigênio presente no ar. Se adicionarmos o indicador ácido-base fenolftaleína, veremos o aparecimento de uma coloração rósea, evidenciando a presença da base.
2 Na(s) + 2 H2O(l)→2 NaOH(aq) + H2(g)
- Reação com bases:
Os metais que reagem com bases são o alumínio (Al), o zinco (Zn), o chumbo (Pb) e o estanho (Sn).
Nessas reações, além do gás hidrogênio, eles produzem também sais que não são muito comuns. Veja alguns exemplos abaixo:
2 Al(s) + 2 NaOH(aq) + H2O → 2 NaAlO2(aq) + 3 H2(g)
metal base sal gás hidrogênio
aluminato de sódio
Zn(s) + 2 NaOH(aq) → 2 Na2ZnO2(aq) + H2(g)
metal base sal gás hidrogênio
zincato de sódio
* Autor da imagem: Tavoromann