Métodos especiais de separação de misturas heterogêneas
O que vamos apresentar aqui são métodos especiais que permitem separar as diferentes misturas em nosso cotidiano. Iremos abordar as misturas heterogêneas que são aquelas que contêm mais de uma fase, ou seja, seus ingredientes não se misturam, são imiscíveis.
Atente para os métodos seguintes:
1. Decantação: este processo permite separar um líquido misturado a um sólido. As misturas heterogêneas se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Depois que a parte sólida se depositou no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida em outro recipiente, separando-as.
2. Separação Magnética: método utilizado para separar materiais metálicos ferromagnéticos dos demais pela força de atração do ímã.
Qual destes procedimentos seria próprio para as misturas a seguir:
Mistura A: Aves cobertas com petróleo. É curioso apresentar aves como misturas, mas após acidentes marítimos por derramamento de petróleo, elas precisam ser tratadas assim. A ave se comporta então como uma fase da mistura e o petróleo a outra.
O método usado neste caso é o número 2: Separação Magnética, acompanhe o processo:
As aves recobertas com o líquido pegajoso (petróleo) são expostas à pulverização com limalha de ferro. A limalha se mistura então ao líquido e pode ser retirada com a ajuda de um imã. Como a limalha é ferromagnética, fica impregnada no imã e leva consigo toda a camada de petróleo que estava impregnada no pássaro.
Mistura B: Água impura. Constitui uma mistura heterogênea, de água e materiais orgânicos (impurezas). Como separar as partículas de sujeira que contaminam a água? O método mais indicado seria o número 1, a Decantação, uma vez que essas partículas são mais pesadas que a água.
O procedimento consiste em deixar a água em repouso em tanques, as impurezas se depositam no fundo. Esta é uma das etapas usadas nas Companhias de Saneamento para a obtenção de água potável.
Observando as duas metodologias e as situações descritas, podemos concluir que os métodos apresentados são muito úteis para o bem estar do homem e dos animais.
Veja mais!